sexta-feira, 18 de maio de 2012

CALOTE - Volume de cheques sem fundos sobe, diz Serasa

O volume de cheques sem fundo devolvido em o Brasil teve ligeira alta em abril, na comparação com igual mês de 2011, mas recuou ante março deste ano. De acordo com o Indicador Serasa Experian de Cheques Sem Fundos, foram devolvidos 2,08% de cheques sem fundos no período analisado, cojntra 2% em abril de 2011 e 2,19% no mês passado. De acordo com a pesquisa, na comparação entre os acumulados de janeiro a abril de 2012 antge 2011, houve elevação no volume de cheques sem fundos.

No primeiro quadrimestre deste ano foram devolvidos 2,05% de cheques por insuficiência de fundos, enquanto que em igual período do ano anterior houve 1,9% de devolução. Segundo os economistas da Serasa Experian, é preciso considerar que em março, normalmente, ocorre a maior devolução de cheques do ano, em razão da última parcela do IPVA e das despesas escolares.

Outro aspecto imçortante é que na comparação entre os cheques devolvidos em abril de 2012 com igual mês do ano passado, e na relação entre os acumulados de janeiro abril de 2012 e de 2011, há uma evolução que é justificada pelo aumento do endividamento do consumidor, que também se financiou com pré-datados. No p´rimeiro quadrimestre de 2012, o Acre foi o estado com maior percentual de cheques de volvidos, com 15,78%. No outro extremo aparece o Rio de Janeiro, com 1, 65%, o menor percentual.
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário