domingo, 24 de junho de 2012

Potes de plástico podem contaminar a comida

SAÚDE - Vasilhas de cozinha, filmes plásticos e garrafas de água também podem ser fontes de contaminação.

A batata do plástico está assando. Antes onipresente nas cozinhas, o material está perdendo espaço para o vidro, aço inoxidável e a cerâmica depois de pesquisas mostrarem que substâncias do produto podem cuasar infertilidade masculina, puberdade precoce e até câncer de próstata. "Hoje é quase impossível se livrar por completo do uso do plástico em contato com os alimentos, mas reduzir esse uso é altamente recomendável", afirma Fábio Gomes, nutricionista do Instituto do Câncer. Em contato com a comida, o material sofre um desprendimento da moléculas, que migram para o alimento.

A vigilância sanitária estabelece normas de controle para a indústria, mas quem consome muito enlatado, por exemplo, acaba se expondo a quantidades maiores do que as recomendadas, segundo Elaine Costa, endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia.

O interior das latas tem uma resina plástica que afasta a ferrugem. Para reduzir a ingestão de partículas do material, só diminuindo o consumo desses produtos. Vasilhas de cozinha, filmes plásticos e garrafas de água podem também ser fontes de contaminação. "Não tem o menor sentido beber água engarrafada. Ela fica muito exposta à embalagem", diz Gomes.

TIPOS DE PLÁSTICOS
Potes de plástico podem contaminar a comida. Uma das substãncias tóxicas mais conhecidas éo BPA (bisfenol A), utilizada na fabricação do plástico tipo policarbonato. O BPA tem a estrutura química semelhanbte à do hormônio feminino estrógeno e, por isso, é acusado de causar puberdade precoce e infertilidade masculina. Desde janeiro, seu uso é proibido em mamadeiras no Brasil, mas não há proibição para outros produtos.

"O consumidor não costuma ser informado sobre o material de embalagem. Há tipos de pl´sticos que sabidamente são prejudiciais, como o policarbonato, mas outros ainda são vistos como seguros, com o polietileno e o propileno", diz Costa.  Um   truque para saber que tipo de material é usado é checar o símbolo de reciclagem que fica na embalagem. Se dentro do símbolo tiver o número sete, é provável que o material tenha bisfeno A.

"Mesmo os plásticos livres de BPA podem trazer probelmas devido à presença da dioxina, substãncia tóxica formada quando o pl´stico é aquecido", afirma a nutricionista Santhi Karavias. Para ela, o importante não esquentar o material: "Plástico não foi feito para ser aquecido nem para guardar alimentos quentes. A resina que o forma é líquida e, quando aquecida, muitas partículas se desprendem e contaminam a comida", diz.
Fonte: Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário