sexta-feira, 23 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


 BARAK OBAMA DEVE MUITO PARA O RONDONIENSE AGAIR ALVES
Um advogado rondoniense, quase anônimo, tem uma história incrível para contar. Um email que ele mandou para poucos conhecidos nos Estados Unidos, acabou servindo como importante mote de campanha do presidente reeleito Barak Obama e, mais que isso, rendeu ao comitê democrata nada menos do que 19 milhões  e meio de dólares. É a mais pura verdade. Agair Alves de Araújo (foto), conhecido em alguns setores, incluindo a Assembléia Legislativa, enviou a um grupo de brasileiros que trabalha nos Estados Unidos uma mensagem de mobilização pró Barak Obama. Com belo texto, recheado de frases de efeito e temas religiosos, Agair Alves também pediu que os brasileiros contribuíssem financeiramente para a campanha do democrata, com pelo menos 5 dólares. O que ele não imaginava é que o texto (enviando em português e inglês), caísse nas redes sociais e fosse reenviado pela Microsoft a mais de 27 milhões de americanos. Como Obama ganhou a votação nas últimos dias, já que todas as pesquisas apontavam empate técnico, a carta do rondoniense pode sim ter influído decisivamente na eleição.

As provas Agair carrega consigo. Nela, estão várias cartas do próprio presidente Obama, agradecendo o apoio do rondoniense. E cartas da primeira dama, Michele. E do vice-presidente reeleito, Biden. Convidado de honra do casal Obama para visitar a Casa Branca e se hospedar na residência dele, em Chicago, Agair Alves de Araújo ainda receberá seu passaporte em casa. É considerado amigo do poder nos Estados Unidos. Anda por aqui, na sua cidade, quase como um desconhecido. Ao menos até agora. Nos próximos dias, seu rosto e sua voz estarão na mídia americana e brasileira. É um rondoniense que, com uma simples carta na internet, pode ter mudado a história da eleição americana. E a sua própria.
 
PRIMEIROS NOMES
A boataria corre solta, mas pelo menos três nomes são constantes e têm grandes chances de fazer parte da equipe principal de secretários do prefeito eleito de Porto Velho, Mauro Nazif. Um deles é o vereador eleito Doutor Macário, que comandaria a Secretaria da Saúde. O outro, de Jorge Elarrat, para a Secretaria Municipal de Educação. Ele foi o primeiro titular da Seduc no governo Confúcio Moura. O terceiro nome é uma surpresa. Ninguém menos que o candidato do PSOL à Prefeitura, o professor Aluízio Vidal. Ele teria sido convidado para assumir a Ação Social.

PRESSÃO ILEGAL?
O que estaria acontecendo num importante órgão da Prefeitura de Porto Velho, onde estão se acumulando processos? Não há qualquer informação oficial, mas ouve-se pelos bastidores que um grupo importante de assessores do município estaria ameaçando não liberar pagamentos, caso não recebesse aumento considerável de salário ainda na atual administração. E aumentos claramente inconstitucionais...

NÃO PODE SER VERDADE!
Se houver um só pingo de verdade – o que não se acredita e não se espera de servidores públicos responsáveis – seria uma tentativa de chantagem inominável de forçar um reajuste ilegal e uma tentativa de ludibriar também o futuro prefeito Mauro Nazifr, que assume daqui a menos de 40 dias. Será que haveria mesmo tal movimento com a tentativa de parar a cidade? Em breve saberemos se tudo não passa de boataria ou se há mesmo algum fundo de verdade nesta triste história.

EXPLICAÇÃO LÓGICA?
Espetacular, inacreditável! A ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, disse que o mau tratamento aos presidiários é uma das maiores causas da violência fora das cadeias. Traduzindo a triste afirmação da ministra: os criminosos de dentro da cadeia apenas reagem às agressões que sofrem nos presídios, mandando atacar e cometer crimes fora das prisões. Fosse num país sério, a declaração absurda obrigaria o governo a mandar dona Maria do Rosário procurar a sua turma e cair fora. Mas como aqui é o Brasil...

FINANÇAS E POLÍTICA
A semana termina com problemas financeiros e políticos para o Estado. O governador Confúcio Moura está numa dura luta para conseguir pagar os servidores em dia, na reta final do ano. E cumprir o máximo de pagamentos possível aos fornecedores. A Assembleia, nessa batalha, tem sido parceira. Já na relação política, os dois poderes estão à beira de um ataque de nervos. O presidente da ALE, deputado José Hermínio Coelho, fez essa semana um duríssimo discurso em relação à administração estadual. E ele não foi voz isolada. A crise política, portanto, está longe de ser superada.

ÔNIBUS PROBLEMÁTICOS
Os prefeitos eleitos ou reeleitos nas grandes cidades podem ter anunciado soluções para muitos problemas. Mas há um deles, enorme e que se arrasta há anos, onde não há saída. Mesmo com serviços ruins e tarifas cada vez mais altas, o sistema de transporte coletivo só piora no país inteiro e é mantida nas mesmas mãos. Em Porto Velho, Mauro Nazif prometeu meter o dedo na cumbuca, como o tinha prometido Roberto Sobrinho e antes dele Carlinhos Camurça e Chiquilito. Só para se ter idéia, em Brasília não há concorrência pública para novas empresas de ônibus desde que a cidade foi inaugurada, em 1961. Há mais de meio século.

PERGUNTINHA
Com o volume de dinheiro que entrará no mercado nesta reta final de ano, o comércio vai terminar 2012 festejando novos recordes de venda?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires
 
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário