sexta-feira, 9 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


MAIS UM CHEFÃO DO CRIME CHEGA PARA NOS VISITAR
Porto Velho recebeu ontem mais uma “visita ilustre”. Um dos principais líderes supremos, uma espécie de governador e comandante geral de uma das principais facções do Primeiro Comando da Capital (PCC), aquele que se transformou no partido político do crime organizado, chegou a Rondônia para uma temporada no nosso presídio de segurança máxima. Tal é sua autoridade, que ele veio num avião especial do Ministério da Justiça, acompanhado por vários policiais federais, até chegar à sua nova “casa”. E é casa mesmo, porque junto com ele e nas proximidades, chega a turma da pesada. Advogados, familiares, membros da quadrilha, vêm todos para cá, para ficar perto do chefão. Até porque é o próprio PCC quem financia todas as viagens dessa gente toda, que anda país afora. Eles acompanham os deslocamentos dos seus líderes pelos presídios federais, chamados de segurança máxima, em várias regiões do país. O PCC é hoje o maior grupo criminoso do Brasil e responsável por tráfico de drogas, assaltos, centenas de mortes, violência. Partiu do comando dele, a ordem para que fossem mortos policiais e agentes penitenciários em São Paulo. Só nesse quesito, o PCC já computa mais de 110 mortes nos dez meses de 2012.

Francisco Antonio Cesário da Silva, oi Piauí, parece um cidadão comum. Discreto, suas ordens são como um decreto lei. A diferença é que, se não forem cumpridas, coitado de quem falhou. Piauí é acusado, entre dezenas de outros crimes, de ter ordenado o assassinato de pelo menos seis policiais, quando comandava o tráfico na favela Paraisópolis, em São Paulo. Chegou a Porto Velho como grande personalidade. Vai ficar uma temporada por aqui. Tomara que o tempo voe e que também esse bandidão seja transferido logo para outro local. Já não agüentamos conviver tão perto de tantos criminosos brutais. Já chega os nossos...
 
NAZIF EM AÇÃO
Depois de um longo período de campanha, a eleição municipal parece ser coisa do passado. Pouco ouve-se falar no assunto e muito menos na movimentação do prefeito eleito Mauro Nazif, que tem trabalhado com descrição. Nazif está sim dando duro, fazendo reuniões, organizando sua futura equipe de governo e inclusive preparando algumas ações emergenciais para tão logo assumir o poder, no primeiro dia de janeiro do ano que já está chegando. Por enquanto, um dos assuntos que também estão na pauta, referem-se à futura Mesa Diretora da Câmara Municipal de Vereadores.

GRANA GARANTIDA
O Governo pediu e a Assembleia imediatamente aprovou mais uma suplementação de verba orçamentária. Dessa vez, por um motivo muito forte. Os 80 milhões de reais aprovados pelos deputados, servirão para garantir o pagamento de salários de novembro e dezembro e o 13° dos milhares de servidores públicos rondonienses. Mesmo com a crise e a queda na arrecadação, alegada pelo Governo, o remanejamento de verbas serviu exatamente para, desde agora, haver a garantia que o funcionalismo terminará 2012 com todos os seus salários em dia.

UM GRANDE SUSTO
Foi só um susto. Numa pequena propriedade na zona rural de Nova Brasilândia, o proprietário de da fazenda perdeu alguns animais e, preocupado, chamou as autoridades sanitárias, por suspeita de aftosa. A doença no gado rondoniense sumiu há bem mais de uma década e as campanhas de vacinação têm sido um grande sucesso, desde o governo Bianco, passando por Cassol, Cahulla e agora Confúcio Moura. Mas, de vez em quando, aparecem casos suspeitos.

FOI UM BOM TESTE
Imediatamente a propriedade em Nova Brasilândia, uma das cidades mais progressistas do Estado, foi isolada e vários especialistas estiveram no local, colhendo material para averiguar a suspeita. Todos os exames deram negativo. Tudo não passou de um susto. Nenhum dos animais tem a doença. Mas o evento serviu para testar a eficiência do isolamento de uma área em caso de suspeita de aftosa. Tudo funcionou direito.

MENORES DEGENERADOS
Há cada vez mais movimentação na sociedade para que menores criminosos respondam por seus atos. Os casos são cada vez mais terríveis. Em Ji-Paraná, por exemplo, dois crimes de assalto seguido de estupro foram esclarecidos pela polícia. Em ambos, duas quadrilhas de menores, os mais velhos com 15 anos e os mais novos com 14 anos. Um dos grupos estuprou uma anciã de 70 anos. Nenhum desses bandidos, desses degenerados, que ousaram atacar sexualmente uma velhinha, mostrando todo seu desrespeito e desprezo pela vida alheia, vai ficar na cadeia. Todos, aliás, em breve estarão nas ruas de novo...

A PF NÃO PÁRA
Em duas semanas, a Polícia Federal realizou três operações em Porto Velho. A primeira pegando gente envolvida com os precatórios, assunto que está inclusive na mídia nacional e que ainda vai longe. Depois, prendeu gente e fez apreensões de documentos de uma quadrilha envolvida com extração ilegal de ouro e lavagem de dinheiro. Ontem, mais uma. Dessa vez, a operação chamada de Metamorfose, prendeu 18 pessoas na Capital e em Candeias, por crime de fraude de cartões de crédito, roubados dos Correios. Qual será a próxima?

PERGUNTINHA
Expedito Júnior será candidato ao Governo ou ao Senado, em 2014, caso seja confirmado que ele estaria livre de problemas com a Justiça Eleitoral?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário