segunda-feira, 14 de maio de 2012

Como evitar que fotos íntimas vazam na internet?

Veja algumas dicas para evitar que fotos e arquivos sejam expostos na internet. O pior é que grande parte desses ataques não são feitos de maneira direta pelos crackers, mas são realizados porque usuários acessam links maliciosos e abrem as portas para invasões.

A internet conecta milhões de pessoas, isso não é novidade. E desses milhões, há muitos que estão apenas procurando por computadores vulneráveis a ataques. O pior é que grande parte desses ataques não são feitos de maneira direta pelos crackers, mas são realizados porque usuários acessam links maliciosos e abrem as portas para invasões. Não apenas isso, também há diversos outros hábitos, muito comuns, que fazem com que os computadores fiquem abertos a ataques. Confira alguns dos erros mais frequentes que a maioria dos usuários cometem e também saiba como evitar os riscos que atrapalhem a sua estadia na internet.

Apesar de casos como o da atriz Carolina Dieckmann, que teve fotos íntimas expostas sem sua autorização na internet, serem os que ganham notoriedade na mídia, o problema tem sido cada vez mais comum com pessoas fora do mundo das celebridades.

Veja algumas dicas para evitar que suas fotos e arquivos vazem na internet:
“Manter-me conectado” - Desmarque esta opção para garantir sua segurança
Serviços de email e redes sociais possuem a opção “Manter-me conectado” para que os usuários não precisem digitar seus logins e senhas a cada vez que desejarem acessar suas contas. Isso pode ser muito útil para qualquer pessoa que não divida o computador, mas quando isso é feito em computadores públicos, o perigo é grande. Computadores de lan houses e universidades são utilizados por muitas pessoas em períodos curtos. A qualquer momento pode surgir um usuário que, ao perceber que algum serviço já está logado, altera dados e insere informações caluniosas sobre a vítima, que só vai perceber os danos muito mais tarde.

Não atualizar aplicativos: Não atualizar é perigoso!
Programas vitais para o funcionamento do computador não podem ser deixados de lado na hora de realizar as atualizações. Sistema operacional e aplicativos com comunicação a servidores online (Adobe Flash, Adobe Reader e Java, por exemplo) podem ser verdadeiras portas de entrada para pragas virtuais. Atualizações, por menores que sejam, são muito importantes para corrigir possíveis falhas estruturais que deixam os aplicativos vulneráveis e não efetuá-las, consequentemente, pode prejudicar os computadores.

Baixar filmes e softwares ilegais
Muitos veem na pirataria, uma saída para gastos com programas de computador, jogos e filmes. O problema é que (além de desrespeitar as leis de direitos autorais) muitas destas fontes oferecem os mesmos riscos que o caso anterior. Sites maliciosos são criados para atrair usuários em busca de licenças e softwares piratas e “fazem a festa” com as portas que são abertas. Ao “clicar para baixar”, os usuários também estão “clicando para infectar”, “clicando para permitir o acesso de crackers”, ou seja, deixando o computador vulnerável.

Tenha um técnico de sua confiança
Digamos que você tenha fotos ou arquivos sigilosos... Se der alguma pane no seu computador, celular, notebook e etc, não entregue este equipamento à qualquer pessoa. Leve sempre à alguém de sua confiança. Várias pessoas já tiveram suas fotos publicadas na web após levarem seus equipamentos para a manutenção ou até mesmo perderem em via pública.

Use algum programa que apague definitavamente
Existem alguns aplicativos que prometem "apagar definitivamente" os arquivos deletados para evitarem que eles sejam recuperados. Um desses programas é o Eraser que é gratuito.

Use um programa de criptografia
Essa é uma das dicas mais importante e pouquíssimas pessoas utilizam. Se você precisa armazenar fotos ou dados sigilosos, use um aplicativo de criptografia. Ele protege seus arquivos com senha que não podem ser quebradas facilmente. O EncryptOnClick ou o SafeHouse Explorer USB Disk Encryption podem fazer isto pra você. E o melhor, ambos os programas são gratuitos. Este aplicativos são indispensáveis, pois caso você perca seu equipamento ou mesmo leve à manutenção será bem difícil que alguém consiga quebrar a senha. Só pra você ter uma ideia da dificuldade de quebrar uma senha que tenha sido protegida por um aplicativo de criptografia, vou relatar um fato: Quando o banqueiro Daniel Dantas foi preso no Rio de Janeiro, apreenderam alguns disco rígidos no apartamento dele, porém os mesmos estavam criptografados.

O ítem principal: Se não for necessário não armazene
É importante que você tome o cuidado de evitar armazenar qualquer arquivo íntimo ou sigiloso. Melhor mesmo é não ter esses arquivos. Pois, mesmo que seja no seu próprio computador, que fique no seu quarto ou no seu escritório, protegido por senha e que só você tenha acesso... Um seu computador pode dar problema, ser roubado e etc... e pode acabar caindo em mãos erradas. O mesmo pode acontecer com pen-drives, cartões de memória, celular, mp4 e etc.
Fonte: Oficina da Net

Nenhum comentário:

Postar um comentário