quarta-feira, 21 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


A OPÇÃO POR QUEM DEFENDE O MAL É DO ELEITOR BRASILEIRO
Dezenas de policiais mortos covardemente só em São Paulo e o ministro da Justiça diz que nosso maior problema é a péssima situação dos presídios. Dias Tóffoli, ministro do TST, diz que as celas são medievais. Não comentou, é claro, que de dentro das cadeias, saem as listas de mortes. Os comparsas nas ruas pagam suas dívidas com o crime organizado, dizimando homens e mulheres policiais. E o nosso ministro da Justiça alardeia que, se fosse condenado à uma prisão no seu país, preferiria morrer. O governo brasileiro e seus membros defendem que os bandidos presos sejam melhor tratados. Assassinos, matadores celerados, criminosos irrecuperáveis, são esses a grande preocupação das autoridades, da presidente da República ao seu ministro da Justiça; do Ministério Público, de parte do STF e da maioria dos juízes. Não o é a população refém da violência e da maldade. E ai do cidadão que se armar para se defender da crueldade. Se pego com uma arma que não esteja registrada, mesmo que para proteger a si e sua família, o pobre coitado terá que enfrentar a brutalidade da lei. Contra ele, gente do bem, a lei funciona muito bem...

De quem é a verdadeira culpa disso? Mesmo acuada, a maioria dos brasileiros prefere morrer em silêncio, ver seus filhos, pais, mães, irmãos serem trucidados, a reagir e mudar. A maioria silenciosa vai reelegendo sempre os mesmos, aqueles que priorizam não a vida das pessoas do bem, mas a de uma minoria do mal. Os que  defendem, por ideologia e crenças pessoais, só os direitos humanos dos bandidos. A verdadeira culpa, então, não seria da maioria dos eleitores, que mesmo sendo vítima de uma guerra civil, continua votando nos mesmos políticos, os que adoram discursar em defesa dos bandidos? Então, que não reclame. O eleitor não mudou porque não quis...
 
POLÊMICA DIVINA
Temas que envolvem crença religiosa sempre são muito polêmicos. Por isso, a gritaria de vários setores da sociedade contra decisão do Ministério Público Federal de São Paulo que mandou retirar das notas de reais a frase “Deus Seja Louvado”. Pela letra fria da lei, o MP está mais do que certo. O Estado é laico e não permite que se use expressões e imagens religiosas. Mas,m como colocar isso na cabeça de milhões de brasileiros que são religiosos, alguns bem fanáticos? E o questionamento: essa questão é mesmo uma prioridade?

MPF CONTRA LULA
O momento não está bom para o PT nacional. Depois do grande escândalo que envolveu nomes importantes do partido no caso do Mensalão, foi a vez do ex-presidente Lula ser processado. Num caso, aliás, que tinha como réu também o rondoniense e ex-ministro da Previdência, Amir Lando. O MPF pediu o bloqueio de bens de Lula na ordem de mais de 9 milhões e 500 mil reais, por improbidade administrativa. Tanto Lula quando Lando foram absolvidos. Lula até agora tinha sido poupado em ações judiciais, mas agora começou também a ser alvo delas. Pela primeira vez. Será a última?

PROTESTO JUSTO
Competente, policial dedicado à segurança pública, o coronel Ênedy Araújo, que hoje comanda a Polícia Militar em Ariquemes, têm história e moral para protestar contra o que está acontecendo em sua cidade. Ao falar à TV Candelária, ele reclamou que mais de 200 presos fugiram das cadeias de Ariquemes nesse ano. Que a PM prende os mesmos bandidos várias vezes. Ou eles fogem logo depois para praticar outros crimes ou são soltos por decisões judiciais. Para cometer outros crimes. Está certíssima o coronel Ênedy. Mas, quem o ouve?

BRINCANDO COM A MORTE
Não precisou muito tempo para a equipe de reportagem do jornal Estadão do Nortedescobrir, assistir e fotografar uma série de absurdos praticados por motoqueiros e motoristas irresponsáveis no nosso trânsito. Assim, com essa gente brincando com a morte pelas ruas e avenidas, incluindo alguns motoqueiros andando sem as mãos no guidão e transportando crianças sem capacete, não dá mesmo para acabar com o sangue que escorre pelas calçadas. Têm que tirar esse povo do trânsito. Já!

CIÊNCIA DOIDONA
No início dos anos 50, cientistas anunciam que faríamos contatos com extraterrestres até os anos 70. A cada duas décadas, aparecem gênios nos dando essa previsão, que jamais se realizou e, para quem não vive no  mundo da Lua (com o perdão do trocadilho), tende a nunca acontecer. Agora, o astrônomo americano Edwin Bergin diz que a vida extraterrestre está próxima a ser comprovada nas próximas duas décadas. Papo de cientista doidão, ficção científica ou alguma coisa a ver com a realidade?

TEMPO DE DECIDIR
O tempo voa para o prefeito eleito Mauro Nazif, de Porto Velho. Ele precisa tomar várias decisões antes da posse. O primeiro passo está sendo dando, com a equipe de transposição levantando as informações necessárias, entregues pelo atual governo municipal comandado por Roberto Sobrinho. Outra questão também é complexa e importante: influir ou não na decisão da escolha da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal. E, por fim, o pior dos desafios: montar uma equipe de governo competente e que agrade os aliados e a população. Enfim, a vida de Mauro Nazif não anda fácil.

PERGUNTINHA
Quantos dos chefões do crime que estão no Presídio de Segurança Máxima de Porto Velho comandam suas turmas que ficam aqui, no lado de fora?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário