domingo, 27 de maio de 2012

Opinião de Primeira

O MALUF COMBATIDO NO PASSADO É
CORTEJADO POR PETISTA E TUCANOS
As bizarrices da política nacional parecem não ter fim. Todos os dias, fica-se sabendo de mais uma delas. A última, envolve uma das personalidades mais controversas da vida pública brasileira: Paulo Maluf. Ojerizado por parte da população, principalmente fora da sua base eleitoral, é amado por milhões de paulistas e paulistanos. Sua incrível história de enriquecimento e impunidade, é um resumo clássico do quanto políticos malandros podem não só sobreviver, mas até tornarem-se ícones nessa terra de injustiças e inversão de valores. Pois o Maluf é notícia de novo. Não porque foi preso, não porque teve que devolver dinheiro público, não porque a Justiça finalmente o alcançou. O é porque o partido que é dele, em que manda e comanda em São Paulo, é a noiva da vez. E os pretendentes são dois dos seus adversários de longa data, um mais que adversário num passado distante, inimigo mesmo. Pois o Partido dos Trabalhadores, que há poucos anos tratava Maluf como criminoso em discursos, comício, passeatas e campanhas políticas, foi a ele – seria cômico, não fosse trágico – para pedir seu apoio na disputa municipal de São Paulo. Só falta agora o ex-presidente Lula vir a público para dizer que Maluf foi uma vítima, como disse esta semana em relação a Fernando Collor de Mello.

Os tucanos agora também amam Maluf. O querem do seu lado. Foram a ele pedir ajuda na eleição. Tudo porque o PP de Maluf tem um ótimo tempo para o horário eleitoral gratuito em rádio e TV e isso pode ser decisivo na disputa eleitoral de outubro, na maior cidade do país. Então, passa-se uma borracha no passado. Maluf vai acabar, nesse sistema político brasileiro que muitas vezes cheira a ocorrência policial, se transformando em herói. Tanto para petistas quanto para tucanos. Triste, lamentável e execrável...

É UM COMEÇO
A decisão da Assembleia de cassar Valter Araújo, punir outros seis denunciados na Operação Termópilas com a perda do mandato por apenas 30 dias e livrar o deputado Saulo da Renascer de qualquer culpa, ainda repercute. Os debates são intensos, as opiniões apaixonados. A maioria delas é no sentido de que as punições, afora Valter, foram leves demais. E a absolvição de Saulo, pior ainda. Mas é sempre bom lembrar: poucos parlamentos cortam na própria carne. Na ALE rondoniense, não houve pizza. Não é o ideal? Claro que não. Mas já é um começo...

ESTÁ MELHORANDO
Não se pode dizer que falta esforço do governo do Estado para buscar soluções na saúde. Os primeiros meses da administração foram de muitos problemas, alguns parecendo insolúveis. Mas, aos poucos, as coisas começam a andar. Nada vai mudar de um dia para o outro, mas já há avanços. Passada a greve dos servidores, o governador Confúcio Moura está anunciando um pacotaço de obras no setor, na busca de ao menos amenizar as dificuldades que o rondoniense tem que enfrenta no quesito saúde pública.

AVANÇOS CONCRETOS
Algumas obras merecem destaque: inauguração da UTI neonatal; criação de mais 70 leitos neonatal; inauguração do Hospital Infantil; inauguração de duas UPAs na Capital; abertura da filial do Hospital do Câncer de Barretos e do Hospital São Francisco já são realidade. O próximo passo, certamente, será dar início ao novo Pronto Socorro Municipal. São ações importantes para a saúde pública. As coisas já estiveram muito ruins, mas começam a melhorar. Torcemos para que tudo dê certo, porque nessa área, tudo o que for feito ainda é pouco.

VOLTANDO...
A principal central de trabalhadores de Rondônia, tem um “novo-velho” presidente. Depois de ter se afastado do comando da CUT para disputar uma vaga na Câmara Federal, Ribamar Ferreira retorna ao comando da entidade. Foi eleito outra vez, num congresso ocorrido na semana passada. Ribamar apressou-se a avisar aos membros da CUT: dessa vez, ficará no mandato até o fim. Nada mais de abandonar o barco para se envolver em disputas político-partidárias.

ROMÁRIO AVISOU!
Apenas 5% do total das obras previstas para a Copa do Mundo estão prontas. Dos 27,5 bilhões previstos para investimentos, contudo, ouve-se que 19 bi já foram gastos. O ex-jogador e atual deputado federal Romário, avisou publicamente e com grande antecedência. “Essas obras vão significar a maior roubalheira já registrada na história do Brasil”. E isso ainda se, lá na frente, não passarmos vergonha por obras inacabadas ou com qualidade muito abaixo do que se possa imaginar.

SOMOS OS PALHAÇOS
“O relator é uma tchutuca ao perguntar sobre o PT e um tigrão ao perguntar sobre a oposição”. A frase do deputado Fernando Francischini, do PSDB do Paraná, sintetiza muito bem no que foi transformada a tal CPI do Cachoeira: uma batalha política entre governistas e não governistas. A verdade, a elucidação dos crimes, as denúncias contras os malandros que encheram seus bolsos, nada tem importância. O quente é desviar o foco, usar frases de efeito para a mídia e deixar as coisas como se fossem apenas conflitos partidários. De novo, estão nos fazendo de palhaços.

PERGUNTINHA
Até quando a Eletrobras Rondônia vai continuar explorando o consumidor, com contas absurdas de energia, sem que se ouça uma só voz em defesa da população?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires









Nenhum comentário:

Postar um comentário