terça-feira, 15 de maio de 2012

RELEMBRANDO - "tonico e Tinoco", a dupla sertaneja que vendeu mais de 150 milhões de Discos

Formada por dois irmãos nascidos na região de Botucatu, minterior de São Paulo, a dupla "Tinico e Tinoco" trabalhava no campo e foi influenciado pelos discos da série caipira do produtor Cornélio Pires. Na adolescência, compraram uma viola e passaram a cantar em serenatas, festas e bailes da região.

Em 1943, foram para São Paulo, onde participaram deprogramas de calouros no rádio, sem sucesso. Só mais tarde, por meio de um concurso promovido por Capitão Furtado na Rádio Difusora, ganharam o primeiro lugar com a música "Adeus Campina da Serra". Por sugestão do próprio Capitão Furtado, adotaram o neme artístico "Tonico e Tinoco".

O primeiro disco veio em 1944, com o caterete "Em Vez de Agradecer". Os primeiros sucessos vieram com "Percorrendo o Meu Brasil", "Cana Verde e Canoeiro".  Os Irmnãos tornaram-se uma das duplas sertenejas mais populares e tradicionais do Brasil, participando de seis filmes e fazendo shows por todo o Brasil.

Ogosto pela música veio dos avós maternos Olegário e Izabel, que alegravam a colônia com suas canções, ao som de uma antiga sanfona. A primeira música que aprenderam foi "Tristeza do Jeca" em 1925. Em 15 de agosto de 1935 Tonico e Tinoco fizeram a primeira apresentação profissional. Cantaram na Festa de Aparecida de São Manuel, durante a qual milhares de pessoas de todo o Brasil visitam o segundo Santuário dedicado à Padroeira do Brasil.

Sem dúvida nenhuma "Tonico e Tinoco" foi a dupla sertaneja mais importante da história da música brasileira e a de maior referência. Em 60 anos de carreira eles realizaram quase mil gravações, dividas em 83 discos. Tonico e Tinoco venderam mais de 150 milhôes de cópias, realizando cerca de 40 mil apresentações em toda a carreira.

Infelizmente a dupla se desfez em 1994, com a morte de Tonico. Tinoco morreu no último dia 04, em Sãp Paulo. O último show da dupla "Tonico e Tinoco" foi na cidade mato-grossense de Juína, no dia 7 de agosto de 1994.
Fonte: GB Edições

Nenhum comentário:

Postar um comentário