quarta-feira, 20 de junho de 2012

Opinião de Primeira

DÁ PRÁ ACREDITAR? JORNALISTA DIZ QUE
MENTIU POR 30 ANOS SOBRE A TORTURA
Um choque para o Brasil, uma bomba que preferiríamos, nunca viesse a público, surge agora, na imprensa brasileira. É uma confissão. Feita pela jornalista Miriam Macedo (foto). Três décadas depois, ela, que durante anos denunciou que foi torturada e assistiu torturas em prisões da ditadura militar, escreveu simplesmente: “Menti descaradamente durante 30 anos!”. O relato, feito em seu blog (blogdemirianmacedo.blogspot.com), é inacreditável. Ela escreveu: ““Que teve gente que padeceu, é claro que teve. Mas alguém acha que todos nós que saíamos da cadeia contando que tínhamos sido barbaramente torturados falávamos a verdade? Não, não é verdade. Noventa e nove por cento das barbaridades e torturas eram pura mentira! Por Deus, nós sabemos disto! Ninguém apresentava a marca de um beliscão no corpo. Éramos barbaramente torturados e ninguém tinha uma única mancha roxa para mostrar! Sei, técnica do torturadores... Não, técnica de torturado, ou seja, mentira.Mário Lago, comunista até a morte, ensinava: ´quando sair da cadeia, diga que foi torturado. Sempre". Miriam, até com alguma ironia, diz que a confissão é sua contribuição para a Comissão da Verdade, instalada para trazer à luz os milhares de casos denunciados de tortura durante a terrível ditadura militar.

O longo texto de Miriam, dizendo que foi orientada a mentir durante anos e que a maioria dos que se dizem torturados nunca foram sequer tocados na prisão, é uma verdadeira bomba atômica no discurso de tantas pessoas, que hoje são tratadas quase como heróis e heroínas, pelo que teriam sofrido nos porões da ditadura. “Era mentira? Era, mas, para um revolucionário comunista, a verdade é um conceito burguês, Lênin já tinha-nos ensinado o que fazer”, concluiu a jornalista no confessionário público. E agora?

CASOS CONCRETOS
O caso agora denunciado pela jornalista Miriam Macedo, certamente é uma exceção. Há documentos e testemunhos não só de torturados como até de torturados, contando o que acontecia a muita gente nos porões das prisões durante os governos militares. Mas é importante que tudo seja esclarecido. A Comissão da Verdade tem obrigação de chamar a jornalista para depor, até para demonstrar sua imparcialidade. Houve tortura no Brasil? Claro que houve. Mas houve e ainda há muita história contada por pseudos heróis, que na verdade amarelavam e denunciavam companheiros antes mesmo de sofrerem alguma ameaça.

FRENTÃO
Um frentão (PP, PTB, PPS, PSDC e outros partidos) estaria se formando em torno da pré candidatura do empresário Mário Português. As lideranças já acertaram coligação para as vagas da Câmara Municipal e estão tentando fechar para a majoritária. Depende ainda de alguns detalhes, mas as conversas andam. A coisa é tão séria que até Edgar do Boi, presidente do PSDC regional, acabou aceitando entrar no grupo, mesmo tendo sérias divergências com parte das lideranças que o compõem.

IMPASSE NA TRANSPOSIÇÃO
A transposição está assim: o governo federal já teria definido que todos os servidores até 1987 passarão à folha de pagamento da União. Os militares (PMs e Bombeiros), seriam beneficiados até 1991. Os demais podem ficar fora. A pressão é enorme, mas há uma má vontade clara da União, que não quer aceitar que sejam incluídos todos os servidores entre 1987 e 1991. Governo do Estado, bancada federal, deputados estaduais e sindicatos, contudo, querem que todos entrem. O impasse está aí. Por isso a transposição não foi oficializada ainda.

CADÊ A PLACA?
Recém inauguradas, as obras do Hospital de Base deram uma qualidade muito melhor no atendimento e em sua estrutura para pacientes e familiares. Mas, os mais antigos, estão reclamando de um detalhe importante. Onde está a placa de inauguração do HB de 1983, quando o então governador Jorge Teixeira entregou o hospital para a comunidade? Nas reformas feitas, a placa foi retirada e sumiu. O diretor geral, Jean Negreiros, já ouviu as reclamações e garantiu que vai atrás da placa do Teixeirão. Espera-se que, em breve, ela volte ao seu lugar, na portaria do HB.

ENGOLINDO MALUF
A política é, na essência, a arte de engolir sapos. Quem diria! Paulo Maluf, ojerizado, denunciado, chamado de ladrão e bandido pelos petistas a vida toda, está agora de mãos dadas com Lula e com seu candidato em São Paulo, Fernando Haddad. Alvo predileto do PT quando no governo, Maluf, que está numa lista dos grandes corruptos do planeta, é agora amiguinho de palanque dos petistas. Uma vergonha que o PT não precisaria, de jeito nenhum, participar. Mas, pelo poder, faz-se tudo.

VEM CONHECER?
Será que ele vem? Nem como candidato e nem como Presidente da República, durante dois mandatos, Fernando Henrique Cardoso colocou os pés em Rondônia. Agora, como ex-Presidente, sua presença é anunciada num evento denominado “1º Simpósio Político-Eleitoral da Amazônia”, iniciativa do Instituto Phoenix. No release distribuído à imprensa, a presença de FHC é dada como certa. Será dia 10 de julho próximo, no Rondon Palace. O deputado-humorista Tiritica também foi convidado.

PERGUNTINHA
Quantas nomes, entre os mais de uma dezena que aparecem hoje, chegarão mesmo à reta final, para a disputa da Prefeitura de Porto Velho, nas eleições de outubro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário