domingo, 24 de junho de 2012

O Símbolo da sorte de Portugal

Sempre tive a curiosidade de saber a razão de Portugal usar em seu "marketing", istoé, nas atividades de mercado, publicidade, produtos e pequenos galos coloridos para decoração etc.  Viajamos pelo interior de Portual, eu e minha esposa, fiquei sabendo da história. Quando foi descoberto o corpo do apóstolo São Tiago, na região de Galiza, Espanha, a notícia se espalhou e para ali acorreram muitas pessoas devotas do crisatianismo, visando cumprir promessas.

Segundo a lenda, um galego que se dirigia para Santiago de Compostela, hgospedou-se em Barcelos, Portual. Havia ocorrido um crime na cidade e ele foi acusado, julgado e coondenado á força pelo ocorrido, apesar de dizer-se inocente e afirma-se que estava indo cumprir uma promessa. No dia do enformacamento, ele pediu para que fosse conduzido á presença do juiz, a fim de provar sua inocência.  Chegando á casa do juiz, este se preparava para almoçar, juntamente com outras pessoas. Em cima da mesa, havia um galo assado. O galego voltou a afirmar a sua inocência. O juiz perguntou-lhe como ele iria provar sua inocência. Respondeu: É tão certo eu estar incoente, como certo é esse galo cantar quando me enforacarem". O juiz e os demais riram e o galego foi levado para ser enforcado.

Logo que foi embora, o juiz pegou a taça e no momento em que iria cortar o galo, aconteceu o inesperado. Eis que o galo assado ergueu-se da travessa e canta vibrantemente. Todos se assustaram e o juiz saiu correndo, a fim de livrar o galego da força. Acontece que o peregrino ainda não tinha sido enforcado, pois houve um problema no nó da corda e ocarrasco estava pelejando para resolver o problema. O juiz chegou e gritou:  "Sota! Solta o homem que ele é inocente".

Segunda outra versão, o galego viajava com seu pai. Fizeram uma parada em uma pousada e ali foram servidos por uma moça, que se apaixonou pelo rapaz. Ela tentou persuadir o rapaz para que ali ficasse, enquanto seu pai cumprria a promessaa. Discordou e segui viagem com seu pai. Na saída de Barcelos, foram abordados pela polícia e na mochila do rapaz foram apreendidos diversos talheres da hospedaria, adredemente colocados pela moçal.  O rapaz foi preso e acusado de furto.

Consta que o galego, alguns anos depois, voltou a Barcelos e ali fez a escultura de um galo em homenagem á Virgem Maria e a São Tiago. Estiveram em Braga, mas não fomos a Barcelos, que fica perto.

Consta ainda que foi Domingos Coto, oleiro, que residia em Galegos Santa Maria, o primeiro a fazer pequenos galos de barro, decorados, inspirados na lenda do Galo de Barcelos. Tornou-se o símbolo da sorte.

No Museu Arqueológico de Barcelos está exposto o chamado "Cruzeiro do Galo" de 1,54 metros de altura, talvez construído no século XVIII, no qual estão gravados temas alusivos aSão Tiago, um homem enforacado e um galo. Este cruzeiro se encontra no limite sul de Barcelinhos, ao lado da velha estrada que seguia para a cidade do Porto, junto do pequeno desvio que levava até á força, ali erguida em 1712.
Fonte: Jornal Alto Madeira/Autor do Texto: Aluísio Cândido de Sigueira/Jornalista e Escritor

Nenhum comentário:

Postar um comentário