sexta-feira, 22 de junho de 2012

Opinião de Primeira

HÁ INFORMAÇÕES SOBRE A QUESTÃO
AMBIENTAL QUE FICAM BEM ESCONDIDAS
Aí vão algumas informações do nosso meio ambiente, que você nunca saberá por vias oficiais ou pela Rio + 20. Como ficariam os ambientalistas do ar condicionado e as ONGs, se for comprovado que estamos avançando nessa área? Pois saiba que o Brasil é um dos países ecologicamente mais preserva no mundo. Mantém ainda 69% de sua vegetação natural e 28,3% das florestas originais do planeta. A Amazônia tem 86% de vegetação nativa preservada e o Pantanal 80%. Temos a maior área protegida do mundo: entre parques, reservas e terras indígenas, essas áreas ocupam 30% do nosso território, quando a média mundial é de 10%. Mais: aumentamos a produção de grãos em 273%, enquanto a área plantada cresceu apenas 27%, em 35 anos. Em 30 anos, deixamos a posição de importador de alimentos para tornar-nos um dos maiores exportadores mundiais de produtos agrícolas, graças aos ganhos de produtividade, conquistada em meio aos avanços ambientais.

Sobre a emissão de gases, há dados que poucos divulgam, porque tira o argumento dos ecochatos, dos “verdes ingênuos” e dos astutos que sobrevivem graças à previsões catastróficas mentirosas: o mundo emitiu 31,5 bilhões de toneladas de gás de origem fóssil em 2008. A China respondeu por 21% dessas emissões, seguida pelos EUA (19%), Rússia (5,5%), Índia (4,8%) e Japão (3,9%). Esses cinco países somam 53,4% das emissões planetárias .E o Brasil – quinta maior economia do mundo – emitiu apenas 1,4% dos gases no Planeta. Alguém aí leu isso em algum grande veículo de imprensa? Isso não interessa divulgar. Eles preferem continuar martelando na mentira do falso aquecimento global, para encher os bolsos e decidir sobre a nossa vida. Eles mandam em tudo. Muitos de nós aceitamos quietinhos. Mas nem todos...

LIMPEZA EM CASA
Não interessa se há as questões pessoais ou não: o presidente da Assembleia, Hermínio Coelho, está coberto de razão em exigir que a OAB faça também sua limpeza. Ora, uma entidade que sempre defendeu a lisura, combate a corrupção, defende um Brasil melhor, não pode fazer de conta que não é com ela, se alguns dos seus membros se metem em rolos. Deveria a OAB, antes de tudo, exigir punição e punir, quando da sua alçada. O pau que dá em Francisco é o mesmo que dá em Chico, diz o adágio popular. Portanto, que a OAB faça a lição de casa!

SINTONIA FINA
Mariana Carvalho vai mesmo! Nesta semana, o PSDB avisou que quer vê-la disputando a Prefeitura. É nome novo, sem rejeição e pode surpreender. Tem o apoio da cúpula nacional, incluindo FHC, José Serra e Aécio Neves. Precisa, para consolidar sua pretensão, ter o apoio total e absoluto dos tucanos rondonienses. O diretório municipal e o regional não estariam falando a mesma linguagem, em relação ao assunto. E os dois precisam estar sintonizados, senão a coisa fica muito mais difícil.

CRISE DA TERRA
Mais de 2.200 famílias de chacareiros, gente que dá duro na produção de alimentos para a Capital, estão prestes a perder as áreas em que trabalham. Decisão judicial garante que as terras são de um antigo dono. O caso se arrastou nos tribunais durante mais de uma década. Agora, Governo, Assembleia e Câmara Municipal entraram na jogada, tentando resolver o caso. O legítimo proprietário da área, segundo a Justiça, quer receber 30 milhões de reais pela área. É rolo dos grandes...

EXPLODINDO
Ladrõezinhos amadores, vendo que é moleza roubar e assaltar, pegam as perigosíssimas bananas de dinamite e vão explodir caixas eletrônicos. Geralmente, destroem tudo à volta e raramente saem com o dinheiro. Mesmo assim, sabendo de como está fácil e que, se pegos, terão proteção das leis brasileiras, tentam “bamburrar”, colocando em risco a vida de dezenas de inocentes. Só temem a polícia, que quando chega na hora certa, dá a eles o que merecem: chumbo quente.

VICE, NÃO!
Lindomar Garçon é daqueles políticos que não param, que visitam os eleitores quando tem e quando não tem eleição. Conhece milhares de pessoas pelo nome. Em todas as pesquisas feitas na Capital, ele aparece sempre entre os nomes de ponta. Vários dos pré-candidatos, vindos de partidos bem mais fortes que o PV de Garçon – e com maior tempo no horário eleitoral gratuito – o tem procurado para compor uma chapa. Garçon repete todos os dias: vai mesmo concorrer a Prefeito e não aceita ser vice de ninguém. Mas o pessoal continua tentando...

MILHARES DE ONGS
Em dez anos, entre 1996 e 2005, mais que duplicou o número de ONGs no Brasil. Existiam no país, em 2005, nada menos do que 338 mil ONGs funcionando. Hoje já são quase 400 mil. Um terço delas – mais de 100 mil – só na Amazônia. Centenas e centenas recebem ainda verbas oficiais, mesmo que elas alardeiem que são “não governamentais”. Fica no ar algumas perguntas óbvias: o que fazem mais de 100 mil ONGs na Amazônia? De onde tiram tanto dinheiro para se manter e ampliar seus tentáculos? Quem, além do governo brasileiro, banca tantas entidades que defendem interesses internacionais? As respostas também são óbvias, poucos querem saber a verdade.

PERGUNTINHA
As decisões da Rio + 20 vão resolver mesmo os problemas ambientais do mundo ou ela acabará como mais uma reunião sem qualquer resultado prático?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário