terça-feira, 29 de maio de 2012

CINTILOGRAFIA

O exame cintilográfico, permite obter imagens de processos fisiológicos que ocorrem no organismo. Um dos exames cintilográficos mais procurado é o do Miocárdio que é feito para avaliar o fluxo de sangue que vai para o músculo do coração através das artérias coronárias. Serve também para ver indiretamente como está à circulação sanguínea do coração, como outras doenças cardíacas.

Outro exame muito usado na medicina nuclear é a cintilografia óssea que permite a detecção precoce de qualquer condição que aumente o metabolismo dos ossos, dentre os quais se destacam: pesquisas de metástases (infiltração dos ossos por câncer, em geral de pulmão, próstata e mama); infecções e inflamações dos ossos - osteomielite (principalmente em crianças); osteonecroses (interrução do suprimento sanguíneo para o osso); dores lombares (suspeita de sacroleite ou espondiloartropatias); fraturas de estresse, em geral nos atletas; avaliação tardia de próteses, principalmente dos quadris; avaliação e seguimento de tumores ósseos; doenças osteometabólicas (Paget, displasias, raquitismo, hiperparatireoidismo, etc).

A cintilografia óssea é um dos procedimentos mais antigos e estabelecidos da medicina nuclear, representando mais de 1/3 dos exames realizados na especialidade.  Basicamente consite em injeção na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados) que permite o rastreamento do esqueleto como um todo. Além da Cintilografia do Miocárdio e Óssea, o exame cintilográfico é aplicada em outros tipos de doenças com diagnósticos mais precisos e seguro.

O que é o exame?
A cintilografia é uma especialidade da medicina nuclear, permite obter imagens sobre a anatomia e função dos órgãos, utilizando-se de um medicamento chamado de radiotraçado ou radiofármaco, que concentra-se seletivamente no órgão a ser estudado. A radiação do medicamento é menor que uma exposição de raios-X. Através do aparelho - Gama Câmara - recontrói-se a imagem no computador formando-se os cintilogramas, que representam a distribuição do radiotraçador no órgão estuado. Qualquer distribuição diferente do padrão apontará a presença de alguma anomaia. Hoje existe uma centena de exames cintilográficos desde uma análise funcion al dos rins à análise de sistemas dos principais órgãos do corpo. O exame é contra-indicado em mulheres gestantes ou em amamentação. Caso esteja amamentando, deve-se suspender a amamentação e o contato íntimo com a criança por no mínímo 24 horas após o exame.

Recomendação para quem vai fazer o exame
Não é necessário estar em jejum, pode alimentar-se normalmente; procurar vestir roupas confortáveis, sem excessos de botões ou peças metálicas; evite cintos com fivelas muito grandes e jóias em execesso; não é necessário vir de bexiga cheia; pede-se se possuir, trazer exames recentes relacionados a doença (cintilografias prévias, radiografias, tomografias, ressonância, ultrassom, biópisias, relatórios médicos).
Fonte: Revista Médica

Nenhum comentário:

Postar um comentário