domingo, 25 de novembro de 2012

10 coisas que não devem bloquear sua inspiração

Se você deseja criar - seja uma história, um poema ou qualquer outra coisa - confira algumas dicas para que sua inspiração não seja bloqueada

Escrever é algo maravilhoso. O escritor e filósofo alemão Goethe disse certa vez que "uma palavra escrita é semelhante a uma pérola". Valorizar o hábito da escrita e, portanto, um prazer e beneficio imensos. Se você deseja escrever a história mais importante de todas (a sua!), veja algumas dicas para que sua inspiração não seja bloqueada.
  1. As ferramentas erradas -  Todos são fascinados pelas ferramentas utilizadas por grandes artistas, como roupas de Elvis, guitarras de Jimi Hendrix, máquinas de escrever de Ernest Hemingway ou Agatha Cristie e assim por diante. Mas a verdade é que você não deve deixar esse tipo de artefato bloquear a sua inspiração. Se tiver alguma ideia extraordinária, não espere papel e caneta apropriados para escrevê-los, utilize o que tiver nas mãos para registrá-la, afinal, não são as ferramentas que fazem o escritor, é o que ele escreve.
  2. Uma primeira frase horrível - Acredite ou não, uma primeira frase horrível pode ser um presente dos céus. Significa que as próximas se tornaram cada vez melhores.
  3. Críticas negativas de outras pessoas - Se você está escrevendo sua história e tem medo de ofender algum familiar, não deixe isso bloquear sua inspiração. Escreva com bravura e honestidade, nem que seja apenas para você mesmo. Quando as grandes questões chegarem à superfície, foque-se apenas no ato de escrever, uma palavra após a outra.
  4. Sua idade - Tenha você 14 ou 55 anos, não deixe que sua idade bloqueie a escrita. A visão que você tem é única. "Não se esqueça: ninguém mais vê o mundo da maneira como você vê, então ninguém mais pode contar as histórias que você tem para contar", Charles de Lint.
  5. O medo de que nunca irá terminar - Ficar preso em um capítulo de sua história não é algo fora da normalidade, nem quer dizer que você é um péssimo escritor. O segredo é não atropelar os pequenos passos que cada um deve dar para alcançar grandes objetivos. 
  6. Sua própria imaginação -  Grandes bloqueios mentais podem ocorrer por conta de sua imaginação. Um barulho na casa que não para de incomodar, mas na realidade é apenas um grilo, uma voz interior que não para de dizer que seus textos estão horríveis e não passam de piada, por exemplo.
  7. Tarefas urgentes -  Sua mente estará sempre puxando atenção para tarefas "urgentes" que te esperam no outro lado da escrivaninha. Uma louça suja na pia, uma conta a pagar, uma consulta médica, ou outras atividades que, na realidade, não tem tanta prioridade quando a sua inspiração.
  8. Falta de tempo - Há diversos exemplos que mostram como a falta de tempo não deve ser uma desculpa para parar de escrever. A autora Alice Munro, por exemplo, publicou sua primeira obra aos 40 anos, depois de 20 anos de escrita. Alice aproveita as horas em que seus três filhos estavam dormindo ou ocupados para conseguir escrever. O jornalista Graham Greene ficou famoso por escrever 500 palavras por dia, menos de duas páginas, e parar até mesmo se estivesse no meio de uma frase. Se você utilizar essa meta e escrever 500 palavras por dia durante um ano, terá 130 mil palavras, o que significa por volta de 500 páginas de livro.
  9. Rejeições editoriais - É possível que você trabalhe muito por um bom tempo em sua obra e que, ao concluí-la. Se isso ocorrer, há inúmeras opções de auto-publicação, como e-books ou  impressos tradicionalmente. 
  10. A ideia de que alguém contaria melhor - Para reforçar a dica, iremos repetir a frase de Charles de Lint, "não se esqueça - ninguém mais vê o mundo de maneira como você vê, então ninguém mais pode contar as histórias que você tem para contar". É muito fácil cair na armadilha de pensar que alguém já escreveu algo similar do que o seu material e, pior, fez isso muito melhor. Mas ninguém no mundo vivenciou as mesmas experiências que você para contá-las como você conta. Escreva a história que você gostaria de ler como leitor e pare de se preocupar com outros escritores.
Não se esqueça: ninguém mais vê o mundo da maneira como você vê. Então, ninguém mais pode contar histórias que você tem para contar

Fonte: Universia Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário