domingo, 18 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


FANATISMO RELIGIOSO CONTRA MINORIAS E GAYS: A CRISE COMEÇOU
Grande polêmica, de mexer com estruturas, está acontecendo em Manaus. Grupo de estudantes evangélicos, se nega a fazer trabalhos determinados por professores defensores dos direitos dos negros e homossexuais. Orientados por pastores e pais, os jovens protestam e não aceitam fazer pesquisas sobre minorias, sobre cultura afro-brasileira e sobre os grupos que envolvem a chamada diversidade sexual. O caso está envolvendo o Ministério Público, a Justiça, as igrejas evangélicas, pais e professores. Cada um radicalizando suas posições. Entre outras decisões, os estudantes se negaram a defender o projeto interdisciplinar sobre a ‘Preservação da Identidade Étnico-Cultural brasileira’ por entenderem que o trabalho faz apologia ao “satanismo e ao homossexualismo”, o contraria as crenças deles. A atitude que foi considerada um ato de intolerância étnica e religiosa. “Eles também se recusaram a ler obras como O Guarany, Macunaíma, Casa Grande Senzala, dizendo que os livros falavam sobre homossexualismo”, disse o professor Raimundo Cardoso, um dos que estão no centro do furacão.

Porta voz dos estudantes disse que toda a questão tem que ser avaliada pelo lado religioso. Alegam os alunos que os projetos envolvem religiões que eles não aceitam, como o candomblé e o espiritismo. E, mais que tudo, defendem, segundo os jovens evangélicos, a prática o homossexualismo. E assim vai se dividindo a sociedade. De um lado, defensores de minorias, cotas, discriminação por cor, raça, religião. De outro, fanáticos religiosos, que não aceitam a convivência democrática, a menos que ela se adapte às suas crenças. E isso é apenas a ponta do iceberg. Vêm muito mais conflitos por aí, país afora. Quem incentivou todas essas divisões, que resolva o problema, se é que ele ainda tem solução.
 
DUAS DECISÕES
A semana que vem pode ser decisiva em relação  à política rondoniense. A principal delas refere-se ao caso do deputado Natan Donadon, já condenado em várias instâncias e cujo último recurso está prestes a ser julgado. Se perder, terá que começar a cumprir uma pena de 13 anos de prisão. O outro envolve uma cadeira na Câmara Federal. Dá-se como certo o retorno de Lindomar Garçon. Sairia Marcos Rogério, do PDT, que ocupa a cadeira dele. Garçon deixou o mandato por erro de cálculo nos votos da sua coligação. Parece que o erro está sendo corrigido.

CASAL 20
Na mídia nacional, um casal tucano é considerado o mais bonito entre os políticos do país. Ele é Eduardo Leite, de 27 anos, prefeito eleito na gaúcha Pelotas. Fotos dele, sem camisa, tiveram milhares e milhares de acessos femininos nas redes sociais. Já a representante feminina é bem comportada e sempre está vestida com todos os cuidados que a missão política exige. É ninguém menos que Mariana Carvalho, a jovem rondoniense que é destaque na política abrasileira, segundo a revista Isto É. A dupla vai se conhecer em breve, num encontro nacional do PSDB.

ILUSTRE MIGRANTE
Recebemos, com todas as honras, outro importante brasileiro. Depois de Piauí, líder do PCC de São Paulo, responsável pela morte de vários policiais, nosso presídio federal foi brindado com a chegada de Marcinho PCC, maior ladrão de bancos do país. Líder do chamado “novo cangaço”, onde quadrilhas fortemente armadas atacaram pelo menos 50 bancos em pequenas cidades, Marcinho agia na Bahia, Goiás, Acre, Pará, Mato Grosso e várias outras regiões. Estamos abrigando a nata da nata do crime no país. Oremos, pois...

SALÁRIOS E 13º
A Assembleia apoiou e o Governo já tem recursos para pagar os salários de novembro e dezembro e o 13°do funcionalismo. Projeto aprovado, a pedido do Palácio Presidente Vargas, abriu crédito suplementar de mais de 92 milhões de reais. Com outros recursos existentes, muitos dos quais também apoiados pelo parlamento rondoniense, já estão garantidos os valores para encerrar 2012 com todos os salários em dia. Os servidores do Estado já podem ficar tranqüilos. Vão receber rigorosamente em dia, como tem ocorrido na última década.

TUDO PARADO
O último feriadão do ano terá cinco dias de total moleza. Dia 21 é a última sexta antes do Natal e, claro, para muita gente já será folga. Dias 22 e 23, sábado e domingo. Na segunda, dia 24, é véspera de Natal e, obviamente, ninguém trabalha. Terça é 25, Dia de Natal e feriado nacional. Cinco dias. O retorno ao trabalho seria só na quarta-feira, dia 26. Mas já dois dias depois, começa o feriadão de Ano Novo. É um dos anos com maior número de dias parados das últimas décadas.

SÓ UM LADO
É impressionante a preocupação de nossas maiores autoridades com as péssimas condições dos presídios. Da presidente da República, Dilma Rousseff; do seu ministro da Justiça aos ministros do Supremo; de deputados federais e senadores; de membros da OAB; do Ministério Público e do Judiciário, ouve-se discursos duríssimos contra as condições desumanas dos presídios. Na maioria dos casos, os protestos têm razão de ser. O único senão é que, NENHUMA dessas autoridades mostra indignação alguma com as vítimas dos criminosos que estão na cadeia.

PERGUNTINHA
É verdade que o fim do mundo, marcado para 21 de dezembro, foi transferido porque o Brasil não está preparado para receber um evento de tão grande porte?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário