domingo, 18 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


DEPOIS DA DERROTA, COMEÇA A DEPURAÇÃO NO PMDB
Os resquícios da péssima performance na eleição de Porto Velho, trouxe resultados imediatos e duros para o Diretório Municipal do partido. Embora não estejam usando essa terminologia, o que houve foi sim uma intervenção do Diretório Estadual, colocando no comando da sigla, ao menos provisoriamente, o advogado Leandro Low, muito próximo ao ex-senador e ex-ministro Almir Lando. Mas a decisão partiu mesmo foi do grupo liderado pelo presidente regional e presidente nacional da sigla, o ex-governador e atual senador Valdir Raupp (foto). O racha no partido, a decisão de antigos militantes (a grande maioria do chamado grupo dos sem voto) de indicar uma candidatura que não decolou; a imposição de alguns peeemedebistas em tomar as rédeas de decisões que afrontavam o desejo da maioria, enfim, uma série de erros e desvios de rota acabaram levando a decisão de tomar de assalto o diretório da Capital. Não se diga que a maioria dos atuais mandatários do partido, em Porto Velho, foram culpados. Não foram. Tanto que continuarão firmes, na sigla. Mas fala-se, nos bastidores, que pelo menos dois antigos membros do PMDB porto velhense vão sofrer as conseqüências: poderão ser expulsos nos próximos dias.

A intervenção se deu menos de um mês antes da eleição para o novo comando do Diretório. Ela estava marcada para o próximo dia 25 e não se sabe ainda se acontecerá mesmo. É provável que a intervenção perdure por pelo menos seis meses, até que o partido sofra uma depuração e comece a pensar em novas lideranças para Porto Velho. Raupp e seu grupo não brincam em serviço: consideram que a derrota na Capital, da forma como ocorreu, com resultado tão pífio, teve culpados. E eles serão apontados e punidos. Nos próximos dias, se saberá mais detalhes do affair.
 
SÓ ELA?
A pressão sobre a deputada Ana da 8 só cresce. Um grupo organizado (ainda não se sabe exatamente por quem, embora se suspeite), prometeu que vai fazer protestos todas as semanas, até que a parlamentar seja cassada. Ana se envolveu na Operação Termópilas e tem sido acusada de outros malfeitos. Mas só ela? E os outros? Embora a parlamentar tenha sim culpa no cartório, não é compreensível que os protestos sejam apenas contra ela, enquanto os rolos envolveram muito mais parlamentares. Que, para surpresa geral, são poupados dos protestos...

VIDA REAL
Dados trazidos pelo jurista Luiz Flávio Gomes, em reunião na OAB rondoniense, são de arrepiar. Em 30 anos, houve mais de 1 milhão e 200 mil homicídios no Brasil. Quase 25 vezes mais do que todos os americanos mortos em duas décadas na guerra do Vietnã. Luis Flavio, mesmo com esses números trágicos, não concorda que leis mais duras podem conter a criminalidade. É a velha teoria do irreal: quando a sociedade for justa, não haverá mais crimes. Mas, na vida real, sabe-se qual é a verdade. E não é a que defende Luiz Flávio e muitos outros juristas.   

OUTRA GREVE
Os policiais civis anunciam, para a primeira hora da manhã de segunda, greve geral no Estado, paralisando todas as ações da área da segurança nesse segmento. Querem melhorias salariais, mas, com a mesma intensidade, exigem melhores condições de trabalho. Delegacias caindo aos pedaços, algumas sequer com papel para registrar ocorrências e muitos outros problemas estão sendo colocados na linha de frente dos protestos. O governo ainda tenta negociar, para que a greve não inicie. Mas a coisa está feia...

CHANTAGEM?
O deputado federal Nilton Capixaba denuncia que as companhias aéreas Trip e Azul podem deixar de voar para Rondônia, se não tiverem grandes descontos no ICMS da querosene para seus aviões. Isso é uma vergonha. Empresas milionárias querem continuar tendo lucros exorbitantes sem pagar os tributos, que nós, pobres mortais, se não pagarmos, acabamos presos. Ora, se não têm competência, que não se estabeleça. E deixe o mercado para empresas sérias e que não ficam anunciando chantagens para não pagar impostos e pressionar os governos.

TARADO NA IGREJA
Mais um canalha safado está na cadeia. Um tal de Sérgio Galvão, passando-se por pastor evangélico, assediou sexualmente várias crianças, filhas de frequentadores de seus cultos, na cidade de Ariquemes. Denunciado pelas pequenas vítimas, o safado se mudou para Candeias do Jamary, onde se preparava para abrir outra igreja e começar, certamente, a atacara outras crianças. Foi descoberto e preso. As mães estão revoltadas. Mas, também não deixam de ter uma parcela de culpa, ao deixar seus filhos nas mãos de estranhos, apenas por crença religiosa.

CHEGANDO A HORA
A 45 dias da posse, Mauro Nazif anda se virando mais do que bolacha em boca de desdentado. Corre para todos os lados, buscando emendas parlamentares na Assembléia e no Congresso, ao mesmo tempo em que monta sua equipe de transição e a de governo. Terá grandes desafios pela frente, o prefeito eleito da Capital, já no dia seguinte à sua posse. Uma cidade com quase 500 mil habitantes exige soluções imediatas para seus problemas e, sem dúvida, vai cobrar de Nazif como cobra de Roberto Sobrinho. A partir do dia 1º de janeiro, acabou a paz de Nazif...

PERGUNTINHA
No final deste domingo, a torcida do Palmeiras já começará a comprar ingresso para os jogos da Segunda Divisão de 2013?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário