quinta-feira, 21 de junho de 2012

Opinião de Primeira

A VOZ DO POVO É QUEM MANDA: ENTÃO, A
SEGURANÇA NÃO É NOSSA PRIORIDADE
As autoridades têm que atender o que o povo pede. E os porto velhenses querem saúde, educação, saneamento básico e asfalto. A segurança pública está em quinto lugar entre as maiores preocupações da comunidade. Pesquisa realizada em março passado, revela que apenas 23% acham a Capital insegura. O assunto quase empata com a falta de iluminação pública. Ou seja, como a segurança não é prioridade, pelo menos na pesquisa feita há menos de três meses, trate-se então daquilo que o povo considera como maiores problemas. Enquanto isso, Porto Velho assiste, com o aval da maioria da sua população, o avanço absurdo da violência. Na mesma pesquisa, o trânsito, que deixa aleijados e mortos praticamente todos os dias, está longe de ser grande preocupação. Pesquisa do Inpe Brasil aponta que apenas 10% dos entrevistados consideram que esse é um dos principais problemas da cidade. Ou a pesquisa não foi feita com critérios científicos, o que parece irreal ou a população de Porto Velho fechou os olhos para aquela que é, hoje, uma das mais graves deficiências que há na cidade, onde transitam todos os dias mais de 205 mil veículos.

Os dados da pesquisa foram divulgadas pelo jornal rondoniagora. Para 84% dos moradores ouvidos na Capital, a saúde é o maior problema. Deve ser mesmo para os que conseguem sobreviver à violência, ao crime, aos assaltos, aos bancos explodidos, aos graves acidentes que se assiste diariamente. Afinal, saúde é o que interessa, o resto não tem pressa, como dizia o humorista. Educação em segundo lugar? Também não se pode deixar de duvidar. O problema neste tipo de pesquisa, é que ele serve, no mínimo, como parâmetro para candidatos montarem seus programas de governo. Se levarem ao pé da letra, deixarão a (in)segurança pública totalmente de lado. Afinal, para a maioria do povão, esse não é nosso maior drama.

ATENTADO AOS CARVALHO
Vai completar uma semana, amanhã, que a residência do médico e ex-vice governador Aparício Carvalho foi atingida com vários tiros. Nenhum suspeito foi pego até agora. Os tiros foram disparados contra uma das janelas da residência, onde, felizmente, ninguém dormia. Só estavam na casa, na hora do atentado, o médico e sua filha, a vereadora e também médica Mariana Carvalho. Peritos vasculharam tudo, à procura de provas, mas a polícia não tem qualquer pista. Sabe-se que o atirador é dos bons, porque acertou todos os tiros na mesma janela. A família Carvalho está assustada, porque não tem inimigos e ninguém entende o porque do atentado.

JOSÉ AUGUSTO OU DAVI?
David Chiquilito volta a ser nome cotado para disputar a Prefeitura de Porto Velho. O comando municipal do PMDB não abre o jogo, mas há indícios de que isso possa acontecer. Caso o nome do partido, o do médico José Augusto, não decolar nas pesquisas, Davi volta a entrar na alça de mira do partido. José Augusto, contudo, continua firme com sua pré-candidatura. Davi tem dito a amigos que não pretende disputar. Mas, a pressão sobre ele pode ser forte, caso o PMDB decida mudar de rumo.

SÓ UM
O pedetista Dalton di Franco já fala como candidatíssimo à Prefeitura de Porto Velho. Seu nome será oficializado no final do mês, caso não haja mudança de planos dentro do partido. Sob o comando do senador Acir Gurgacz, única liderança importante que tem no Estado, o PDT quer marcar posição, disputando na maior cidade do Estado. A batalha agora é conseguir trazer para o lado de Dalton pelo menos alguns partidos, mesmo que pequenos, para formação de uma aliança. As conversações continuam.

NA JUGULAR
Diretoria do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Rondônia , publicou nota contestando denúncias graves feitas contra ela pelo senador Ivo Cassol. Ficou pior a emenda que o soneto. Cassol voltou à carga, com novo pronunciamento, recheado de possíveis provas e exigindo investigações profundas da polícia e do MP, contra o que chamou de vergonhosos desvios de dinheiro público por parte do sindicato. É duro debater com Cassol. Quando ele ataca, é na jugular. O Sindicato ficou numa saia justa e terá que dar explicações às autoridades.

SÓ, POR ENQUANTO...
O PT oficializa só no dia 30, em convenção, o nome da ex-senadora Fátima Cleide para a Prefeitura da Capital. Rachado, o partido não conseguiu ainda nenhuma aliança importante. Nem com o PMDB, parceiro nas últimas disputas eleitorais. Fátima acha normal que todos os grandes partidos tenham nomes indicados e espera chegar ao segundo turno, para então unir em torno de si outras legendas. Problemão: parte dos petistas bons de voto viraram as costas para a candidatura da “cumpanhera” Fátima. Mas ela diz que está otimista.  Vamos ver no que vai dar.

UM MÊS
Depois de visitas as obras do viaduto da Jatuarana sobre a BR 364, o prefeito Roberto Sobrinho garantiu que entrega a obra concluída nas próximas quatro semanas. O serviço, finalmente, está andando rapidamente. Já se chegou aos detalhes finais para a preparação do asfalto. Correndo contra o tempo, para recuperar tudo o que se perdeu durante a construção, Sobrinho anda animado com essa e várias outras obras da cidade. Até o fim do ano, quer entregar tudo, antes de deixar o poder, depois de dois mandatos.

PERGUNTINHA
Será que a transposição dos servidores de Rondônia para a União sai ainda antes do final desta década?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário