segunda-feira, 25 de junho de 2012

"Cinquentinha" completa 30 anos de existência

Um momento histórico na vida dos motociclistas brasileiros aconteceu há exatamente 30 anos, com a inauguração da fábrica Yamaha Motor do Brasil, na cidade de Guarulhos, estado de São Paulo. A empresa, com sede em Iwata (Japão), se instalou no País em 1970 para iniciar a importação, montagem e distribuição de motocicletas e motores de popa, além de fornecimento de peças genuínas e prestação de assistência técnica.

Como o potencial do mercado já era uma realidade, cinco anos depois a Yamaha começava a produzir suas motos no Brasil. A fábrica foi ampliada e sua inauguração oficial aconteceu em 19 de setembro de 1975, com o lançamento da RD 50, que entrou na história do motociclismo brasileiro como a ``cinquentinha'', uma referência às suas 50 cilindradas. Um ano depois, a Yamaha apresentava o modelo RD 75, monocilíndrica, de dois tempos e refrigerada a ar. E, a partir de 1977, os lançamentos foram se sucedendo. Vieram a RS 125 e, em 1978, a RX 125, de 5 marchas. A TT 125 chegou em 1979, para acompanhar a nova tendência off road do mercado nacional.

Também naquele ano foram lançadas as RX 180 nas versões Custom e Avant. No final dos anos 70, o mercado nacional se abastecia de uma nova categoria de motos. Classificadas de pesadas, como as de até 400 cc, faziam grande sucesso entre os jovens. No entanto, essa nova linha de motos da empresa japonesa não exerceu a mesma atração nos anos seguintes. A Yamaha 350, por exemplo, saiu muito diferente dos modelos anteriores e sua produção durou apenas até 1989.

Por outro lado, a montadora expandiu os seus negócios no Brasil e sua segunda fábrica foi inaugurada em 1985, na Zona Franca de Manaus, como Yamaha Motor da Amazônia.A nova unidade industrial variou produtos, permitindo o lançamento de artigos náuticos, como jet-skis e motores de popa, além de instrumentos musicais, entre outros.

Uma lenda
Em 1897, com o nome de Nippon Gakki Company, o engenheiro Torakusu Yamaha fundou uma fábrica de instrumentos musicais que até hoje possui a melhor tradição, não só no Japão, como em todo o mundo. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, a direção da empresa decidiu aproveitar a capacidade da fábrica para diversificar a produção que, durante o conflito, chegou a confeccionar os famosos aviões de combate Zero.

Foi assim que a Yamaha começou a fabricar motocicletas. O primeiro modelo foi a YA1, uma dois tempos de 125 cm3 que, quando entrou em produção, em 1955, se chamava Red Dragonfly. O que faltava, era convencer o consumidor de que uma fábrica de instrumentos musicais também podia fazer motos. Foi, então, que a marca investiu em competições esportivas. Até o final dos anos 70, a Yamaha já havia produzido cerca de dez mil motos de corrida e toda a organização acabou se beneficiando pela publicidade gerada pelos bons resultados nas pistas internacionais.

No Brasil, dez anos depois de sua chegada, o capital social da Yamaha já tinha aumentado 30 vezes, permitindo que a empresa modernizasse constantemente as suas instalações e conquistasse novos mercados.
Fonte: MotoSegurança.com.br


Meu comentário: Realmente é uma lenda. Foi a minha primeira moto, olha eu ai na foto. Naquela época quem tinha uma "cinquentinha" era o  "rei da cocada". Na realidade a "cinquentinha" da foto acima é  do ano de 1973, era uma "importada". Somente depois é que a Yamaha começou a fabricar no Brasil. Eu simplesmente tive o privilégio de ter uma,  presente dado pelo meu pai, diga-se de passagem com muita dificuldade.  Valeu, ficou na minha história.



Nenhum comentário:

Postar um comentário