quarta-feira, 27 de junho de 2012

Opinião de Primeira

CONFÚCIO COMEÇA A COLHER O
PLANTOU DURANTE DOIS ANOS
O semblante preocupado foi substituído por sorrisos animados. O governador Confúcio Moura começa a tirar um grande peso de suas costas, com um grande pacote de obras e medidas práticas para melhorar a saúde pública, setor que foi, desde o início do seu governo, mais que um calcanhar de Aquiles; era uma enorme pedra no seu sapato. Foram meses de batalha, esforço concentrado, enfrentamento de enormes dificuldades e uma forte parceria com a Santo Antônio Energia, que investiu milhões da contrapartida que prometeu entregar ao Estado. Assim, o quadro, antes quase assustador, começa a mudar para muito melhor. Ao mesmo tempo em que avançou na questão da saúde, o Governador já pode anunciar melhorias concretas em termos de estradas, da educação, do conjunto do serviço que sua administração tem que prestar à coletividade rondoniense. Parece que os tempos turbulentos, os problemas políticos, a falta de ações coordenadas, estão ficando para trás. Como o fez quando prefeito de Ariquemes na primeira vez, Confúcio enfrentou um começo cheio de dificuldades, para apenas mais tarde, já na segunda metade do mandato, começar a colher louros de um trabalho de base, para modificar a estrutura e prepará-la para crescer.

Durante a semana, em entrevistas a TVs e rádios, Confúcio estava bem humorado e otimista. Deixou para trás o semblante carregado. Está animado, porque os esforços dispendidos num longo período de reestruturação do Estado, começam a trazer resultados palpáveis. Tem mais dois anos e meio pela frente, a partir de agora, para consolidar seus projetos e fazer todas as transformações que planejou. Depois de tanta pauleira, críticas e ranços vindos de todos os lados, Confúcio começa a colher o que plantou. E o que plantou, pelo que se está vendo, era coisa boa...

AMEAÇAS DE MORTE
De arrepiar os cabelos, reportagem da revista Isto É sobre ameaças de morte contra dois juízes do trabalho de Rondônia, por conta da falcatrua do pagamento de quase 3 bilhões de reais de precatórios, naquele caso que está sendo investigado pelo CNJ e que envolve, certamente, muita gente graúda. Tanto o juiz Rui Barbosa Carvalho quanto o juiz Delano Serra Coelho foram ameaçados várias vezes. Os bandidos faziam ligações avisando que iam matar os filhos de ambos, caso eles continuassem a não aceitar fazer os pagamentos dos precatórios. Os dois não se intimidaram.

DUPLA JOVEM
O PSDB bateu o martelo. Mariana Carvalho vai mesmo liderar chapa para disputar a Prefeitura, ao lado do ex-vereador e ex-chefe da Casa Civil do governo Cassol, o também jovem Guilherme Erse. A dupla tem o aval dos tucanos e do PSD, liderado pelo pai de Guilherme, o deputado federal Moreira Mendes, mas também outro apoio dos mais importantes: o do presidente da Assembleia Legislativa, Hermínio Coelho. Com a decisão, Hermínio deixa de lado, o projeto do PSD de lançá-lo como candidato a Prefeito na Capital. Ele fica onde está.

INACREDITÁVEL!
A Eletrobras Rondônia conseguiu grande financiamento junto ao Banco Mundial, para melhorar a estrutura de abastecimento de energia em Porto Velho. Troca de postes, expansão de linhas, troca de fiação antiga, tudo faz parte do milionário contrato. Mas...como no serviço público sempre tem um mas, a burocracia infernal está atrapalhando tudo. Uma das empresas que venceu uma das concorrências, fechou um contrato de 13 milhões, oito milhões para mão de obra e outros cinco para compra de vários materiais necessários às obras. Só que, até agora, não conseguiu sequer começar o trabalho.

SÓ UM METRO
Qual o motivo que está sendo deixado nos cofres, sem investir, mais de 13 milhões de reais de apenas uma das três empresas que ganharam a concorrência? Simples. O Banco Mundial apresentou um projeto com postes de 12 metros de altura e a Eletrobras fez o seu próprio projeto, com postes de 11 metros. É por essa besteira, essa falta de coordenação, esse desrespeito ao dinheiro público, que toda a população da Capital está sendo prejudicada. Nenhum tostão do investimento foi gasto até agora, nesse lote.

UMA DÚZIA
O pastor Aluizio Vidal será o candidato do PSOL à Prefeitura de Porto Velho. Ele já foi escolhido em convenção do partido. Com isso, pelo menos uma dúzia de nomes está postada, onze como pré-candidatos até agora e um, o do PSOL, já definido. Se todos forem mesmo concorrer, Porto Velho terá o dobro de nomes disputando o comando da cidade do que registrou na última eleição, quando Roberto Sobrinho foi reeleito. Vamos ver como as TVs vão fazer para colocar num debate toda essa gente...

LONGA ESPERA
Sem querer ser pessimista, o ex-prefeito de Porto Velho e ex-deputado Tomás Correia, suplente do senador Valdir Raupp, poderá ter que esperar ainda um longo tempo antes de assumir, provisoriamente, no Senado. Raupp quer sair para coordenar a campanha do PMDB país afora, já que ele é o presidente nacional da sigla. Vai se licenciar por seis meses. Tomás assume. Só que Raupp só quer sair depois que a transposição for definida. Ou seja: é bom o ex-prefeito da Capital esperar sentado...

PERGUNTINHA
Quem entre a dúzia de candidatos à Prefeitura de Capital sairá na frente da primeira pesquisa feita após a definição de todos os nomes que vão concorrer?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário