sábado, 10 de novembro de 2012

Faça do sexo o seu exercício

Sexo previne doenças cardíacas e melhora o humor. Não fosse o bastante, a cópula também renova o aspecto físico, especialmente da pele. O que a ciência vem descobrindo é que transar traz, ainda os benefícios de uma atividade física programada. Com a vantagem de que não dá preguiça praticá-lo ao menos três vezes por semana.

Uma pesquisa do New England Research Institute, que acompanhou um grupo de homens entre 40 e 70 anos, durante 16 anos, concluiu que os que fazem sexo duas vezes na semana diminuem em 50% a chance de sofrer um ataque cardíaco. Outro estudo recente mostrou que homens que atingem três ou mais orgasmos por semana são muito menos propensos a ter um ataque do coração - embora os pesquisadores não sabiam claramente por que isso acontece. Como clínico e cardiologista, recomendo sexo a todo paciente, salvo em casos muito específicos. O sexo é uma atividade aeróbica e anaeróbica ao mesmo tempo: além de queimar calorias (aproximadamente 100 por relação), desenvolve os músculos. Nunca é bastante lembrar que a intimidade sexual não melhora apenas o corpo mas também a mente. A excitação sexual promove a liberdade de endorfina, como qualquer atividade física. Por isso proporciona bem-estar e ativa o humor. Também está provado que o sexo diminui a produção do hormônio do estresse, conhecida como cortisol.

E como retornar as transas após um problema cardíaco? Pela minha experiência, sei que é possível desfrutar de uma vida sexual feliz e saudável após um infarto. Na verdade, o sexo é uma grande ajuda na reabilitação da velha máquina. No entanto, é normal sentir-se ansioso nessa hora. Algumas dicas: evite transar após uma refeição pesada ou após consumir álcool em excesso, encontre uma posição confortável e peça à sua parceira para assumir um papel mais ativo. Com o tempo, você vai recuperando a confiança.

Insisto tanto na prática sexual porque, tal como a falta de exercícios físicos, a falta de sexo faz mal à saúde. Quem reprime o desejo pode ter doenças psicossomáticas. Alguns estudos chegam a relacionar sexo regular com a prevenção de certos tipos de câncer, alegando, por exemplo, que o estímulo manual nos seios femininos impulsona a produção de um hormônio que ajuda a prevenir o câncer de mama.

Só não se esqueça de usar proteção. Se você tem várias parceiras, preservativos é essencial. Sempre. É, como diz a canção de Cole Porter vertida para o português por Carlos Rennó: "Façamos, vamos amar".
Fonte: Sérgio Timerman - Diretor da Escola de Ciências da Saúde e Medicina na Universidade Anhembi Morumbi.


Nenhum comentário:

Postar um comentário