terça-feira, 13 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


NO DIA SEGUINTE, NOSSOS POLÍTICOS SÓ PENSAM EM 2014
“A eleição municipal acabou num dia e a de 2014, para presidente e governadores, começou no outro bem cedinho. A campanha já está nas ruas, nos palácios, no Congresso e nos bastidores”. Exagero da conhecida jornalista e bloqueira Eliane Catanhêde, da Folha de São Paulo? Não. Num país que está dividido entre os que vivem da política e os que não vivem dela, a prioridade é sempre os interesses maiores de quem está no poder e dos querem tirar quem está nele,exatemente para tomá-lo. Dois anos antes da eleição de 2014, , parece que não temos alguns dos mais graves problemas da nossa história, como a guerra civil que inunda nosso país e nossos lares com a violência descontrolada. Não se ouve nem no Planalto, nem nas hostes governamentais nos Estados e muito menos no Congresso, debates, decisões firmes, leis poderosas para combater o crime e salvar as vidas da população trabalhadora. Ouve-se, sim, que a disputa eleitoral para 2014 já começou.

A centena de policiais mortos pelo crime organizado em São Paulo não está na agenda dos que serão candidatos daqui a dois anos. A crueldade dos menores assassinos, que já são responsáveis por mais de 10% dos crimes violentos no país, também não. O novo Código Penal, sugerido por notáveis, trata de temas periféricos, mas não mexe uma linha sequer no combate radical ao crime e à violência que se alastra como uma praga Brasil afora. A sociedade sofre numa guerra que só tende a piorar, mas nossa classe política tem coisa mais importante para resolver: quem será o Presidente em 2015? Lula ou Dilma? A oposição vai mesmo de Aécio Neves? Certamente os eleitores que sobreviverem à guerra civil vão decidir lá na frente. Enquanto isso, continuamos todos apavorados, já que nossos representantes só pensam em eleição. Cômico, não fosse trágico...

ENÉSIMA VEZ
Atenção comunidade de Guajará Mirim e de toda a região que dependem da BR 425 para se deslocar:o Dnit está anunciando, pela enésima vez, que abrirá nova concorrência para as obras da rodovia, que liga a BR 364 até a fronteira com a Bolívia. Tudo parou porque a empresa que ganhou a concorrência desistiu, como tem acontecido seguidamente em todo o país. Pode parecer apenas mais uma daqueles anúncios que nunca saem do papel, mas o Dnit diz, de boca cheia, que recomeçam os trabalhos de recuperação e restauração total da 425 em meados do ano que vem, tão logo termine a temporada de chuvas. Oremos, pois!

COMEÇA AGORA
Se não houver mudança de última hora, uma reunião nesta terça entre o prefeito Roberto Sobrinho e o prefeito eleito, Mauro Nazif, começa a oficializar a transição. A partir daí, as equipes designadas pelo eleito e a turma que está deixando o comando da Capital depois de oito anos, começarão o trabalho prático de transição. Sobrinho determinou que todas as informações sejam facilitadas aos que chegam para dirigir a cidade.

NOME NACIONAL
O ano termina com boas notícias para a jovem vereadora Mariana Carvalho. Ela não terá mandato no ano que vem, mas depois dos mais de 41.600 votos que fez na última eleição municipal, está sendo considerada como um dos novos nomes mais importantes do partido, em nível nacional. E com um grande futuro na política de seus estados e do país. Quem afirma isso são nomes famosos do tucanato. Texto sobre Mariana e vários outras caras novas do ninho tucano está na revista Isto É que circulou nesta final de semana.

FALTAM MUITOS
Quatro criminosos que assaltaram um banco na cidade de Marcelândia, no MT, foram mortos. Um ferido pela polícia logo depois do assalto, acabou morrendo na mata, por falta de atendimento médico. Os outros três, preferiram enfrentar a polícia a tiros e, claro, foram todos mortos. Enfim, uma quadrilha a menos de facínoras que infernizam nossa vida. Elogios merecidos à polícia de Rondônia e do Mato Grosso que trabalharam juntas e dizimaram a gangue. Tomara que o mesmo aconteça com outras, que continuam agindo no Estado e na região.

INVERSÃO ABSURDA
Corre o risco da sociedade rondoniense assistir, mais uma vez, a uma enorme injustiça e uma absurda inversão de valores. Estão para ser julgados mais de duas dezenas de agentes penitenciários, que em 2010, reagiram a uma tentativa de rebelião no presídio Urso Branco. Atacados por presos, os agentes reagiram e usaram balas de borracha para conter os presos. Por inacreditável que pareça, são os representantes da lei que estão sendo julgados. Parece incrível, mas infelizmente é verdade.

ANDOU PARA TRÁS
Tomara que o 1º de janeiro chegue logo, principalmente para a população de Rolim de Moura. A cidade foi assolada por uma administração muito ruim nestes quatro anos, quando o prefeito Tião Serraia, praticamente sem apoio nem do seu próprio partido, o PMDB, conseguiu piorar a cidade. César Cassol, eleito pela grande maioria dos eleitores, é a esperança de que Rolim volte aos eixos do crescimento, voltando a ser um destaque positivo no Estado. E apague da memória esse período em que só andou para trás.

PERGUNTINHA
Porque só o humorista Tiririca e mais 17 deputados compareceram a todas as sessões da Câmara Federal, enquanto a grande maioria dos nossos representantes estiveram ausentes? 
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário