sábado, 12 de maio de 2012

Opinião de Primeira

FESTA DOS TRAFICANTES: STF DIZ QUE
ELES RESPONDERÃO CRIMES NAS RUAS
Todo o brasileiro de bem deveria ter amanhecido ontem com uma tarja preta no braço, em sinal de luto. Porque ele, o povo brasileiro foi derrotado mais uma vez, por quem deveria ter, antes de tudo, a preocupação maior de protegê-lo. O STF decidiu que, a partir de agora, traficante preso responderá por seus crimes em liberdade. Basearam-se, os ministros, na teoria de que, caso a atual legislação que impedia a soltura continuasse sendo cumprida, estaria se ignorando o direito de ampla defesa do réu e cairia por terra o princípio da presunção da inocência. O STF, que tem alardeado que o Congresso não produz leis e que então ele, Supremo tem que decidir, desmentiu a si mesmo. Decidiu em favor dos criminosos, contra uma das poucas leis aprovadas no Congresso, que considera o tráfico de drogas como crime hediondo e inafiançável. O crime organizado, se pudesse, estaria fazendo carreatas pelo país afora, para comemorar. Como não tem como, certamente fará outra tipo de comemoração, o que significa, na prática, que a população, já refém da violência, é quem sofrerá mais.

Ao passar a mão na cabeça dos bandidos, ferozes e que ignoram a vida alheia; ao dar aos responsáveis pelas maiores tragédias que vivemos, o status de cidadão comum; ao abraçar a causa dos criminosos, via decisão tão infeliz, o STF deixa claro que a prioridade nacional não é prender e desbaratar quadrilhas do tráfico. Daqui a uns 50 anos, quando o país tentar mudar essa decisão absurda, poderá ser tarde demais. Viveremos anos de terror, de violência, de mortes, de corrupção e tristezas. O STF optou por valorizar a cidadania dos bandidos, contra os direitos dos cidadãos de bem. Só podemos mesmo usar luto, até porque é a inércia da sociedade que permite que decisões horrorosas como essas sejam tornadas lei neste país.

PORQUE A BR?
Servidores estaduais planejam para o próximo dia 23 uma grande mobilização. Estão com o saco cheio de serem enrolados com a transposição que nunca sai. Vão fazer pesados protestos. O que mais pode dar resultado é um acampamento na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Isso sim funciona! O maior erro é falar em fechar a BR 364. Essa gente não aprende mesmo! Faz suas justas reivindicações, mas, ao mesmo tempo, atrapalha a vida de todos e age com ilegalidade. Pô, não dá para ser mais criativo e criar um movimento simpático à população e não contra ela?

DENÚNCIA AO CNJ
Caso do criminoso Magaiver Maia, condenado por vários crimes e que, livre, participou de novos assaltos até ser preso de novo, em Porto Velho, será denunciado ao Conselho Nacional de Justiça. Uma das vítimas, inconformada com o fato do bandido ter ficado tão pouco tempo atrás das grades, mesmo com a vida repleta de crimes, está enviando farta documentação à ministra Eliana Calmon. Quer que o CNJ investigue a fundo como um criminoso contumaz pode estar à solta tão facilmente. É coisa complexa e que vai dar o que falar.

VOTO CARO
Mais de 286 milhões de reais. Esse será o custo das eleições de outubro, no Brasil. A previsão é do TSE. Isso sem contar os milhões que muitos pré candidatos estão separando para “convencer” o eleitor. Em Porto Velho, aliás, todos os dias ouve-se que já há gente gastando uma grana preta, contratando cabos eleitorais, desde agora. As histórias se sucedem em mesas de bares, restaurantes, conversas entre candidatos a candidatos. Não tem como provar, mas que há um fundo de verdade nisso tudo, há sim.

(IN) SEGURANÇA
Higor Amaral é carioca, representa o jornal O Dia pelo Brasil afora. Mora há quase 40 anos no Rio, uma das cidades mais violentas do mundo. Nunca foi assaltado ou roubado. Veio no ano passado a Porto Velho, deixou sua pasta no carro, que foi e arrombado e seus pertences levados. Bem pertinho da Assembleia, onde deveria haver segurança. Agora, outro jornalista, Paulo Andreoli, foi vítima dos arrombadores. Levaram todos os seus equipamentos. Seu carro foi arrombado no centro. Onde não há policiamento. Casos assim sucedem. Ninguém é preso.

FALA OU NÃO FALA?
Sempre que esquenta o trabalho da Comissão Processante da Assembleia, surge a conversa de que Valter Araújo dará uma entrevista bombástica, abrindo o jogo. Esta própria coluna recebeu, mais de uma vez, informações de que Valter estava prestes a falar. Ele chegou a procurar uma emissora, através de seus representantes legais, para gravar uma entrevista, mas desistiu. Agora, novas ameaças de que “o Valter vai falar”. Na verdade, se pudesse dizer algo que ajudasse na sua defesa, o presidente foragido da Assembleia já o teria feito.

POBRE CONTRIBUINTE!
A avenida tem ainda o nome de Jorge Teixeira, já foi Kennedy e agora é a BR 319. E em BRs é proibido estacionar. Mas essa confusa via de Porto Velho, ora é tratada como uma rodovia federal, ora como avenida municipal. Não havia controle algum. De uma hora para outra, os veículos nela estacionados foram guinchados. Exigência legal, disseram os patrulheiros. Mas, até há bem pouco, a 319 era fechada para festa de carnaval fora de época. E era legal. O bom senso diz que o ideal seria avisar os motoristas, antes do guincho. Mas quem dá bola para o contribuinte?

PERGUNTINHA
Quanto tempo vai demorar para que os detidos na Operação Las Vegas, que exploravam o jogo ilegal, estejam soltos de novo, para voltar às suas atividades?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires






Nenhum comentário:

Postar um comentário