quinta-feira, 28 de junho de 2012

Opinião de Primeira

OBRAS PARALISADAS: MAIS UM PREJUÍZO
CAUSADO PELAS RAÍZES DA CORRUPÇÃO
Violência sem controle. Leis que, em nome dos direitos humanos, protegem bandidos. Judiciário colocando nas ruas criminosos contumazes pouco depois de preso. Crise econômica que se prenuncia. Aumento dos combustíveis. Impostos sem fim. Fracasso na gastança do Rio + 20. Tudo isso o país ainda consegue suportar, embora com grandes sacrifícios. Mas o que não se suporta mais é a corrupção, líder dos piores pesadelos que o brasileiro comum tem que enfrentar todos os dias. Há uma série de consequências terríveis da corrupção. Vamos nos ater a uma delas: a constante paralisação de obras país afora, porque sempre são detectadas irregularidades de todos os tipos. Os serviços são parados, a população se desespera e tudo para por aí. Ninguém vai preso. Ninguém devolve o que roubou. Todos acabam morrendo de rir, porque na próxima eleição, se não tiverem sido condenados, estarão eleitos de novo.

Veja-se apenas um caso, um só exemplo, aqui mesmo em Rondônia. A BR-429 (entre a BR-364 e Costa Marques) está pela metade. Foi divida em cinco lotes e diferentes empresas começaram a trabalhar. Falta a execução de parte da travessia de Alvorada do Oeste e mais 40 quilômetros em um dos lotes contratados. A maior parte dos trabalhos foi iniciada em 2010, mas a obra foi paralisada pelo Tribunal de Contas da União, por superfaturamento em um dos trechos e má qualidade do asfalto e da maior parte do serviço feito. Não foi orçada verba para construção de 18 pontes e, sem elas, claro que a estrada não terá qualidade para ser usada. Uma esculhambação, tudo mal feito, tudo para encher os bolsos de poucos. Enfrentamos graves problemas, mas a corrupção e suas raízes são o que temos de pior. Em cada recanto deste Brasil gigante. E aqui em Rondônia também.

GRANA BOA
O Programa Nota Legal, que deu muito certo, entrega nesta quinta o maior prêmio até agora: nada menos do que 250 mil reais para o primeiro sorteado. O sorteio será transmitido ao vivo pela TV Candelária/ Record, no horário nobre da noite, durante o programa Tempo Real, comandado por Domingues Júnior. Nos próximos sorteios, outras emissoras serão mobilizadas para a transmissão. A Candelária mostra o sorteio em rede estadual, para mais de 80% da população do Estado. O governador Confúcio Moura estará presente.

FALTAM OS VICES
Os dez nomes que podem disputar a Prefeitura de Porto Velho, começam a batalha na segunda. Miguel de Souza, Mauro Nazif, Mariana Carvalho, Lindomar Garçon, Fátima Cleide, Aluízio Vidal, Mário Português, Mário Sérgio, Dalton di Franco e José Augusto, estão prestes a serem confirmados nas convenções que começam hoje e vão até sábado. Alguns partidos vão deixar a convenção em aberto, para continuar as negociações. Achar o nome do vice está sendo a maior dificuldade. Até agora, ao menos oficialmente, só Mariana, do PSDB, confirmou Guilherme Erse, do PSD, como seu vice. As outras vagas estão abertas.

OLHO NA TV
Embora sem lançar nome próprio, o DEM, à frente o prefeito de Ji-Paraná, José Bianco e em Porto Velho a empresária Elena Carvajal, está sendo cortejado por várias siglas. Tudo porque o partido tem o terceiro maior tempo no horário da propaganda eleitoral gratuita. Noivo cortejado durante as últimas semanas, o DEM só bate o martelo em sua convenção que se realiza também no final de semana. O grupo tucano; o do PSD e a turma de Miguel de Souza, que foi vice-governador na administração Bianco, no governo estadual, lutam para ter o apoio dos democratas.

NA ELETROBRAS
Mudança importante na Eletrobras Rondônia, a ex-Ceron: João Carlos Gonçalves Ribeiro, ex-secretário do Planejamento nos governos de Ivo Cassol e João Cahulla, assumiu importante diretoria na estatal. Ele chega com a missão de aproximar a Eletrobras da comunidade. Vitória política do agora senador Cassol, que indicou o nome de João Carlos e o viu indicado para a função. Outros nomes também ligados a Cassol vão assumir funções de segundo escalão na empresa rondoniense, nos próximos dias.

A LEI PARA O CRIME
Assusta o número de magistrados e delegados de polícia que, os primeiros condenam e os outros incluem vítimas de bandidos na dureza da lei. Essa semana, um comerciante paulista matou dois bandidos que o assaltaram dentro da sua loja e o ameaçaram, junto com a família. Presa, por ordem do delegado, a vítima vai responder como assassino e não como alguém que se defendeu do terror. Noutro caso, um bandidão chefiava uma quadrilha de roubo de gado. Ele tinha sido denunciando e preso 37 vezes pelo mesmo crime. A Justiça, em todas as vezes, mandou soltá-lo. Daí, já é demais!

FILME DE TERROR
O caso dos precatórios envolvendo advogados, juízes e desembargadores, denunciados em processo que está andando no CNJ, ganha contornos cada vez mais de noticiário policial. Agora, uma das advogadas acusadas – e que está foragida – contou a amigos que tem sido ameaçada constantemente de morte. Sua casa em Porto Velho foi metralhada. Ela teme por seus filhos. Está por trás desse filme de terror, uma fortuna de perto de seis bilhões de reais, rateado entre os suspeitos, segundo as primeiras denúncias.

PERGUNTINHA
O governo e o Congresso brasileiro, que não conseguem resolver nossos problemas, terão cacife para se meter na política interna do nosso vizinho Paraguai?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário