segunda-feira, 25 de junho de 2012

Opinião de Primeira

RONDÔNIA PERDE 138 MILHÕES DE REAIS
EM APENAS DOIS FERIADOS ESTADUAIS
Os dados são assustadores, levantados pelo conhecido empresário e jornalista Everton Leoni. O Brasil vai perder, neste ano, só com a sucessão absurda de feriados, nada menos do que 45 bilhões de reais na indústria e outros 50 bilhões no comércio, mais que o triplo, por exemplo, do que está orçado todo o conjunto de obras públicas para sediarmos a Copa do Mundo de 2014. Essa dinhairama deixará de entrar nos caixas do governo federal, dos estaduais e das prefeituras. E Rondônia? Em apenas dois feriados estaduais de meio de semana, nossas perdas superam os138 milhões de reais, segundo estudo oficial da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, uma das mais respeitadas instituições do setor no Brasil. Essa grana toda representa nada menos do que 4,5% do PIB rondoniense. Em apenas dois dias perdidos! No nosso Estado, paramos para oito feriados nacionais (que em muitas vezes se transformam em feriadões), além de dois estaduais e mais oito que são chamados de “pontos facultativos”, para beneficiar apenas o funcionalismo público.

Em resumo: é impressionante como o Brasil se tornou o país dos feriados. Toda essa moleza, criada na irresponsabilidade e por leis em que políticos querem agradar a uma parte do seu eleitorado – principalmente quando a data é religiosa – em prejuízo do todo, tira-nos o poder de produzir e de concorrer com outros países, num momento em que a economia global está cada vez mais frágil. Toda a economia sofre com essa sucessão absurda de paradas. Comércio e indústria, nessa ordem, têm os mais graves prejuízos. Muitas empresas podem fechar, com tanta falta de respeito pelo trabalho. E, lá na frente, o que pode acontecer é que milhares e milhares de brasileiros não terão mais o que comemorar nos feriados, porque estarão desempregados.

SÓ “BAD NEWS”
O senador Ivo Cassol e o deputado federal Carlos Magno foram ao Dnit, pedir por obras nas BRs rondonienses. Só ouviram más notícias. A pior delas relaciona-se com a BR 425, que liga a 364 até Guarajá Mirim e está abandonada. Os dois trechos da obra, vencidas pela famigerada Delta, aquela da CPI do Cachoeira, enrolada até o pescoço com corrupção, passou o serviço para construtoras menores. Como é normal num grandes empresas fazerem quando ganham obras públicas para executar.

COMEÇANDO DO ZERO
É imoral, mas comum, serviços mesmo de grande porte, serem repassados para terceirizados. Esses, sem estrutura, acabam abandonando o canteiro de obras, porque não têm como cumprir o contrato. Foi o que aconteceu com a BR para Guajará. Agora, o Dnit terá que começar todo o processo de concorrência de novo. Iniciar tudo do zero. Imagine-se quanto tempo levará. Cassol e Magno protestaram com veemência. Mas o que fazer, além de esperar que a burocracia ande?

MIGUEL NA FRENTE
Miguel de Souza, um dos nomes mais fortes na disputa pela Prefeitura da Capital, será o primeiro a ter sua candidatura oficializada em convenção. O PR, partido que ele preside no Estado, escolhe seus representantes que vão disputar em outubro no próximo dia 29, uma sexta. A convenção será na Câmara de Porto Velho, a partir das dez da manhã. Também serão escolhidos os candidatos a vereador, definição de alianças, escolha dos números dos candidatos e apresentação dos principais pontos das propostas do plano de governo. Ou seja: as coisas começam a esquentar...

DIAS DE INDECISÃO
Nada é falado oficialmente, mas há gente influente no PMDB, pensando em mudar os planos para a disputa eleitoral em Porto Velho. Uma das últimas informações de bastidores, apontou que o partido pode até voltar a pensar numa aliança com o PT, que havia disso descartada totalmente há pouco tempo atrás. O partido programou sua convenção para o dia 30 e até lá as discussões internas continuam. Até agora, José Augusto continua sendo o nome pemedebista. Nas últimas disputas, o PMDB, na última hora, desistiu de candidatura própria.

BOLSA MOTEL
Menores criminosos, que o Estatuto da Criança e do Adolescente apelidou de “menores em conflito com a lei”, ao invés de punição à altura dos atos que cometem, ganharam mais um benefício. A partir de agora, poderão receber “visitas íntimas”, uma espécie de Bolsa Motel, com o aval do governo. Podem matar, trucidar, assaltar, roubar, estuprar, que nada lhes acontece. Mas não podem, se jeito nenhum, ficar sem sexo. Daí já seria querer puni-los demais... É mais um acinte contra nós, a sociedade brasileira.

SUICIDAS
Cena da cidade, numa das esquinas mais movimentadas (Calama com Jorge Teixeira, ou BR 319): uma motorista ia em direção ao centro, normalmente. Sinalo verde para ela. Quando atravessava a Jorge Teixeira, um motoqueiro simplesmente ignorou o sinal vermelho para ele e atravessou, em alta velocidade, na frente do carro. Não foi morto porque a motorista fez um grande esforço, freou tudo o que podia, desviou, arriscou-se para salvar a vida do quase suicida. Cenas semelhantes se repetem em todos os cruzamentos. De cada vez acidentados graves, oito são motoqueiros. Tem explicação.

PERGUNTINHA
Depois do fracasso da Rio + 20, da gastança e da falta de objetivos claros para as questões ambientais, teremos ainda algum encontro pífio como esse, no futuro?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires







Nenhum comentário:

Postar um comentário