domingo, 13 de maio de 2012

MATERNIDADE - Cresce procura de homens em busca da vasectomia


Assim é a vasectomia pelo SUS

A Maternidade Municipál Mãe Esperança vem realizando desde 2006 o Programa de Planejamento Familiar, que tem o objetivo de orientar homens e mulheres sobre as formas de prevenção da gravidez, a utilização de contraceptivos e preservativos, além de orientar as pessoas sobre a cirurgia de vasectomia nos homens e a laqueadura nas mulheres.

Desde 2006 quando se iniciou o Programa de planejamento familiar já foram realizadas mais de 4200 cirurgias de vasctomia e laqueadura. A diretora da maternidade, a médica Ida Peréa, explica que vasectomia é um procedimento eficaz, rápido e indolor, os homens que buscam esse procedimento são orientados sobre os riscos e benefícios da vasectomia. "A cirurgia é ralizada em menos de 10 minutos e após o procedimento o homem já pode ir para casa sem a necessidade de internação e após alguns dias de repouso já pode realizar suas atividades cotidianas normalmente", observou.

Em contra ponto a laqueadura no caso da mulher  é um procedimento mais longo e dolorido, explica ela, além de se ter a necesasidade de intrernação e o repouso é maior.

Novo Cenário
Os homens cada vez mais conscientes das necessidades de manter uma família têm optado por fazer a cirurgia de vasectomia, pois os mesmos se mostram preocupados com o bem estar de suas parceiras e, portanto, estão optando por fazer o procedimento. "Podemos perceber isso com um comparativo dos três primeiros meses de 2011 onde foram realizadas cinquenta e cinco vasectomias; já no  início do ano setenta procedimentos foram realizados;  em 2011, cento e uma mulheres realizaram laqueaduras e 2012 oitanta mulheres já passaram pela cirurgia", apontou a médica.

Serviço Gratuíto
A laqueadura e a vasectomia são procedimentos oferecidos gratuitamente na Maternidade Municipal. "Esse sempre foi o objetivo do prefeito que é atender as pessoas mais caretnes da população e hes oferecer tratramento de qualidade", destacou Ida Peréa.

O casal que decide realizar a vasectomia ou a laqueadura passa por um grupo de triagem onde as dúvidas mais frequentes são esclarecidas e só após esse atendimento a cirurgia é agendada. "Nesse período de espera o homem ainda pode disistir da cirurgia. Esse prazo é dado para que seja uma decisão consciente do casal, pois após o procedimento as chances de revesão são pequenas", finalizou a diretora da maternidade Dr. Ida Peréa.
Fonte: O Estadão do Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário