segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Yamaha XT1200z Super Ténéré: A aventura começou

Poder “pegar estrada” e rodar quilômetros e mais quilômetros sobre duas rodas é o desejo de todo motociclista aventureiro. Poder fazer isso com potência, conforto e segurança de sobra pode ser ainda melhor. Esses são alguns requisitos cumpridos pela Yamaha XT 1200Z Super Ténéré, uma motocicleta potente com seu motor de 1200 cc e mais de 100 cv somada a um ótimo conjunto ciclístico e um design incrível, digno do consagrado nome Ténéré.

Além disso, a Yamaha XT 1200Z Super Ténéré esbanja tecnologia. Essa big trail possui um painel com um completo computador de bordo, sistema de freios ABS, controle de tração em dois níveis e dois módulos de pilotagem, Sport e Touring, tudo isso de série. Mas, será que vale a pena pagar R$ 61.000 nessa motocicleta? Confira abaixo nosso teste e tire suas próprias conclusões.

Aventureira
Extremamente robusto, seu motor bicilíndrico de exatos 1199 cc possui potência máxima de 110 cv a 7.250 rpm, garantindo boas respostas nas acelerações e retomadas de velocidade. Além disso, seu torque máximo de 11.6 kgf.m a 6.000 rpm proporciona força mais que o suficiente para encarar os diferentes obstáculos encontrados pelo caminho.

Suas rodas raiadas com aro de 19 polegadas na dianteira e aro de 17 polegadas na traseira, calçadas com pneus de uso misto, permitem o uso off-road e garantem a superação de diferentes obstáculos. Porém, não são adequados para ambientes muito enlameados e, apesar da ótima altura do banco que ainda pode ser regulado, seu peso de 261 kg em ordem de marcha também dificulta a pilotagem nessas condições.

Seu tanque de combustível possui uma capacidade de 23 litros, o que condiz com a sua proposta aventureira, mas seu consumo pode variar de 12 a 17 Km/L, dependendo tipo de terreno e do módulo de pilotagem escolhido.

Mantendo a ideia de moto para toda a prova, seu longo conjunto de suspensão, ambas dianteira e traseira, possuem 190 mm de curso e ajustes de pré-carga e retorno, que copiam muito bem as imperfeições dos diferentes terrenos dentro e fora de estrada. Para facilitar, a pré-carga da mola traseira pode ser modificada com apenas uma das mãos a partir de um simples ajuste localizado próximo o banco do piloto.

Tecnologia
A tecnologia embarcada na Yamaha XT 1200Z Super Ténéré é sensacional, essa moto possui um painel com um completo computador de bordo onde todas as informações podem ser claramente visualizadas como o consumo médio e instantâneo de combustível, temperatura do líquido refrigerante, temperatura de entrada de ar, odômetro, trip 1, trip 2 e tomada de 12 volts.

Mas os itens tecnológicos não param por aí, a Super Ténéré ainda possui sistema de freios ABS, controle de tração em dois níveis (1 e 2) com a opção de ser desligado e dois módulos de pilotagem (Sport e Touring), tudo isso de série.

A eficiência do conjunto de freios com sistema de frenagem unificado e ABS, logo é percebido em uma frenagem brusca. Porém, o sistema ABS não possui a opção de ser desligado, dificultando seu uso off-road.

Além de toda essa tecnologia, a Super Ténéré ainda conta com um grande diferencial, que é a sua transmissão final por eixo cardã. Esse tipo de transmissão ajuda a motocicleta a manter poucas vibrações e evita manutenções periódicas, bem diferente da transmissão por corrente.

Desfecho
Dotada de requintes tecnológicos, a Yamaha XT 1200Z Super Ténéré é uma big trail capaz de proporcionar grandes aventuras, principalmente devido a sua proposta on off Road. Além disso, essa motocicleta reúne o consagrado nome Ténéré a itens como potência e conforto, o que pode tornar uma viagem ainda melhor.

Com o preço público sugerido de R$ 61.000, a XT 1200Z Super Ténéré apresenta todos os requisitos para estar na disputa das big trails acima de 1000 cc. Agora cabe a você a escolha de ter ou não essa fantástica big trail na garagem da sua casa.


FICHA TÉCNICA
MOTOR Dois cilindros paralelos, DOHC, refrigeração líquida, 4 válvulas
CAPACIDADE 1.199 cm³
POTÊNCIA MÁXIMA 110 cv a 7.250 rpm
TORQUE MÁXIMO 11,6 kgf.m a 6.000 rpm
CÂMBIO 6 marchas
QUADRO Tipo espinha dorsal em tubos de aço
TRANSMISSÃO FINAL Eixo cardã
ALIMENTAÇÃO Injeção eletrônica de combustível
SUSPENSÃO DIANTEIRA Garfo telescópico invertido, com 190 mm de curso
SUSPENSÃO TRASEIRA Monoamortecida, com 190 mm de curso
FREIO DIANTEIRO Dois discos em forma de margarida com 310 mm de diâmetro
FREIO TRASEIRO Disco simples margarida de 282 mm de diâmetro
PNEUS 110/80-19 (diant.)/ 150/70-17 (tras.)
COMPRIMENTO 2.250 mm
LARGURA 980 mm
ALTURA 1.410 mm
ALTURA DO ASSENTO 845-870 mm
DISTÂNCIA ENTRE EIXOS 1.540 mm
TANQUE DE COMBUSTÍVEL 23 litros
PESO EM ORDEM DE MARCHA 261 kg
CORES Azul, Branca
PREÇO R$ 61.000
Fonte: Equipe MOTO.com.br

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