quarta-feira, 14 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


ATÉ ONDE JOSÉ DIRCEU VAI ATINGIR LULA COM O MENSALÃO? 
A já esperada condenação de José Dirceu, incluindo pelo menos um ano e meio atrás das grades, foi o mais duro golpe que o PT sofreu, desde sua fundação. Dirceu era o segundo homem na hierarquia partidária, ficando atrás apenas do líder maior, Luis Inácio Lula da Silva. Não fosse o escândalo do Mensalão ter estourado há sete anos, seria José Dirceu e não Dilma Rousseff quem estaria na Presidência. Era ele o amigo, o confidente, o parceiro, o orientador, o homem da cozinha de Lula. Quando criou o Mensalão (e o STF provou que a idéia, a criação e a execução foram dele mesmo), José Dirceu pecou por imaginar que o Brasil era o mesmo de décadas atrás. Já que os demais partidos e lideranças políticas de todos os níveis negociavam seus votos, aceitavam propinas, faziam mutretas sem se preocupar com a repercussão e muito menos com a Justiça, porque, certamente pensou ele, não fazer o mesmo? Deu no que deu. Ao comprar meia dúzia de corruptos, usando dinheiro público (aliás, como sempre foi utilizado no passado, embora nunca trazido à tona como agora), o segundo nome mais forte do PT nacional se enterrou e quase ajuda a enterrar seu partido.

Ninguém está dando bola para Marcos Valério, operador do Mensalão; ou para José Genoino, presidente nacional do partido, assim como para Delúbio Soares. O tubarão, o peixe espada gigante, o grande troféu foi José Dirceu. Ele mesmo, que criou as estratégias petistas e que foi professor de Lula em muitas coisas, a maioria delas, aliás, positivas e importantes para o país. Que Dirceu torça agora para que seu guru não seja tingido pelo escândalo. Ser íntimo de Lula, nesse momento, é um risco para Dirceu e para o próprio ex-Presidente, que, pelo menos até agora, ficou fora do maior escândalo dos últimos anos que o Brasil viveu e vive.

OLHO NA GRANA
O economista Waldemar Camata Júnior, em entrevista ao programa Candelária Debate (TV Candelária/Record), deu dicas importantes para que os rondonienses redobrem cuidados para não entrar numa ciranda de dívidas nesta reta final do ano e, ao mesmo tempo, não começar 2013 com a corda no pescoço. A mais importante delas: não comprometer mais que um terço da renda com dívidas. Passou disso, as famílias tendem a não poder cumprir mais seus compromissos e entram num buraco  sem fim. Portanto, olho na grana nestes tempos de festas de final de ano!

AÍ VEM ELES!
Atenção brasileiros que precisam cumprir as leis, que não recebem salário reclusão, que não têm benefícios tanto quanto os presos: está na hora de começar a reforçar a segurança em casa e dobrar os cuidados com a família. Em breve, virá o indulto de Natal, que coloca na rua milhares de bandidos, como se fossem gente boa. Nós, as vítimas, não temos ninguém ao nosso lado, enquanto eles têm cada vez mais defensores. Portanto, preparemo-nos para o pior.

DERRETENDO
Mais um acontecimento daquelas lamentáveis em Rolim de Moura, cidade que já foi destaque em Rondônia mas que, nos últimos anos, transformou-se num mote de gozação, pela sucessiva relação de incompetências que atingiram a população. Casas populares com paredes que podem ser arrancadas com os dedos; sinalização que permite entrar só numa direção; uma administração sob crítica da comunidade e, agora, mais um fato incrível. Ruas recém asfaltadas estão literalmente “derretendo”. O asfalto é tão ruim que não dura 24 horas. E ninguém vai 
preso...

DIVINDADE
Certamente há quem considere que qualquer ato dele seja abençoado, até porque vai na contramão da impunidade que campeia no Brasil. Mas o ministro Joaquim Barbosa, que no geral merece mesmo todos os aplausos, em algumas coisas anda exagerando. Mandar apreender passaportes de réus condenados só porque eles, réus, criticaram a decisão da Justiça, é punir duas vezes. E pior: é tirar o sagrado direito a opinião de quem quer que seja. Até de condenados. Joaquim é o cara, mas não é Deus. Pelo menos por enquanto...

TOMOU DORIL
Mais de um ano depois da explosão da Operação Termópilas, as investigações continuam, já estão saindo até sentenças de alguns dos envolvidos, mas um mistério continua. Onde andará o ex-deputado e ex-presidente da Assembleia, Valter Araújo, acusado de ser o comandante geral do esquema que desviou milhões de reais do dinheiro público? Ele chegou a ser preso, foi para o presídio de segurança máxima de Porto Velho, foi solto graças a um habeas corpus e, quando a Justiça mandou prendê-lo de novo, Valter tomou Doril. Sumiu. Não há qualquer pista para localizá-lo, até hoje.

SÓ BOATOS?
Por falar em Assembleia, a boataria corre solta em termos de conflitos entre o parlamento e o Governo. Até agora, pelo menos na vida real, nada aconteceu. Os deputados têm aprovado todos os projetos vindos do Palácio Presidente Vargas, que são de interesse do Estado. E o governador Confúcio Moura tem enviado emissários à ALE, para manter abertos canais de diálogo. Até pode acontecer algo mais complicado, mas afora a boataria, na prática não é o que está se vendo. Os dois poderes estão mesmo preocupados é com os interesses maiores de Rondônia.

PERGUNTINHA
Quantos milhões de reais a economia brasileira vai perder com mais um feriadão que começa amanhã e só termina na manhã de segunda-feira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário