domingo, 17 de junho de 2012

Fumar e beber têm 'pouco efeito' sobre fertilidade masculina, diz estudo

Mudanças no estilo de vida como parar de fumar e beber ou mesmo dietas contra obesidade teriam pouco efeito no combate à infertilidade masculina, de acordo com pesquisadores no Reino Unido. Segundo um estudo feito por pesquisadores das Universidades de Sheffield e Manchester e publicado na revista Human Reproduction , tabagismo, alcoolismo e obesidade não afetam a qualidade do sêmem.

No entanto, os pesquisadores advertiram que evitá-los ainda é uma medida "de boa saúde". O estudo comparou os estilos de vida de 939 homens com baixo número de espermatozóides em seu sêmem com os de 1.310 homens com um número normal.  A pesquisa mostrou que há pouca diferença no número de espermatozóides  móveis entre os pacientes que  nun ca fumaram e aqueles que tinham o hábito de consumir 20 cigarros ao dia.  Há "pouca evidência que o uso recreativo de droghas, um elevado índice de massa corpórea ou consumo excessivo de álcool tenha afetado a qualidade do esperma.

O doutor Andrew Povey, da Universidade de Manchester, disse que escolhas do estilo de vida eram extremamente importantes para a saúde em geral, mas "provavelmente têm pouco influência" sobre a fertilidade masculina.  Ele disse: Isto potencialmente derruba boa parte do aconselhamento atual dado aos homens sobre como melhorar a fertilidade e sugere que muitos riscos comuns dae vida podem não ser tão importantes quando se pensava".

ESTILO DE VIDA
"Atrasar o tratamento de fertilidade, para que possa haver alterações em seus estilos de vida, é uma medida que não está apoiada em evidências para melhorar as chances de uma concepção e, de fato, pode ser prejucial a casais com pouco tempo a perder".

O doutor Alian Pacey, da Universidade de Sheffield, disse: "Apesar de nossos resultados, é importante que os homens continuem a seguir os conselhos de boa saúde e cuidar do peso, para de fumar e beber álcool dentro de limites razoáveis. Mas não há necessidades de que eles se tornem monges só porque querem ser pais".

Existem outras medidas de fertilidade, tais como o tamanho e a forma do esperma ou a qualidade do DNA dps espermatozóides, que não foram considerados no estudo. O Instituto Nacion al de Sa´de e Execelência Clínica da Grã Bretanha está revendo os resultados do estudo e somente no fin al do an o deve anunciar se muda ou não suas diretrizes para os médicos que tratam de fertilidade.
Fonte: Jornal Alto Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário