terça-feira, 22 de maio de 2012

Opinião de Primeira

UM DIA PARA ENTRAR NA HISTÓRIA
DA POLÍTICA DA NOSSA RONDÔNIA
A terça tem tudo para entrar para a história política de Rondônia. Hoje, se saberá o que decidiu o relatório da Comissão Processante da Operação Termopilas, que desde novembro passado envolveu a Assembleia Legislativa num dos seus maiores escândalos. Pela primeira vez na nossa história, será pedida a cassação de pelo menos um deputado, e, mais que um simples deputado, o presidente da Casa, Valter Araújo.. E que só não perderá o seu mandato se os parlamentares rondonienses perderem o juízo e decidirem afrontar a população. Mas não ficará por aí apenas o relatório do deputado Edson Martins. Pedirá sim mais punições para outros envolvidos, embora não se saiba, até que o texto seja divulgado, que intensidade e se serão pedidas mais cassações. A verdade é que tudo o que o parlamento fizer para encerrar este lamentável episódio, limpando a casa, será lucro. A comunidade exige medidas duras e drásticas e não aceitará qualquer outro caminho. Os deputados que não estão no rolo, sabem o que pode significar para suas vidas públicas, daqui para a frente, caso não hajam com dureza e façam cumprir a lei.

Não há mais espaço para jogo de cintura, para corporativismo, para compreensão entre amigos. A necessidade agora é de que as medidas certas sejam tomadas. Deve-se destacar, nesse contexto, as posições do presidente interino, que logo será definitivo, José Hermínio Coelhos e de outros parlamentares, que sempre quiserem e querem deixar claro que a ALE não aceita conchavos e que quem merecer, tem que ser punido. Há ainda resistências, mas logo se saberá, quando as decisões forem para o plenário, se o parlamento rondoniense passará mesmo por uma limpeza total ou não.Terça explosiva, portanto. E decisiva para o Legislativo estadual.

MISSÃO DURÍSSIMA
A juíza Duilia Sgrott Reis não é de meias palavras. Quando afastou Valter Araújo da presidência da Assembleia e do próprio parlamento, emitiu longa sentença, em defesa dos rondonienses de bem e do seu Estado, contra os malfeitores. Lamentou que Rondônia estivesse sendo motivo de gracejos país afora. E usou da sua autoridade para, via judicial, começar a determinar uma limpeza na Assembleia. Pois hoje, a magistrada tem outra missão das mais duras: vai intermediar uma tentativa de acordo entre governo e sindicalistas para a greve da saúde.

DO LADO DOS FRACOS
Sensível à situação do povo doente, que sempre paga o pato quando os poderosos brigam, a juíza Duilia quer resolver de vez o impasse, que piorou a situação dos doentes, que se amontoam em hospitais. Sindicalistas e um pequeno grupo de grevista radicalizou. E o governo já avisou que não tem como ir mais longe, além do que já ofereceu. É bom que na reunião de hoje, os participantes estejam preparados para enfrentar os argumentos poderosos e baseados na lei, da juíza, que já demonstrou de que lado está: do lado dos mais fracos e indefesos.

“DI MENOR”
Walmir Teixeira é mais uma vítima roubada em sua casa. Não se conformou. Investigou e descobriu os ladrões. Denunciou à polícia, que lhe avisou: nada pode fazer porque o principal acusado, autor de outros roubos e violento, é “di menor”. Na Delegacia de Menores, também não conseguiu nada e ainda teve que pagar ainda 88 reais por um laudo pericial. Ninguém foi preso, apesar dos autores do roubo serem conhecidos. O que se espera é que a vítima não acabe sendo processado por protestar. Aqui e em todo o Brasil, proteção só para malfeitor.

ARMADO E PERIGOSO
Há um psicopata a solta no trânsito de Porto Velho. Armado com uma pistola, ele anda numa moto e pode atacar a qualquer momento. Dia desses, foi abalroado pelo carro de um empresário. Discutiu e ameaçou. Não quis esperar a polícia chegar, é claro, e foi embora. Duas horas depois, localizou o empresário. Desceu da moto e disparou dois tiros à queima roupa. Sorte que é criminoso, mas tem má pontaria. Milagrosamente, não acertou os tiros. Ao tentar atirar de novo, a arma falhou e o covarde sumiu. A polícia tem obrigação de prendê-lo, antes que ele ataque de novo.

LAICO, ONDE?
Mais um feriadão! Nesta quinta-feira, dia 24, é feriado em Porto Velho, Dia da Padroeira, Nossa Senhora Auxiliadora. Mais um feriado religioso, entre tantos que infestam nosso calendário, apesar da Constituição afirmar que somos um país laico. Na Capital, portanto, pára tudo. Para o funcionalismo, sexta já é meio feriado. Então, voltar ao trabalho só na segunda. É assim, em todas as regiões do brasil, que respondemos à necessidade cada vez maior de produzir e trabalhar mais: criando mais e mais feriadões. Estamos mesmo na contramão da realidade.

MUITA SEGURANÇA
Sessão de hoje da Assembleia terá segurança muito reforçada. Depois de que celerado tentou entrar no prédio, semana passada, com cocô para jogar nos deputados e foi pego antes, há temor de aconteça algum fato mais perigoso. A Polícia Militar e a segurança interna da ALE vão agir em conjunto, uma fora e outra dentro do prédio. Ninguém sem credencial terá acesso. Não falta doido para tudo e, claro, é muito melhor prevenir do que remediar.

PERGUNTINHA
O relator da Comissão Processante da Assembleia vai pedir a cassação de todos os denunciados na Operação Termópilas ou apenas de um?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires







Nenhum comentário:

Postar um comentário