quinta-feira, 31 de maio de 2012

Opinião de Primeira

PAZ ONDE? EM 30 ANOS, MAIS DE 1 MILHÃO
DE BRASILEIROS FORAM ASSASSINADOS
Onde está aquele país alardeado no mundo inteiro de ter um povo pacífico, leniente, bem humorado? O Brasil que era assim decantado, não existe mais há muito tempo. Apenas dois dados servem para comprovar que estamos longe de sermos uma terra de paz: o número de assassinatos registrados nas últimas décadas e o de mortes no trânsito. Somando-se os dois casos, em menos de 30 anos, perderam a vida nada pelo menos 1 milhão e 350 mil brasileiros, a grande maioria deles pela violência cruenta que assola nossas pequenas, médias e grandes cidades. Entre os anos de 2000 e 2010, os dados oficiais apontam que mais de 1 milhão de brasileiros de todas as idades foram assassinados. Menos de 10% dos crimes foram resolvidos e metade disso colocou os culpados na cadeia. O Mapa da Violência 2012, do governo federal confirma: em 2008, houve mais de 51 mil homicídios no país. Outros tantos em 2009 e quase 50 mil mortos em 2010 e 2011. Em três décadas, perdemos tantas vítimas para crimes do que o número de vietcongs mortos em mais de duas décadas numa das mais cruentas guerras que o mundo moderno já existiu, a do Vietnam.

Mas não se pode ignorar a outra tragédia brasileira: a do trânsito. Nos últimos dez anos, mais de 350 mil brasileiros morreram em acidentes. E a média só cresce. Em 2010, esse número chegou a 41 mil e em 2011 superou os 43 mil mortos. País pacífico onde, com essa multidão de mortos? E ainda tem um dado tão assustador quanto todos os outros. De 1980 a 2010, 91 mil mulheres foram assassinadas no Brasil. A grande maioria por seus companheiros ou maridos. No dia a dia, somando os crimes violentos e o trânsito, estamos pior do que o Vietnam, no auge da sua sangrenta guerra.

POR AQUI
Rondônia está na oitava colocação, entre todos os estados brasileiros, no número de assassinatos registrados. Os números são proporcionais à população. São 38,8 crimes de morte para cada 100 mil habitantes, um dado preocupante e sem tendência de queda. Segundo o Ministério da Justiça, a terra mais violenta do país é a das Alagoas, onde os crimes de mortes batem recorde todos os anos. Mas, a verdade é que os assassinatos aumentam em todas as capitais brasileiras. A impunidade, certamente, é uma das principais causas.

MARTE PERTINHO
Está nas redes sociais: em 27 de agosto, assistiremos a um fenômeno que se repetirá depois de milhares de anos. Marte estará em seu curso mais próximo da Terra. E poderá levar outros 60 mil anos para se repetir. Em agosto – principalmente no dia 27 – Marte aparecerá no céu com o mesmo brilho que a Lua. Chegará a cerca de 34,6 milhões de quilômetros do nosso Planeta. É um fato raríssimo, que merece ser acompanhado de perto. Tipo de evento que só se assiste uma vez em centenas de gerações.

ANALISANDO AS CONTAS
O analista de sistema Filipe Jeferson contesta a Eletrobras, de que houve erro na leitura das contas de energia, por parte da empresa contratada para o serviço. Em resumo: “o calculo de consumo de energia é o mesmo há mais de 50 anos Matemática e informática são exatas e não tem como dar errado”, informa Filipe. E continua: “se o programa está com erros (bug), por que o erro só joga o valor pra cima? Um programa com erro, é chamado de flutuante. Ele erra tanto pra cima quanto pra baixo. Se tivesse erro de de cálculos, ele, por exemplo, poderia emitir a conta de energia de um supermercado no valor de 50 reais”.

“JOÃO SEM BRAÇO”
E o leitor, que analisa a questão das contas absurdas da ex-Ceron, vai mais longe: “migração de sistema é fácil, desde que se tenha um banco de dados. E isso a Eletrobras tem. Já fui técnico dos Correios e de banco e sei que código aberto é de fácil migração. Ou seja, essa explicação colocando a culpa na empresa que desenvolve o programa e a impressão das contas. É história para boi dormir. O que acho é que eles estão entrando na história do ´joão sem braço´ ou daquela do ´se colar, colou!, protesta, indignado com a situação.

MENOS CEM
Rolo grande envolvendo os mototaxistas de Porto Velho: a Justiça determinou que pelo menos 100 deles percam suas placas. Foi determinada uma “reclassificação” na distribuição de placas. O assunto é complexo e o sindicato já foi ao prefeito Roberto Sobrinho, pedir socorro. Alegam os mototaxistas que a centena de profissionais que perderão se trabalho, ficarão sem renda e abandonados. O bom senso pode indicar que a reclassificação valha daqui para a frente. Não seria menos traumático?

QUEM COMEÇOU?
O caso envolvendo o ex-presidente Lula e o ministro Gilmar Mendes, é dos mais graves que o país já viveu nos últimos anos. Mendes não se atemorizou e foi à mídia, vociferar contra o que chamou de “bandidos” que queriam envolvê-lo num escândalo, para pressionar que o julgamento do mensalão fosse adiado. O PT saiu em defesa de Lula. O presidente nacional, Rui Falcão, disse que o partido não permitirá que seu maior líder, Lula, seja envolvido no escândalo. Ué, mas não foi o próprio Lula que criou o problema? O desdobramento do caso pode causar sérios danos a todos os envolvidos.

PERGUNTINHA
O depoimento de cinco horas, recheado de explicações mirabolantes do ainda senador Demóstenes Torres conseguiu convencer alguém de que ele é da turma do Cachoeira?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário