segunda-feira, 18 de junho de 2012

COMO SURGIU A LÍNGUA PORTUGUESA?

Na Europa do século V a.C., os romanos eram um povo forte e viviam numa cidade desenvolvida, com bibliotecas, banhos públicos e esgoto. Até o século III a.C., eles lutaram pela conquista de territórios e dominaram praticamenter todo o mundo antigo ocidental: o Egito, a Síria, a Macedônia, a Palestina, a Gália, uma parte da Grã-Bretanha até, finalmente, chegarem á península Ibérica.

O Governo romano obrigava os povos dominados a falar a língua deles, porém, em Roma, falavam-se três idiomas: o latim  clássico, o latim vulgar e o grego.  O grande problema era que não havia professor suficiente para ensinar a tantos povos conquistados. A solução foi encarregar os soldados a ensinar a língua de Roma. Eles tinham que lutar, conquistar terras e ensinar!.

Mas, eles falavam o latim vulgar e não eram preparados para isso. Como os povos dominados possuíam suas próprias línguas, esta também era ensinada aos soldados romanos. Houve, então, uma mistura de idiomas.   Enquanto isso, no Condado Portucalense, falava-se o galego-português, Misturado com o latim vulgar, deu origem à língua portuguesa!
Fonte: Módulo de Gramáticva. Professora Zarinha, 2010 - Jornal Correio da Paraíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário