quarta-feira, 16 de maio de 2012

Opinião de Primeira

SUPERLOTAÇÃO DOS PRESÍDIOS ATÉ PODE
ACABAR, MAS O TERROR VAI PARA AS RUAS
A decisão do STF de dar direitos especiais aos traficantes, ainda assusta o país. Milhares de bandidos envolvidos com o tráfico, considerada a principal causa da violência no Brasil, vão voltar às ruas, pela porta da frente das cadeias. Para se ter uma ideia, só no Estado de Minas Gerais, 9.845 traficantes serão soltos numa só vez. Equivale à população de uma pequena cidade brasileira. No Rio, serão mais de 15 mi. Em Rondônia, grande parte dos presos o foram por envolvimento com o tráfico. E o número de mulheres neste crime é outro detalhe impressionante. Só em Rondônia, das 157 presas no Presídio Feminino, 135 se envolveram com as drogas: 86% do total das detentas. Pelo país afora, grandes líderes do tráfico estão comemorando a decisão. Eles receberam praticamente um habeas corpus do Supremo para continuar no crime. Só irão para a cadeia depois de julgados. Como se sabe da lentidão da Justiça brasileira, muitos destes bandidões estarão livres, nas ruas, durante anos e anos. A decisão vai acabar com a superlotação nos presídios, mas, sem dúvida, vai levar o terror às ruas.

É isso que dá misturar ideologia com combate ao crime. Ao dar aos traficantes o status de gente boa, que não pode sofrer o peso da lei até que sejam julgados, o STF entregou a arma mais poderosa a eles: a impunidade. Partindo do princípio da presunção da inocência, uma excrescência jurídica que jamais deveria ser estendida a criminosos deste porte, o STF jogou na vala comum criminosos primários, eventuais e os poderosos donos do crime organizados. Lamenta-se que não se ouviu da OAB ou de qualquer outra entidade – muito menos do Congresso ou do governo – qualquer protesto contra esse absurdo. Parece que está tudo bem. Para a grande maioria dos brasileiros, certamente não está não!

CASTA SUPERIOR
O grande negócio é ser servidor público, porque os direitos são imensos e os deveres relativos. Milhares de brasileiros correm todos os dias atrás de concursos, para se tornar imunes à demissão e terem benefícios que os operários comuns jamais receberão. Em Candeias do Jamary, um concurso para algumas poucas vagas, tem mais de 25 mil inscritos. E é assim por todo o Brasil. Os que forem aprovados, graças ao seu esforço e competência, estarão preparados para manter o serviço público brasileiro entre os piores do mundo.

CONTRA A MISÉRIA
Não se pode dizer que o combate à miséria não seja prioridade para a presidente Dilma. Ela está demonstrando isso na prática. O novo programa de apoio à infância no norte e nordeste é outra prova disso. Ela quer diminuir em muito nossos vergonhosos índices da extrema pobreza. A forma é complicada, porque o dinheiro vai para os adultos e não terá controle. Mas, pelo menos ela está tentando. Há anos não havia no país programas contra a miséria como agora. Só tem que corrigir o rumo e fiscalizar muito. Senão...

MENOS GRANA
Um déficit de 148 milhões nas receitas do Estado, a maior parte dele por causa da desaceleração das obras das usinas, está causando grande dor de cabeça ao Palácio Presidente Vargas. O governo esperava um recuo na receita, mas não tão drástico e não de imediato. A previsão é de que as coisas só melhorem a partir do último quadrimestre do ano. Até lá, Confúcio Moura e sua turma terão que apertar os cintos. Mais um problemão para o governo rondoniense.

TERROR SEMANAL
Outro final de semana sanguinário nas rodovias, estradas do interior e Capital. Vários jovens perderam a vida. Num dos acidentes, morreram três jovens da mesma família. O açougue em que se transformou o trânsito em Rondônia – que já tem índices acima da média nacional – é o um filme de terror sem fim. Cada vez mais mortos e feridos. Motoristas irresponsáveis, motoqueiros suicidas e falta de fiscalização e sinalização são as causas. E fica cada vez pior.

AMEAÇAS
O rondoniagora, em sua edição impressa, denuncia que pessoas ligadas ao deputado Valter Araújo estariam ameaçando deputados, autoridades e até jornalistas. Por isso, é vital que a Polícia Federal vá a fundo e investigue o que realmente está acontecendo. O próprio presidente da Assembleia, José Hermínio Coelho, informou à imprensa que foi ameaçado, mas que não abrirá mão de sua posição. Ele quer que os envolvidos na Termópilas sejam punidos, cada um com a decisão proporcional ao seu delito. Ou seja, tempo quentíssimo pelos lados do parlamento rondoniense.

BOLSONARO
Ele voltou! Numa entrevista bombástica à Record News nacional, o deputado Jair Bolsanoro, aquele mesmo, voltou a atacar. Não deixou pedra sobre pedra. Contra os programas sociais do governo, contra o kit antigay; contra os petistas. Bateu abaixo da linha da cintura. O governo entra em pânico quando Bolsonaro fala. Até porque fala muitas verdades. Mas é sempre bom lembrar quem ele representa: a antidemocracia e a ditadura. A direita teve sua chance de endireitar o país e só o entortou. A esquerda, agora, está tentando e não está conseguindo. Mas, pelo menos, age de forma mais democrática.

PERGUNTINHA
Se continuar jogando do mesmo jeito, quem vai tirar o título da Libertadores e do Campeonato Brasileiro do Santos e de Neymar?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário