quinta-feira, 22 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


PIMENTEL ASSUME PARA ENFRENTAR SEU MAIOR DESAFIO
Começa nesta quinta outro capítulo importante na história da saúde pública em Rondônia. Experiente, competente, conhecedor dos meandros de um setor que é nevrálgico em qualquer governo, o rondoniense da gema Wiliames Pimentel (foto), assume a Sesau, após longa jornada de avanços na saúde municipal em Porto Velho, que comandou por vários anos. E onde conseguiu resolver a maioria dos graves problemas do setor. Pimentel também teve atuação destacada em nível nacional, na Funasa, levando para várias regiões do país, seu profundo conhecimento na área. Quase assumiu a saúde estadual meses atrás, mas as conversações não avançaram. Dessa vez, prestes a deixar a Prefeitura, com o fim do mandato do seu amigo Roberto Sobrinho, Pimentel aceitou o chamado. Sabe que não é um prêmioe, mas um complexo e enorme desafio. Precisará de aliados fortes, dentro e fora da Sesau. E terá que dizer muitos nãos, além de redobrar os cuidados com os gastos na saúde, porque, embora prioritária, ela é tratada pela legislação com os mesmos critérios de áreas que precisam comprar parafusos, por exemplo e não medicamentos que salvam vidas.

Há um longo caminho a percorrer, embora no governo Confúcio Moura, já tenham sido sentidos avanços concretos. Pimentel vai reordenar as ações; montar uma equipe ágil e competente e, mais que tudo, terá que dar respostas rápidas à sociedade. Resolver os maiores problemas do setor foi promessa de campanha de Confúcio, que ele  cumpre, mesmo com enormes dificuldades. Os primeiros passos já foram dados. Wiliames Pimentel chega agora com a missão de dar muitos outros, para que o setor considerado como dos mais importantes entre todos, chegue ao patamar sonhado pelo médico que está Governador. Todos torcemos para que Pimentel tenha êxito.
 
AVAL QUENTÍSSIMO
São poucos os ocupantes de cargos públicos com avais tão quentes como os têm Williames Pimentel. Além do seu novo chefe, Confúcio Moura, grande liderança política de Rondônia, ele tem também o apoio total e incondicional do Casal 20. Tanto o senador Valdir Raupp (que ainda por cima é presidente nacional do PMDB), como sua esposa, a deputada federal dos mais de 100 mil votos, Marinha Raupp, avalizam o nome de Pimentel e o apoiarão em toda a sua jornada. Importante, até porque o desafio é um dos maiores que Pimentel já enfrentou.

OPOSIÇÃO NO COMANDO
Foi uma grande vitória da oposição e um recado direto: a maioria dos advogados da subseção da OAB não queria mais a forma de condução da entidade, como vinha sendo feita. Por isso, o jovem advogado Andrey Cavalcante foi eleito novo presidente para o triênio 2013/2016. Andrey ganhou fácil de Ivan Machiavelli, da situação. Os últimos eventos que envolveram a OAB-RO, incluindo aquela cena lamentável da lavagem da frente da sede da entidade por deputados e populares, foi marcante para que houvesse a mudança. Entre outros vários motivos, é claro!

DOIS PESOS, DUAS....
O STF condenou principais os envolvidos no Mensalão. Mas teve decisões bem diferentes em casos parecidos. Como no do banqueiro Daniel Dantas,condenado a dez anos, que está fora da cadeia graças aos ministros do STF. E o caso do  médico Roger Abdelmassih,  estuprador de mulheres, condenado a 278 anos de prisão? Ele foi  libertado por decisão do STF e aproveitou para sumir. E Salvattore Cacciola, banqueiro ladrão, que ficou pouquíssimo tempo preso e está solto por decisão do STF?  Dois pesos e duas medidas?

GRANA EM CAIXA
O prefeito Roberto Sobrinho e sua equipe trabalham duro para entregar o maior número possível de obras até 31 de dezembro. Não há clima de final de governo na Prefeitura. Além disso, ele anuncia que deixará ao seu sucessor, Mauro Nazif, nada menos do que 100 milhões de reais em caixa, para investimentos e execução de projetos. Ou seja, o quadro mudou em relação ao passado, em muitas prefeituras do país, quando o prefeito que chegava tinha que rebolar para começar a administrar com cofres vazios. Já é um grande avanço.

CAMPEÃO NAS URNAS
Entre os prefeitos que tomam posse dia 1º de janeiro para mais um mandato, destaca-se o empresário e ex-deputado Alex Testoni, de Ouro Preto. Ele pegou, em seu primeiro mandato, uma cidade recheada de problemas, com cofres vazios, população insatisfeita, deficiências em praticamente todas as áreas que se fosse analisar. Quatro anos depois, com Ouro Preto transformada, Testoni recebeu a maior consagração das urnas, entre todos os reeleitos do Estado. Teve  78% dos votos válidos. O desafio agora é fazer uma administração ainda melhor que a anterior.

PAPELÃO
A direção nacional do PT bem que poderia ter poupado o país de sua nota enviazada, cheia de retórica e meias verdades, ao protestar contra a condenação de seus líderes, como José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, no caso do Mensalão. A criticar o Supremo, o PT pareceu denotar sua raiva contra um poder legítimo, composto por brasileiros da melhor espécie e que querem ver o país livre das pragas da corrupção. Deveria ter emitido nota expulsando os corruptos do seu meio e elogiando o STF. Preferiu, infelizmente, fazer o papelão a que se prestou.

PERGUNTINHA
Com o ministro Joaquim Barbosa assumindo a presidência do STF, nesta quinta, os assaltantes dos cofres públicos vão colocar suas barbas de molho?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário