sexta-feira, 18 de maio de 2012

Opinião de Primeira

GREVE ESVAZIADA NÃO TERMINA E
A SITUAÇÃO DOS DOENTES SÓ PIORA
A greve da saúde não termina, mas se arrasta. Transformou-se numa queda de braço entre dirigentes sindicais e governo e, mesmo esvaziada, a paralisação continua, causando grande transtorno a quem menos merece: os doentes. E o que chama a atenção é um pequeno grupo, que certamente mais dia menos dia será identificado, que saiu da legalidade do movimento para o crime da sabotagem. Os servidores públicos, tanto em Rondônia como em todo o Brasil, estão ganhando mal. Aqueles que entram na atividade pela porta da frente, alguns prestando relevantes serviços há muitos e muitos anos, vivem de migalhas. Há sim necessidade de que seja haja revalorização total dos trabalhadores, principalmente os que mais dão duro e que, no geral, recebem salários ridículos. Os professores são o caso mais sintomático desse raciocínio, mas o pessoal da saúde não fica para trás. O problema é que a situação vem de décadas e, de uma hora para outra, não há como corrigir tanta injustiça. Surgem então donos de sindicatos, muitos sonhando com mandatos, outros trabalhando a serviço de interesses partidários, mas poucos realmente preocupados com a categoria que representam. Eles mobilizam a massa que manobram, principalmente em anos eleitorais. E daí, é o que se vê.

A greve atual se esvazia, mas não termina. Mesmo que as cartas tenham sido colocadas na mesa, que não haja de onde tirar dinheiro para aumentar salários como quer a categoria e que os pacientes sofram, o movimento não termina. E, pior: decisões judiciais estão sendo ignoradas. Até aqui, a luta dos grevistas certamente tinha a simpatia de parte da população. A partir de agora e com as denúncias de sabotagem, não há mais como achar que a paralisação é justa e não contra a população. O quadro é esse. Até quando continuará, não se sabe.

PREMITANDO O VOTO
“A cada vez que me aprofundo no relatório da Comissão Processante da Assembleia, mais fico decepcionado. Não posso entender como um cidadão recebe o voto do povo e faz tudo isso que estamos descobrindo. Estão brincando”. As frases foram pronunciadas pelo deputado Adelino Folador, do DEM, ao comentar, o que está sendo desnudado em relação aos envolvidos na Operação Termópilas. Folador está revoltado. E, como é membro da Comissão, sua posição já dá uma tendência de como ele votará em relação à punição dos deputados enrolados. Já premeditou o breque...

SINAL VERMELHO
Repercute nas mídias sociais, a “grande” solenidade realizada em Cacoal, pelo prefeito Padre Franco e secretários, para a grande inauguração de um...semáforo. Teve a presença até do vice-governador, Ayrton Gurgacz e do deputado Tucura. As gozações são inúmeras, na medida em que inaugurar um sinal de trânsito certamente não mereceria uma festança de tal porte. Mas é assim mesmo. Em ano eleitoral, vale tudo. Até que o eleitor abra o sinal vermelho para quem exagera nesse tipo de comemoração...

THE FLASH
A Câmara Federal, para atender holofotes, age com rapidez espantosa. Projeto que andava lentamente pelas comissões, há longo tempo, foi aprovado em tempo recorde. Trata-se da nova lei de combate aos crimes na internet. Menos de uma semana depois do caso da atriz Carolina Dickmann e suas fotos nuas jogadas na net por hackers, a lei já andou. Enquanto isso, o que realmente interessa ao país fica engavetado. Veja-se, por exemplo, o caso d Código Florestal; da revisão dos sistemas econômico e política. Anos e anos e...nada!

TERCEIRA TENTATIVA
O anúncio de que o viaduto da avenida Jatuarana, sobre a BR 364, será entregue em julho, agradou a todos. O outro, mais importante ainda, no Trevo do Roque, será concluído em dezembro. Dessa vez, se saberá mesmo se há sapo enterrado nestas obras vitais para Porto Velho. Pela terceira vez, agora as obras recomeçaram, com força total. A Prefeitura garante que não haverá mais paralisações. Cinco dos seis viadutos projetadas estarão prontos até o final da administração Roberto Sobrinho. É o que todos esperam.

OLHA O MÁRIO SÉRGIO!
Que ninguém se surpreenda se, lá na frente, o grupo político do prefeito Roberto Sobrinho decidir apoiar a candidatura de Mário Sérgio, que reúne em torno de si vários partidos nanicos, à Prefeitura da Capital. Mário Sérgio, aliás, previu essa possibilidade lá atrás, quando já tinha certeza que o PT da Capital ficaria rachado e ele poderia ter o apoio oficial. Sobrinho e sua turma não apoiarão Fátima Cleide de jeito nenhum. Então, o ex-secretário de Roberto pode ser a opção. É esperar para ver sua a previsão vai mesmo se concretizar.

ORGULHO RONDONIENSE
A Santo Antônio Energia, responsável pela Hidrelétrica Santo Antônio, lançou campanha institucional para divulgar o início da geração de energia limpa e de fonte renovável, com o acionamento das duas primeiras turbinas. A hidrelétrica de Santo Antônio é um orgulho para os rondonienses e para todo o país. Foi construída em tempo recorde, entregue muito antes do prazo previsto e em poucos anos abastecerá, com energia da melhor qualidade, mais de 40 milhões de brasileiros. Merece, portanto, todas as comemorações. É uma obra espetacular, a serviço do Brasil!

PERGUNTINHA
Quantos estádios que estão em obras, a maioria atrasadas, estarão realmente prontos para receber os primeiros jogos da Copa do Mundo, em 2014?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário