domingo, 25 de novembro de 2012

OPINIÃO DE PRIMEIRA


HORA DE CHAMAR OS BOMBEIROS E TIRAR OS INCENDIÁRIOS
O clima político não anda nada bem. Forças que se contrapõe, algumas usando até de golpes abaixo da linha da cintura, estão se armando de lado a lado. Obviamente, e ainda bem, que estão se armando não no sentido literal, mas no da guerra de palavras, ações, ataques e contra ataques políticos. O problema já está acontecendo há várias semanas e põe em confronto gente do governo; da Assembleia; prefeitos eleitos; atuais e futuros candidatos a cargos eletivos;, forças políticas com grande representação e outras, ainda frágeis, que querem chegar muito perto do poder e jamais conseguem. Até o meio desta semana que se encerra, a confronto que se avizinha era tratado apenas com meias palavras, com informações plantadas, com dicas sem procedência oficial, com fofocas. Mas, agora, as coisas começaram a aflorar e o que se anteviu não é nada bom para Rondônia. A polêmica entrevista concedida pelo suplente de senador Tomás Correia, acusando o vice-governador Airton Gurgacz e seu grupo político por extensão (leia-se toda a turma dos Gurgacz e o PDT comandando por ela), de estar conspirando contra Confúcio, é forte indício, sem meias palavras, que as relações políticas não estão nada bem e que há, sim, confronto à vista.

Nessa hora de crise financeira, só a união de todas as forças vivas dos rondonienses de coração; de todas as autoridades e da população, pode ajuda a superar as enormes dificuldades. Tudo o que não precisamos é de uma grave crise política. Dias atrás, esta mesma coluna sugeriu que a hora era dos bombeiros e não dos incendiários. Conselho não custa nada. Por isso, vale a pena repetir: ou se priorizam os interesses maiores de Rondônia, ou todos nós, não importa em que posição estejamos na sociedade, vamos pagar muito caro. Quem avisa, amigo é!
 
E 2014 JÁ COMEÇOU...
Pelas bandas de Brasília, não há assunto mais importante: já começou a corrida pela disputa de 2014. A presidente Dilma dá cada passo, a partir de agora, pensando na reeleição. Uma das suas últimas decisões foi criar o 39º ministério no Brasil, para cooptar o apoio do PSD de Gilberto Kassab. E em Rondônia? Ainda em menor escala, a próxima disputa pelo governo já está na pauta das principais lideranças políticas. Há pelo menos quatro nomes certos e cerca de outras meia dúzia possíveis na disputa pelo Palácio Presidente Vargas. Desde agora.

NOMES CERTOS?
Confúcio é candidato natural à reeleição. Ivo Cassol certamente estará na disputa. Expedito Júnior sonha com Palácio do Governo. Acir Gurgacz  também quer, mas pode optar pela tentativa de reeleição ao Senado. Se fosse disputar o Governo, seu tio, Airton, não seria de novo o vice na chapa de Confúcio. O caminho dos Gurgacz pode definir outros nomes, outras candidaturas ou até outras desistências. Acir tem dois anos para colocar todos os pesos na balança, antes de se decidir.

OUTRAS POSSIBILIDADES
Mais nomes que não podem ser descartados: Roberto Sobrinho. Ou, se ele optar por disputar cargos no Congresso, Fátima Cleide. Hermínio Coelho, sempre bom de voto e que fala a linguagem do povão, é outro nome que não pode ser esquecido. A jovem Mariana Carvalho tentaria o Governo ou o Congresso? O prefeito de Ouro Preto, Alex Testoni, deixaria seu segundo mandato para disputar? E José Bianco, que já ocupou praticamente todos os cargos no Estado, o que fará? É muito cedo ainda, mas as pedras já começam a rolar em direção a 14...

TERCEIRO SEXO
As novas relações amorosas, antes escondidas, agora cada vez mais aparecem em público, por comuns que se tornaram. A maioria dos casais de gays masculinos ainda prefere não se expor publicamente. Já as meninas que casam entre si não escondem nada. Nas redes sociais em Porto Velho, no Estado e país afora, (principalmente no Facebook), dezenas de casais gays femininos, anunciam namoro, noivado e casamento. E a faixa etária varia: são meninas recém chegando à maioridade até mulheres mais maduras. O terceiro sexo avança...

QUEM MORREU, MORREU...
Todos os cuidados são tomados pela defesa para proteger Alexsandro Castelo Branco, aquele jovem assassino, que, a sangue frio, tirou a vida de sua ex-namorada, uma menina, Raissa Lopes, de apenas 16 anos. Os pedidos de proteção ao criminoso e que o caso corra em segredo de Justiça foram acatados de imediato pelo Judiciário. Pena que em nenhum momento tenha havido preocupação pelo menos parecida em proteger Raissa. Não se pode ignorar os direitos humanos do assassino. Já a vida da menina, essa já se foi mesmo. Então o negócio é cuidar de quem está vivo...

CAIAM FORA!
O caso das meninas índias estupradas no Amazonas, trocando a virgindade por doces, celulares e roupas, continua deixando boquiaberta a sociedade brasileira. Com tanta gente se dizendo defensora dos índios, com tantas ONGs discursando para que as tribos recebam casa vez mais áreas; com tantas autoridades falando besteira em nome dos indígenas, parece que não há ninguém para agir quando as crianças dos nossos índios são atacadas e usadas sexualmente. Essa gente incompetente e interesseira é deveria ser expulsa das áreas indígenas. Incluindo a Funai.

PERGUNTINHA
Alguém aí adivinha em qual país um motorista, uma cozinheira ou um ascensorista trabalhando no Congresso ganham mais de 10 mil reais, em média cinco vezes o que ganha um professor?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário