terça-feira, 15 de maio de 2012

Opinião de Primeira

DIAS DECISIVOS PARA A ASSEMBLEIA
E OS DENUNCIADOS NA TERMÓPILAS
A partir desta terça-feira, haverá dias decisivos para a Comissão Processante da Assembleia, que está investigando o envolvimento de oito deputados denunciados na Operação Termópilas. O relator, Edson Martins, pode apresentar seu relatório ainda hoje. Com surpresas desagradáveis para a maioria dos seus colegas que estão enrolados. Não há dúvida de que a Comissão pedirá a cassação de Valter Araújo, o ex-presidente ainda foragido. Mas, ao contrário do seu que se ouvia com insistência, os demais sete enrolados não sairão ilesos. A dica foi dada pelo próprio presidente da ALE, deputado José Hermínio Coelho, no programa Candelária Debate, da TV Candelária, no sábado. Ele disse que tem certeza de que o legislativo dará à coletividade rondoniense uma resposta à altura do que ela exige, no episódio. E disse mais: que acredita que haverá mais punições, embora tenha destacado que cada um responderá por sua culpa. Pode até haver mais de uma cassação e pelo menos mais media dúzia de punições. O assunto está caminhando para que, de todos os envolvidos, provavelmente nenhum saia sem algum tipo de censura ou até suspensão temporária do mandato.

Tudo isso, é claro, são ilações e interpretações do que se está ouvindo nos corredores da Assembleia, nos bastidores da Comissão Processante e até em declarações claras, como as deu o presidente Hermínio Coelho. A verdade é que os parlamentares que nada tiveram a ver com a Operação Termópilas, sabem muito bem o que perderão, caso passem a mão na cabeça dos envolvidos. Nesta altura do campeonato, não punir devidamente os denunciados seria suicídio político. E, a maioria dos atuais deputados tem planos futuros em relação às urnas. Receberão, do eleitor rondoniense, a resposta à altura do que decidirão em relação à Termópilas. Eles têm plena certeza disso. E é por isso que vão agir.

130 BI DE PERDA
Sem a aprovação do Código Florestal pela presidente Dilma, que é o que se desenha, o Brasil vai perder nada menos que 130 bilhões de dólares do PIB, no agronegócio. O alerta foi feito em artigo assinado pela senadora Kátia Abreu, presidente da Confederação Nacional da Agricultura. O país ficará com menos 33 milhões de hectares para produzir alimentos. E meia dúzia de onguistas e ambientalistas de ar condicionado, querem que regridamos na produção. Porque eles, cheios da grana, sempre acharão o que comer.

CORPORATIVISMO
Não há governante que suporte enfrentar o corporativismo do funcionalismo público. Em todos os níveis. Políticos, quando na caça ao voto, fazem de tudo para ter o apoio dos servidores, na eleição, prometendo a eles vantagens e benefícios que o trabalhador comum jamais terá. No poder, não conseguem cumprir suas promessas e muito menos pagar salários dignos. Daí, ficam reféns dos servidores. É o que está acontecendo em Rondônia, no caso da saúde e o que acontece em todo o país. O interesse de grupos manda e a população é quem se ferra.

PROTESTO
Amanda da Silva Martins protesta contra posição da coluna em relação à greve dos servidores da saúde. Afirma que “venho observando que o senhor está sempre defendendo o governador com unhas e dentes.” Diz que a situação dos hospitais é caótica e convida o colunista a visitá-los. Respeitando a opinião da leitora, lembramos que essa coluna sempre criticou duramente os péssimos salários dos servidores da saúde. Só não aceita é que os doentes morram por falta de atendimento. Com relação às propostas que o governo fez aos grevistas, houve várias rodadas de negociações e a proposta chegou ao máximo, segundo o governo, que ele poderia dar.

NÚMEROS TRÁGICOS
O Ministério da Saúde anunciou, só agora, os números oficiais de mortos em acidentes de trânsito, em todo o país, no ano de 2010. Foram 42.844 vidas perdidas, um percentual de -14% a mais do que em 2009, quando morreram 37.594. No mundo inteiro, em 2010, o trânsito provocou a morte de 1 milhão e 300 mil pessoas. Péssima notícia para nós brasileiros: somos um dos países com maior número de vítima. Cerca de 90% dos acidentes com vítimas, ocorreram no Brasil, Rússia, Índia e China..

DOENÇA INCURÁVEL
Rondônia não fica para trás. O número de mortos e feridos no trânsito cresce cada vez mais. Má sinalização,falta de fiscalização, ruas esburacadas, tudo contribui para os sucessivos acidentes. Mas, o pior de tudo é o desrespeito, a falta de preparo, a irresponsabilidade dos motoristas e motoqueiros, que fazendo das ruas um verdadeiro circo dos horrores. Não há, a curto prazo, solução para este horror, cuja raiz está na falta de educação e de preparo para dirigir. Doença incurável.

DEU CELSO!
Surpresa no PDT: Celso Gomes ganhou, numa primeira votação, a indicação do partido, para ser o nome numa eventual disputa pela Prefeitura da Capital. Ninguém imaginava que Dalton di Franco, poderia ficar de fora. Embora muitas informações davam conta que ele tinha o apoio do presidente regional e única liderança forte pedetista, o senador Acir Gurgacz, isso não se confirmou. Acir avisou que aceitaria a decisão do diretório municipal. Na hora da escolha, ao menos por enquanto, foi Celso Gomes o ungido. Resta saber se o PDT vai mesmo sozinho ou se, mais à frente, aceitará voltar ao papel de coadjuvante.

PERGUNTINHA
A radicalização da greve e a piora no atendimento aos pacientes do sistema estadual de saúde vão ser toleradas até quando?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires



Nenhum comentário:

Postar um comentário