terça-feira, 26 de junho de 2012

Opinião de Primeira

AGORA NÃO TEM MAIS TEMPO PARA
ENROLAÇÃO: É HORA DE DECIDIR
De hoje até sábado, os partidos têm que se definir. Há semanas todos estão com um pé atrás, esperando o movimento dos outros, para só então se definir. Claro que, nesse claro, nada poderia andar. As negociações políticas continuarão ainda durante a semana, mas no sábado, dia 30, os principais candidatos às prefeituras, terão que estar definidos. Em Porto Velho, estão certos os nomes do empresário Mário Português, que pode ter o médico Amado Rahhal como seu vice. Mauro Nazif será o nome do PSB, mas até ontem não tinha parcerias.. Lindomar Garçon, do PV, também entra, mas sem um vice definido até aqui. Fátima Cleide está certa, pelo PT e espera por uma definição do PMDB, que poderá até abrir mão de candidatura própria para indicar o vice na chapa. O partido, nessa semana, teria definido que não vai de José Augusto e provavelmente nem de David Chiquilito, esse porque não teria topado o convite. Quem mais? Mariana Carvalho vai mesmo sair. Seus partidários e muita gente que acha que ela seria o nome surpresa para a campanha, querem muito. Mas chegou a pensar se disputava se iria fazer mestrado. A decisão saiu ontem. Mário Sérgio, que sonhava reunir em torno de si várias candidaturas, até agora não teve sucesso. Ainda há o nome fortíssimo de Miguel de Souza, que está se preparando há meses e tem grandes chances, embora também esteja tendo dificuldades com coligações.

O quadro, a menos de cinco dias da decisão, é ainda muito incerto na Capital rondoniense. Há muitos nomes, mas alguns podem desistir na última hora e, pior, ninguém quer ser vice de ninguém, com uma ou outra exceção. Desde ontem, as conversas se ampliaram. As convenções começam na quinta e só terminam no sábado. Até lá, só haverá dúvidas. Mas não há mais tempo. A hora da enrolação terminou. Agora, tem que sair a decisão. Esperemos, pois!

OS “SEM EMENDA”
Preparemo-nos para mais uma dura batalha política. O governo do Estado já avisou que, em função da falta de recursos, não terá como repassar o dinheiro das emendas parlamentares para a Assembleia, neste ano. O assunto já tomou conta de todos os gabinetes na ALE. Vai haver gritaria. E das grandes. Em pleno ano eleitoral, sem verbas de suas emendas, os deputados ficam numa saia justa. Discursos pesados já estão sendo preparados.

“SE FAZER ENTENDER”
A idiotice do Ministério da Educação, que ao invés de incentivar o aprendizado correto da língua portuguesa aceita que “o importante é se fazer entender”, já está rendendo os resultados negativos. Pesquisa aponta que 40% dos candidatos a vagas em estágio, no Brasil, são eliminados porque não sabem escrever corretamente. Ou seja, o ensino da língua, na escolas, é deprimente. Os jovens “se fazem entender”, mas não conseguem passar para estágios e nem em concursos. A besteira foi inventada pelo ex-ministro Fernando Haddad.

RESPEITADO
Mais que justa a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa ao jornalista Waldir Costa. A iniciativa do presidente Hermínio Coelho, em conceder Moção de Louvar a Waldir, representou, sem dúvida, um tributo de toda a classe jornalística do Estado. Profissional respeitado, que só fez amigos por onde passou, Waldir Costa completa décadas de atuação no jornalismo, sempre respeitado seus colegas, suas fontes e, principalmente, os leitores que o acompanham durante todo esse tempo.

CONFRONTO
O golpe de Estado engendrado pela direita, no Paraguai, deixa claro que as antigas ideologias estão mais que presentes na vida da América Latina. Esquerda e direita, que mantém os ranços do passado muito mais nessa região do que em qualquer lugar do Planeta, estão se confrontando novamente. E radicalizando. A derrubada de um Presidente da República, legitimamente eleito, dando-lhe apenas 24 horas para a defesa, deixou claro que os confrontos ideológicos estão longe de acabar por essas terras latino americanas.

MAIS TRAGÉDIAS
Mais uma semana terrível para o trânsito em Rondônia. Meia dúzia de vítimas fatais, dezenas de feridos. O caso que mais abalou a comunidade, foi o de uma jovem de 24 anos, grávida de oito meses, que pereceu num acidente em Ji-Paraná, onde ficou notória a falta de mínimo cuidado do causador da colisão. Em Porto Velho, as esquinas mais perigosas continuam sendo ultrapassadas por motoqueiros, mesmo no sinal vermelho. A fiscalização é pífia e os condutores parecem estar ensandecidos nas ruas. Não há luz no fim do túnel, para tanta irresponsabilidade.

VIROU BAGUNÇA
Fechamento da Estrada do Belmont e fechamento das BRs (não é só a 364, agora, fecha-se também a rodovia que dá acesso à Guajará Mirim), tornaram-se comuns em Rondônia. Qualquer probleminha e lá se vai fechar as estradas. As autoridades só assistem, quando não são cúmplices e até incentivam atos desse tipo. Porque a lei vale só para alguns. Depende do grupo que for fechar as BRs, a lei é aplicada ou não. Dia desses, já que pode tudo, algum dos prejudicados pela Eletrobras, que receberam contas pornográficas, sairá pelas ruas arrancando os fios de energia em protesto. Se uns podem, todos podem. Por que não?

PERGUNTINHA
Qual o próximo Presidente da República, entre nossos vizinhos, será derrubado por um golpe de Estado disfarçado em “cumprimento da Constituição”?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário