terça-feira, 20 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


MAIS DE 45 MIL TÊM VEÍCULO, MAS ANDAM SEM HABILITAÇÃO
O petista Cláudio Carvalho (foto), que assume em janeiro a vaga do prefeito eleito de Ji-Paraná, Jesualdo Pires, tem uma história de vida incrível e muitas histórias para contar. Veio para Porto Velho, do Ceará, nos anos 80, apenas com uma mala de madeira. Tornou-se sindicalista e galgou vários postos na política, como vereador da Capital e, agora, como deputado estadual. Claudio sempre sonhou em ser advogado e concretizou o seu sonho recentemente. Depois de ter sido duas vezes secretário de Trânsito de Porto Velho, seu trabalho de conclusão do curso de Direito foi exatamente sobre os acidentes de trânsito e suas conseqüências. Um dos dados mais assustadores que o vereador-deputado apresentou vai deixar de cabelos em pé boa parte dos rondonienses que tiverem acesso a essa informação. Nada menos do que 48% dos condutores de veículos que trocaram suas bicicletas por carros ou motos,  na Capital não têm carteira de habilitação. Isso mesmo. Ou seja, de cerca de 90 mil que tinham bicicletas e trocaram de veículos, pelos menos 45 mil andam pelas ruas sem sequer estarem habilitados.

Quando Claudio assumiu a primeira vez a Semtran, em 2005,  Porto Velho tinha 65 mil veículos e 160 mil bicicletas. Hoje tudo mudou. São mais de 220 mil veículos, entre carros, caminhões, vans e motos e perto de 70 mil bicicletas. Milhares tiveram acesso à compra de seu carro ou moto, mas sequer freqüentaram as auto escolas. Certamente está ai uma das mais claras explicações do porque de tantos acidentes, inclusive em locais em que, normalmente, jamais ocorreria nenhuma colisão, nenhum ferido, nenhum morto. Dirigir qualquer veículo sem habilitação é crime grave. É quase uma tentativa de homicídio. Ou de suicídio. Mesmo assim, mais de 45 mil porto velhenses andam assim no nosso trânsito doido. Então, compreende-se porque as tragédias se sucedem diariamente em nossas ruas.
 
PACTO PELA PAZ
Outra questão envolvendo Cláudio Carvalho: ele é parente do presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho  e ambos, politicamente, viveram durante anos em rota de colisão. O clima entre os dois era dos piores. Mas nada como o tempo para aplacar dores e rancores e nada como dois personagens que colocam os interesses da coletividade acima dos seus. Hermínio e Cláudio já conversaram, trocaram idéias e garantiram que o relacionamento entre os dois, na ALE, será sempre de respeito mútuo. Certamente a decisão madura é positiva para as duas lideranças políticas e, mais que tudo, para a população.

POSSE HOJE?
Se não houver mudança de última hora ou algum problema inesperado, poderá ser nesta terça a posse de Williames Pimentel como novo secretário de saúde do Estado. O atual secretário, Gilvan Ramos, pessoa da mais alta confiança do governador Confúcio Moura, vai tirar uns dias de férias e depois retornará à equipe da saúde, mas como apoio principalmente na área financeira e de fiscalização de convênios. Pimentel chega com um longo currículo de ações de sucesso na saúde da Capital e na Funasa, em nível nacional e é uma esperança para que a saúde estadual melhore.

FESTA DO SESI
Com direito a todas as comemorações possíveis, o SESI fez festa para os 40 anos de instalação em Rondônia. O presidente da Federação das Indústrias do Estado, Dênis Baú, sintetizou o espírito da festa: “o SESI RO chega com vigor renovado aos 40 para desempenhar seu papel e cumprir a missão de trabalhar e contribuir para o crescimento do estado, principalmente na promoção da melhoria da qualidade da saúde, do lazer e da educação e o fortalecimento da indústria rondoniense”.

A VOLTA DO ZUMBI
A Aliança Renovadora Nacional (ARENA), entrou para a história do país como sustentáculo da ditadura militar, apoiadora de todas as nefastas ações da direita virulenta; representante do que de pior nosso momento histórico recente registrou. Há muitos anos, estava morta e sepultada, felizmente. Mas agora, graças a um grupo de desvairados, volta da tumba para assombrar os brasileiros. A ARENA está sendo criada novamente, como partido político. Vade retro, Satanás!

“VOU PAGAR”
“Devo, não nego e vou pagar tudo”. A frase é do governador Confúcio Moura, ao ser questionado sobre atrasos de pagamentos a fornecedores, causado pela queda da arrecadação e falta de dinheiro. Confúcio diz que seu governo está fazendo um grande esforço para diminuir custos e superar o mais breve possível a crise, que começou forte com a perda de quase 400 milhões de reais do Fundo de Participação dos Estados (FPE). Ele garante, contudo, que na medida em que houver recuperação das finanças, todas as dívidas serão honradas. Todos esperam que isso ocorra logo.

ROSEANA CHOROU
Governadores e Prefeitos pedem socorro à Brasília, por causa da crise financeira que se abateu com toda a força sobre eles. Ainda mais depois que a União decidiu fazer bondades com o dinheiro alheio, tirando milhões e milhões de reais da arrecadação para os cofres estaduais e das administrações nas comunidades. Uma política experiente, a governadora do Maranhã, Roseana Sarney, chegou a chorar numa reunião recente com membros do governo Dilma Roussefff. “Não suporto ser chamada de governadora caloteira”, protestou ela, que não consegue cumprir os compromissos financeiros do Estado.

PERGUNTAR
Qual a próxima notícia ruim sobre a incompetência da administração municipal que a comunidade de Rolim de Moura terá ainda antes do final do ano?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário