quarta-feira, 30 de maio de 2012

Opinião de Primeira

PARA OS ÍNDIOS, TEM DISCURSO DEMAIS,
MAS NADA DE SOLUÇÕES PRÁTICAS
"Os índios estão passando fome, não têm saúde ou educação. Suas moradias, quando existem, são precárias. Falta tudo a eles. Deve ser um dos raros casos em todo o mundo em que uma riqueza serve apenas para trazer pobreza e sofrimento”. As frases foram pronunciadas pelo senador Pedro Taques, do Mato Grosso, referindo-se, principalmente, aos índios Cinta Larga, que das quatro reservas em Rondônia e Mato Grosso, onde a maioria está mergulhada na miséria. E especialmente dirigida aos indígenas desta etnia que vive na Reserva Roosevelt, sentada sobre uma das maiores minas de diamantes do mundo e que convive com as piores condições de vida que se pode imaginar. Sem poder usufruir da imensa riqueza que possui, a maioria dos índios – exceto os caciques, que andam em camionetas Hylux e outras semelhantes – vive numa situação de penúria. Taques chegou, de certa forma, a justificar a matança de garimpeiros ocorrida em abril de 2004, quando 29 deles foram brutalmente mortos dentro da reserva. Para ele, essa é apenas a face mais visível da tragédia daquele povo, que “também sofre com a desintegração da etnia e dos costumes, com o alcoolismo e a crescente interferência do apego aos bens materiais, próprio da sociedade consumista”.

O senador foi mais longe. Disse que “os índios estão reféns do descaso governamental e do crime organizado, que tenta, a todo custo, ocupar o vazio espaço deixado pelo Estado brasileiro”. Em resumo, acertou no diagnóstico. Mas não disse nada de novo. Falou sobre o supérfluo, mas nada da essência. E é assim que as autoridades de todos os níveis estão tratando o caso dos Cinta Larga. Vivem sobre uma mina de opulência, mas morrem de fome. Discursos, sabe-se, não resolvem as coisas. O que falta mesmo é ação e bom senso.

CONFÚCIO REAGE
Geralmente zen, o governador Confúcio Moura deixou o tom conciliador, em discurso no final de semana. Confúcio bateu duro na oposição, disse que não é um paraquedista, que está desde o início dos anos 70 no Estado e uma longa folha de serviços prestados. Reclamou que pegou o governo com dívidas e com um passivo de 20 anos na saúde pública. Lembrou o que está fazendo e que agora é que consegue começar a resolver questões que herdou de décadas. Enfim, Confúcio cansou de levar cacetada e começou a reagir. E é só o começo...

ATÉ AMANHÃ
O Regimento Interno da Assembleia prevê que os novos componentes da Mesa devem ser eleitos em até três sessões depois da vacância oficial dos cargos. Por isso, o presidente José Hermínio pode optar por fazer a votação entre hoje e amanhã, que ainda estará dentro dos prazos legais. Os 30 dias que ele teria para realizar a escolha dos novos componentes da Mesa, comentada por um assessor, é uma informação que estava errada. Portanto, os quatro cargos que estão abertos desde a renúncia de quatro dos parlamentares envolvidos na Operação Termópilas, acontece ainda esta semana.

SEIS VEZES MAIS
Não terminam os protestos contra as absurdas contas da Eletrobras Rondônia. Um caso, entre milhares, chamou a atenção. E foi notícia em todo o Estado. Comerciante de Rolim de Moura, pagava em torno de 400 reais de energia por mês. Até receber sua conta de abril. Ela passou para 2.460 reais. Seis vezes mais. Desesperada, sem saber o que fazer, foi à ex-Ceron para pedir uma solução. A resposta que recebeu é que poderá parcelar sua dívida. Sem qualquer garantia que sua próxima conta venha com o mesmo valor ou outro, maior ainda.

ENTRE OS PIORES
Tudo tem explicação! A Eletrobras Rondônia é considerada uma das piores do país. E não só pelo consumidor, mas também pela agência reguladora do setor, a Aneel. Ocupa a posição número 25, entre as 33 existentes no Brasil. Um dos dados oficiais, da própria Aneel, explica essa lamentável situação. No ano passado, a Eletrobras Rondônia deixou a população rondoniense sem energia durante mais de 38 horas. E isso que não constou do relatório esculhambativo a informação de que o atendimento ao contribuinte é feito a 3.500 quilômetros daqui.

E O PRINCIPAL?
Há alguma coisa estranha!. A turma de notáveis que está estudando as mudanças no Código Penal, tem se preocupado muito com perfumaria. Tem tratado da criminalização de homofobia, de questões raciais, de abandono e maus tratos a animais. Mas e as penas mais duras para criminosos que abundam no país? E o fim da progressão de pena, que coloca nas ruas bandidões pouco tempo depois de presos? E os menores assassinos, continuarão sendo protegidos e a população aterrorizada?: Os notáveis, pelo menos até agora, ignoraram esses assuntos.

LUZ NO TÚNEL...
População de distritos rondonienses que lutam há anos pela emancipação – principalmente da região de Extrema, que cumpriu todos os requisitos para ser município, mas nada aconteceu até agora – tem nova esperança. O deputado rondoniense Marcos Rogério, de Ji-Paraná, é o relator da PEC que vai tratar exatamente das regras para o surgimento de novos municípios no país. E em sua primeira declaração, Marcos Rogério usou exatamente Extrema para dizer que há regiões que merecem ser emancipadas já. Agora vai?

PERGUNTINHA
Quantos novos escândalos envolvendo altas autoridades ainda surgirão até que o Brasil comece realmente a fazer uma limpeza completa no mundo político?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário