quarta-feira, 23 de maio de 2012

Opinião de Primeira

SÓ NUMA BLITZ, QUASE 24% DOS MOTORISTAS
SÃO PEGOS QUANDO DIRIGIAM EMBRIAGADOS
A violência do trânsito de Porto Velho pode ser compreendida, depois de uma simples ação da Polícia Militar, em apenas um final de semana. Os números são de espantar. De 132 motoristas abordados, 115 tinham algum tipo de problema e foram multados. Nesse pequeno universo, 87% dos veículos estavam com alguma irregularidade. Pior: houve suspeita de que pelo menos 31 motoristas dirigiam embriagados, quase 24%. Desses, 22 se recusaram a fazer o teste do bafômetro e nove foram flagrados e presos. Pode-se argumentar que é um pequeno número no cenário de 186 mil veículos. Não é. Como numa pesquisa, este pequeno universo representa o todo, mesmo analisado aleatoriamente. Nessa minipesquisa, o número de veículos irregulares é absurdo e o de bebuns ainda mais assustador. Quando se analisa o resumo da ação da PM, em três dias, tem-se uma visão, resumida mas real, do que está ocorrendo nas nossas ruas. Veículos irregulares, com problemas mecânicos, motos sem as mínimas condições, motoristas bêbados dirigindo: tudo isso leva a um quadro apavorante. Deixando a certeza de que, se não houver uma mudança urgente de mentalidade e cultura, não haverá também solução para um dos mais graves problemas que assola Porto Velho e todas as grandes cidades brasileiras.

De todos os problemas, sem dúvida a embriaguez ao volante é a mais preocupante. Pela Lei Seca foi aplicada, até março deste ano, perto de 85 mil motoristas foram pegos, suspeitos de terem bebido antes de dirigir e quase 10 mil acabaram na cadeia. Pena que saem pouco depois de presas, pela impunidade que campeia. Há, claro, muitos outros motivos para os acidentes. Mas se nos livrarmos dos bêbados, já teremos dado um passo importante para o fim do sangue escorrendo nas ruas e rodovias.

ONDE FORAM?
Onde foi parar aquela multidão anunciada para ir à Assembleia, ontem, pressionar os deputados durante a votação do relatório da Operação Termópilas? Alguns poucos, ligados a setores organizados, como sempre. Se fosse para comemorar vitória de time de futebol ou defender direitos disso ou daquilo, certamente teria dez vezes mais gente. Todos reclamam, todos criticam, todos exigem. Mas na hora de sair para a rua, de protestar, de xingar até, só vai aquela meia dúzia de sempre, geralmente com interesses próprios a defender. O povão, que é bom, prefere ficar em casa. E votar, de novo, nesses políticos que envergonham a todos nós. Infelizmente, essa é a mais triste verdade.

FIM ANUNCIADO
Tudo se encaminha para o que já se sabia: só Valter Araújo deve ir para a guilhotina, entre os deputados denunciados na Operação Termópilas. Os demais, receberão penas bem mais leves do que a perda de mandato. Quatro renunciaram à mesa. Ninguém confirma, mas certamente tal decisão fez parte de uma negociação para que eles não fossem também encaminhados ao cadafalso. Afora vem o round final, quando o relatório será votado em plenário. Só uma grande surpresa de última hora muda o quadro que está desenhado e em fase final.

ALIANÇA À VISTA?
PSDB, PV e PSD ainda tentam uma aliança para disputar a Prefeitura de Porto Velho. Nos próximos dias, se sentarão à mesa o presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho, do PSD, que não vai concorrer, mas influirá sim na disputa; o ex-deputado Lindomar Garçon, do PV e a vereadora Mariana Carvalho, do PSDB. Os três vão tentar reforçar uma união política. Se depender de pesquisas, Garçon será o nome lançado pelo grupo. Mas Mariana ainda sonha em ser a primeira mulher eleita para a Prefeitura da Capital. Portanto, qualquer previsão agora será apenas exercício de futurologia.

COMUNISTAS
Cresce a pré-candidatura de Mário Sérgio, que reúne em torno de si vários partidos nanicos e agora anuncia que terá o apoio do PC do B. Esse apoio ainda depende de muitas coisas, até porque a cúpula do partido está ligada umbilicalmente ao governo Confúcio Moura e não se sabe se deixaria os acordos feitos desde o ano passado, para trocar de lado. Mas Mário Sérgio anda firme, ainda mais com a possibilidade de ter também o aval do grupo político liderado pelo prefeito Roberto Sobrinho.

PADRINHO FORTE
Já no PDT, ouve-se nos bastidores que o nome do partido para disputar a Prefeitura será mesmo de Dalton di Franco. Mesmo com apoio da base, Celso Gomes não teria chances, caso não contasse com o apoio do presidente regional, o senador Acir Gurgacz. Que é mesmo quem decide, até porque é a mais importante liderança do partido. Acir vai fechar com Dalton, é o comentário que se ouve. O anúncio oficial da decisão deve sair mesmo nos próximos dias.

DEIXEM A BR EM PAZ!
Esta quarta é dia de paralisação geral dos servidores, protestando quanto ao absurdo atraso na transposição para os quadros da União. Todos com ponto abonado. Várias manifestações estão marcadas. Espera-se que os líderes do movimento não decidam fechar a BR 364 em vários pontos, porque isso sim, seria contra a coletividade. Uma das melhores medidas seriam acampar na frente do Ministério do Planejamento ou do Palácio do Planalto, mas daí o buraco é mais embaixo. Fechar a BR é moleza. Enfrentar os poderosos em Brasília, aí já é outra história...

PERGUNTINHA
Qual serão os reflexos, para Rondônia, depois decisão anunciada ontem na Assembleia, sobre as penalidades aos denunciados na Operação Termópilas?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário