sábado, 19 de maio de 2012

Opinião de Primeira

POR AQUI, MENTIRA REPETIDA ANOS
A FIO NÃO SE TORNA UMA VERDADE
Recentemente, o mestre em Meteorologia Luiz Carlos Molion, personalidade respeitada em todo o mundo, esteve em Rondônia. Foi entrevistado por Domingues Junior, no programa Tempo Real, da TV Candelária. Desmentiu a teoria do aquecimento global. E disse outra coisa muito interessante: que não conseguia espaço na mídia para contestar o absurdo do tal aquecimento. O professor da USP, Ricardo Augusto Felício, outra grande autoridade no assunto e que sempre deixou claro o falso catastrofismo, aparece só em programas de TV nas madrugadas, para expor suas verdades. A senadora Kátia Abreu, presidente da poderosa Confederação Nacional da Agricultura, é tratada por parte da imprensa quase como uma figura demoníaca, por suas posições e defesas da produção. Bom pedaço da mídia não admite qualquer verdade de que o aquecimento global é um arremedo de teoria científica. Afinal, muitos desses jornalistas, foram doutrinados em bancos de faculdade pela mentira repetida durante mais de duas décadas e que, agora à fórceps, querem transformar em realidade. Mas tal qual apregoava o líder nazista Joseph Goebels, uma mentira repetida todos os dias, torna-se clara verdade.

Nessa semana, o tema acabou sendo levado para a Assembleia de Rondônia, por iniciativa do deputado Jesualdo Pires(foto). Ele fez longo discurso sobre o assunto, inclusive lendo na íntegra artigo da senadora Kátia Abreu, demolidor contra as teorias absurdas do aquecimento e de que o agronegócio é responsável pela destruição ambiental. O desabafo de Jesualdo teve apartes de apoio de seus colegas Ribamar Araújo, Jean Oliveira, Adelino Follador, Kaká Mendonça, Luizinho Goebel e Edson Martins. Pelo menos por aqui, a mentira inspirada na teoria de Goebels não vai prosperar. Quem quiser, que a continue engolindo. Por inocência ou por malandragem. Mas que a engula...

DO LADO DE LÁ
Mais uma reunião em Brasília. Mais pressão do governador Confúcio Moura; da coordenadora da bancada federal, Marinha Raupp; do senador Valdir Raupp e outros representantes rondonienses para que a transposição se torne realidade. Confúcio chegou a entregar mil processos no Ministério do Planejamento, simbolizando os mais de 20 servidores que terão direito à transposição. Daqui, tudo está sendo feito corretamente. O problema é que o lado de lá só enrola. A União não cumpre sua parte. Quando cumprirá? Ninguém sabe.

AGORA É COM CASSOL!
O novo presidente da Subcomissão do Senado que vai acompanhar e fiscalizar as ações da Eletrobras na região norte é o rondoniense Ivo Cassol. Ele, como se conhece, é osso duro. Vai pegar no pé da estatal, que ainda presta um serviço com sérias deficiências, principalmente em Rondônia. Cassol, aliás, já está recebendo centenas de denúncias de consumidores que tiveram suas contas de luz até triplicadas, de um mês para o outro. É um dos assuntos que, certamente, vai ocupar grande espaço na agenda cassolista.

NO ESCURO
Mas há outras questões. Para Cassol, por exemplo, o problema da falta de energia por si só já é prova da falta de gestão na empresa. “Não é possível que nós na Amazônia, que produzimos energia para o resto do país continuamos no escuro, isso é no mínimo falta de gestão. A Eletrobras Rondônia só investiu 37% do orçamento. Ouro Preto D’Oeste e Ji-Paraná vivem às escuras e na capital Porto Velho tem apagão todo dia, sem falar que a tarifa é uma das mais caras do Brasil”, denunciou Cassol. Ou seja, a pauleira já começou.

CNJ AGINDO
Data histórica: 21 de maio. O Conselho Nacional de Justiça vai julgar dois ex-presidentes do Tribunal de Justiça do RN, acusados de meter a mão em mais de 20 milhões de reais em dinheiro ilegal. A denúncia foi feita por uma ex-secretária dos desembargadores, que recebeu benefícios judiciais para “dedar” os chefes. O CNJ começa a agir e a fazer uma limpeza no Judiciário brasileiro, onde a grande maioria dos magistrados é séria e decente, mas há sim uma minoria de bandidos de toga, como diz a ministra Eliana Calmon.

JÁ COMEÇOU!
Já começou ontem. Neste sábado e até a madrugada de segunda-feira, os plantões do João Paulo II estarão lotados. É o resultado de um trânsito caótico na Capital – e em outras cidades do Estado – somada à irresponsabilidade geral dos motoristas e condutores de motos. Quase uma centena de pessoas já morreram e houve o triplo de feridos em rodovias e ruas em Rondônia, nos primeiros meses do ano. Os finais de semana são os piores dias. Se não houve uma mudança radical na forma como veículos e motos transitam por Rondônia, a matança não terá fim.

FLAGRADOS
Ficou ruim para um trio de membros da Guarda de Trânsito, flagrado com viatura oficial da Semtran estacionada sobre a calçada, totalmente irregular, enquanto os “guardinhas” iam fazer compras num mercado. Aconteceu essa semana, na rua Guiana com Calama, em Porto Velho. Foram flagrados por um esperto cidadão, que postou fotos nas redes sociais e denunciou o caso. Sempre tem um celular com câmera para flagrar tudo. Nada mais se pode esconder das redes sociais. Nem a burrada dos guardas...

PERGUNTINHA
Os denunciados na Operação Termópilas já não deveriam ter renunciado aos seus cargos na Mesa Diretora da Assembleia legislativa há muito tempo?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires





Nenhum comentário:

Postar um comentário