quinta-feira, 17 de maio de 2012

ESTUDO BÍBLICO

ESTUDO BÍBLICO
TEMA: O BEM E O MAL

Vivemos um tempo em que cada vez mais se intensifica o confronto entre o bem e o mal. A palavra de Deus (a Bíblia Sagrada), é a base para mostrar em que posição estamos ou devemos nos posicionar neste grande conflito. A palavra de Deus contida na Bíblia é uma lâmpada para os nossos pés e luz para os nossos caminhos (salmo 119.105). Portanto quem estuda a Bíblia é um iluminado.

Saiba tudo o que você gostaria de saber sobre a espiritualidade de Deus, em uma linguagem simples, neste estudo que conta tudo.

PARTE 1
BÍBLIA SAGRADA O LIVRO QUE REVELA TUDO
TAMBÉM CONHECIDO COMO O LIVRO DOS LIVROS

A Bíblia verdadeira é constituída por 39 livros do Velho Testamento, e 27 livros do Novo Testamento, totalizando 66 livros. Começa em Gênesis, escrito por Moisés (VT), e termina em Apocalipse, escrito pelo apóstolo João (NT). Tem 1.189 capítulos e 31.102 versículos. Foi escrita por 40 escritores inspirados pelo Espírito Santo de Deus, num período aproximado de 1.600 anos. Já foi escrita originalmente em três línguas: hebraico, grego e aramaico. Hoje está traduzida em mais de 1.500 línguas e dialetos.

Está dividida em 5 partes: HISTÓRIA, POESIA, PROFECIA, EVANGELHOS E CARTAS

Autor da obra: Deus Todo Poderoso, Onipotente, Onisciente e Onipresente.

LIVROS 1º PARTE
História – Livros que vão de Gênesis a Ester (Velho Testamento), indo até Atos dos Apóstolos (Novo Testamento).

LIVROS 2ª PARTE
Poesia – Livros de Jó, Salmos, Provérbios, Cânticos e Eclesiastes.

LIVROS 3ª PARTE
Profecia – Livros do Apocalipse, Daniel, Isaías até Malaquias.

LIVROS 4ª PARTE
Evangelhos – Livros de Mateus, Marcos, Lucas e João (narra a vida de Jesus, lembrando que ele esteve neste mundo a mais de 2.000 anos).

LIVROS 5ª PARTE
Cartas ou Epístolas – Livros de Romanos, até Judas (que não é o Iscariotes o traidor).

(NOTA) – Variavelmente estes livros 85% e 90% se entendem como se lê, e 10% e 15%, numa linguagem profética, simbólica (figurativas) e parábolas. Com exceção os livros proféticos Apocalipse e Daniel que são os principais, com 95% não se entende como se lê e 5% como se lê.

PARTE 2
LIVROS PROFÉTICOS
Para um entendimento rápido pergunto: Por que as profecias foram escritas assim com todas essas complicações e simbologias que chega a dar medo em muitas pessoas e difícil de entender? Os livros proféticos principalmente Apocalipse, não se entende como se lê. Foi uma forma permitida por Deus, pois na época em que estava sendo escrito, os cristãos estavam sendo perseguidos e foi publicado desta forma para que as pessoas não destruíssem a Bíblia Sagrada. Por que se elas percebessem que as profecias falavam e falam delas, então elas destruiriam as escrituras sagradas. Por isso (Lucas 8.10) escreveu: ...”Para não lendo não veja e ouvindo não entendam”. E assim nós entendemos pela graça de Deus.

(NOTA) – O livro de Apocalipse é o mais difícil de entender.

SÍMBOLOS PROFÉTICOS
Veja os principais símbolos e palavras chaves que irão decifrar as leituras dos livros proféticos a partir de agora:

Estrelas (Daniel 12.3) = pregadores, mensageiros
Besta/animal (Daniel 7 e 17) = rei, reino
Mulher (Efésios 5.23) = igreja
Água/mar (Apocalipse 17.15) = povo, nações, multidões
Um dia (Números 14.34) = um ano
Ventos (Jeremias 51.1-5) = guerras
Chifre (s) (Apocalipse 17.12) = poder, rei, reino
Tempos (Daniel 7.25 e 11.13) = ano
Dragão (Apocalipse 12.9) = Satanás
Cordeiro (João 1.29) = Jesus
Cauda (Isaías 9.15) = falso profeta
Apocalipse (Apocalipse 1.3) = revelação

Veja a importância para nossa vida espiritual de conhecermos bem a Bíblia Sagrada. Satanás neste grande conflito entre o bem e o mal, não quer que você entenda e estude a Bíblia e também não quer que se compreendam as profecias. Por isso vemos as dificuldades para as pessoas parar e estudar a Bíblia.

(RECOMENDAÇÕES) – Devemos lê-la e estudá-la. Em (Mateus 22.29) cita: “Errais, por não conhecer as escrituras e nem o poder de Deus”. Em (Apocalipse 1.3) cita: “Bem-aventurados aqueles que lêem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo”.

(NOTA) – Quando você ora, está falando com Deus. Mais quando você lê a Bíblia é Deus falando com você. Amém!

DESCASO COM AS ESCRITURAS SAGRADAS
A igreja romana acrescentou por conta 7 livros a mais na Bíblia, livros considerados apócrifos ou livros ocultos não revelados por Deus. A palavra “apócrifo” é grega, e significa “escondido” ou secreto, e foi dado esse termo a esses livros porquê os seus autores são desconhecidos. Eles apresentam erros históricos, inexatidões, histórias e discursos de ficção. Ensina artes mágicas e as práticas das feitiçarias que você acha em (Tobias 6.1-9). Confessam a falta do dom profético (I Macabeus 4.46; 9.27; 14.41). Ensinam doutrinas como: Purgatório e reencarnação (Sabedoria 8.19,20) e oração pelos mortos (II Macabeus 12.43-46). Sobre essas coisas a Bíblia adverte em (Isaías 8.20 e Gálatas 1.8).

Os livros apócrifos são: Tobias, Judite, I Macabeus, II Macabeus, Sabedoria, Eclesiástico e Baruque. Eles foram acrescentados entre os anos 300 e 400 D.C., e embora haja no Novo Testamento cerca de 263 citações diretas do Velho Testamento e 370 passagens com alusão a ele, não há uma só referência de Cristo ou dos apóstolos aos escritores citados.

Em Apocalipse (22.18,19), o apóstolo Paulo escreveu que não se pode acrescentar e nem tirar nada, fazendo uma conclusão do livro sagrado. “Eu, a todo aquele que ouve as palavras da profecia deste livro, testifico: Se alguém lhes fazer qualquer acréscimo, Deus lhe acrescentará os flagelos escritos neste livro; e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro.”

Além de fazer acréscimos nos livros de Ester e Daniel, também alterou e mudou o texto dos mandamentos de Deus, dando outro significado que vem confundindo as pessoas ao longo dos tempos.



COMO ESTUDAR A BÍBLIA
Você não encontra índice sobre cada assunto que deseja estudar. Exemplo: A volta de Jesus. Você precisa examinar os textos em livros diferentes. Pega um versículo de Isaías, outro de Mateus, Apocalipse, outro em Daniel e, Gênesis, falando do mesmo assunto. Aí você junta todos os textos e chega a uma conclusão do tema.

O profeta Isaías, no capítulo 28.10, nós ensina como se estudar a Bíblia. “Porque é preceito sobre preceito, preceito e mais preceito, regra sobre regra, regra e mais regra; um pouco aqui, e um pouco ali.” É assim que se estuda a Bíblia Sagrada.



CONCLUSÁO
Esse pequeno conhecimento da Bíblia, já é uma vitória, é uma bênção espiritual. Mais Deus quer fazer muito mais. Assim como Deus está lhe revelando os símbolos das profecias, ele tem muito mais para te revelar. A revelação maior que Deus quer fazer na sua vida é o plano da sua salvação. O que Deus quer te revelar é algo que o mundo não entende e a medida que você vai estudando a Bíblia, a luz da verdade vai iluminando a sua cabeça e as trevas vão se dissipando.

O inimigo que talvez perturbe ou tenha perturbado a sua vida, a sua família, os seus negócios, ele será banido. A partir do momento que você começar a estudar a Bíblia, a luz das profecias, e a luz da verdade vai expulsando as trevas da alma. A luz do evangelho e a presença de Jesus no seu coração fará de você um vitorioso. (João 8.32) “Conhecereis a verdade, e a verdade vós libertará.” Aceite essa mensagem no seu coração. Amém! Graças a Deus!

PARTE 3
A DESTRUIÇÃO DE SATANÁS
Este texto foi escrito com o intuito do ensinamento, portanto não poderia ficar de fora um assunto bastante polêmico que já foi motivos de muitos debates entre religiosos, em alguns casos, não se chegando a uma conclusão clara a respeito do assunto.

Porque Deus não destruiu Satanás? Esta é a pergunta que muitos fazem até hoje. Antes é bom lembrar que a peleja entre o bem e o mal começou no céu, com a rebelião provocada pelo anjo Lúcifer (Satanás) após cobiçar a honra e o poder de Cristo (Isaías 14.12-14). Resumindo a resposta, Deus é amor. Por sua sabedoria infinita, justiça e misericórdia, inúmeras vezes lhe foi oferecido o perdão de Deus. Não aceitando o anjo e seus seguidores foram expulsos e banidos do céu (Apocalipse 12.7-9).

Os habitantes do céu e de outros mundos, estando despreparados para compreender as conseqüências do pecado, não perceberiam a justiça e a misericórdia de Deus, caso ele destruísse Satanás. Se este fosse destruído imediatamente, os outros teriam servido a Deus por medo em vez de amor.

A influência do enganador não teria sido completamente extinta, ele deveria desenvolver suas intenções para que o universo fosse um testemunho a respeito dos terríveis resultados do pecado. Em favor da humanidade o céu viu a justiça de Deus revelada. Coube a Jesus permitindo ao ser humano aceitar a salvação e, através do arrependimento e humildade, triunfar sobre o poder de Satanás. Não foi somente para salvar o ser humano que Cristo veio a terra e aqui morreu. Ele veio para demonstrar a todos os mundos que a Lei de Deus é imutável (Isaías 42.21).

No grito agonizante do salvador na cruz – “Está consumado!” – soou a sentença de morte de Satanás. O grande conflito foi resolvido naquele momento. A eliminação definitiva do mal se tornou certa com o advento da nova aliança na cruz do calvário. Em (romanos 6.14) cita: “Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mais debaixo da graça.” Em (Colossenses 1.13) “Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do filho do seu amor.” Em (Isaías 53.5) “mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados”.
(NOTA) – A expressão popular “anjo caído do céu”, significa anjos do mal. Tem pessoas que pronunciam frases para as outras pessoas como: “Você é um anjo caído do céu.” Nunca aceite essa expressão quando for dirigida a você, repreenda.

CONHEÇA UM POUCO MAIS DA OUSADIA DO INIMIGO
Você sabia que Satanás tentou preservar a vida de Jesus? Num primeiro momento ele quis matar Jesus quando ele ainda era bebê. Ele incorporou em Herodes que ordenou matar todas as criancinhas de dois anos, pois Jesus era uma ameaça ao seu reino do mal. Jesus teve que fugir para o Egito, juntamente com seus pais.

Após o seu batismo, o inimigo não desejava mais a morte de Jesus, e sim que ele pecasse. Após ser levado pelo Espírito ao deserto e jejuar quarenta dias e quarenta noites, teve fome e foi tentado pelo diabo. Então o enganador aproximou-se e disse: Se és filho de Deus, manda que estas pedras se transformem em pães. Jesus respondeu: Está escrito: não só de pão viverá o homem, mais de toda palavra que procede da boca de Deus.

Insistente, o diabo levou Jesus a Cidade Santa, colocou-o sobre o pináculo do templo e lhe disse: Se és filho de Deus, atira-te abaixo, porque está escrito: Aos seus anjos ordenará a teu respeito que te guardem; e te susterão nas suas mãos, para não tropeçares nalguma pedra. Respondeu-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentará o Senhor teu Deus.

Veja neste versículo (Mateus 4.6) que o diabo é enganador e usa as suas artimanhas para tentar conseguir seus intentos. Ele usou a própria Bíblia dizendo que ESTÁ ESCRITO. (Veja que ele conhece a Bíblia).

O diabo levou ainda Jesus a um monte muito alto, mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles e lhe disse: Tudo isto te darei se, prostrado me adorares. Então, Jesus lhe ordenou: Retira-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a Ele darás culto. Com isso, o deixou o diabo, e eis que vieram anjos e o serviram (Mateus 4.1-11).

E, após a sua peregrinação aqui na terra, Jesus Cristo mostrou aos discípulos que era necessário seguir para Jerusalém e sofrer as acusações dos anciãos, dos principais sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitado no terceiro dia. O diabo mais uma vez intercedeu e falando por Pedro começou a reprová-lo, dizendo: Tem compaixão de ti, Senhor; isso de modo algum te acontecerá. Jesus voltando-se, disse a Pedro: Arreda Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim dos homens (Mateus 16.21-23).

Quando o diabo viu que não conseguia nada, então resolveu massacrá-lo até a morte, judiando dele de forma muito cruel. Quando mais isso acontecia, mais perfeito ficava o Plano da Salvação. Na cruz, o diabo foi definitivamente derrotado.

Hoje a estratégia de Satanás é tentar tirar Jesus da vida das pessoas, impedindo que elas aceitem Jesus como o único mediador de Deus.

REFLEXÁO I
Veja que Satanás tentou o próprio Jesus Cristo, filho de Deus Pai Todo Poderoso, usou o apóstolo Pedro, Judas e outros. Imagina as pessoas que não tem o conhecimento da palavra.

REFLEXÁO II
O preço pago pelo homem Jesus Cristo, que não cometeu nenhum pecado foi altíssimo, foi dolorido, foi cruel. O prego que, foi cravado abaixo do tornozelo de Jesus, na parte do calcanhar, os cientistas descobriram que este era o local onde introduziram um prego cumprido que atravessasse seus dois pés. Para poder respirar, Jesus se apoiava sobre este prego, exercendo pressão sobre ele, levantava-se e inspirava, porque seu peito estava comprimido, por os braços estarem abertos com as mãos pregadas em pregos também. A dor deste movimento transpassava o tendão de sua perna, fazendo-se cada vez mais aguda e intensa. Respirar para ele era uma agonia que parecia não ter fim.

Depois que Jesus morreu, um dos soldados romanos enterrou uma lança em seu lado direito, do qual saiu sangue e água. Os peritos dizem que isto acontece quando o coração da pessoa explode. Foi essa a angústia que Cristo sofreu na cruz do calvário, que seu coração sensível explodiu.

Jesus nos amou primeiro e Nos libertou do império das trevas. E nós, o que temos feito para retribuir esse amor? Veja o dia tem 24 horas. Oito horas você dorme, oito horas você trabalha, e as outras oito horas restantes, o que você está fazendo? Destina pelo menos meia hora por dia para refletir, louvar e servir a Deus o seu Criador?

A TRINDADE
Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são uma só pessoa e funciona assim: Deus Pai o Criador do céu e da terra, nos fez a sua imagem e semelhança. Jesus Cristo é o nosso interventor, ninguém vai ao Pai senão por Ele, e está sentado a direita do Pai. Quando oramos para Deus devemos fazer nossos pedidos em nome de Jesus vosso Filho amado. Ninguém vai ao Pai senão por Ele. E Deus Espírito Santo em nós.

Jesus já não está mais aqui na terra em corpo e alma como aconteceu a mais de 2.000 anos. Quem ainda está na terra é o Espírito Santo. Ele é sobrenatural. Por isso devemos orar com os olhos fechados e sentir a sua presença. Jesus é o nosso único mediador com o Deus Criador. Porquanto há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, o homem. “Respondeu-lhe Jesus: Eu Sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim” (João 14.6).

INTERMEDIADORES HOMENS
A igreja romana coloca um santo para cada problema: O santo casamenteiro, o santo dos endividados; tem o santo das causas impossíveis... Tem um santo para cada dia do ano e o dia de todos os santos, para os que sobraram. Quando alguém coloca um santo como mediador, a verdade sobre Jesus é lançada por terra. Nenhum personagem bíblico, apóstolo, profeta ou mesmo a virgem Maria, pode ser nosso mediador, só Jesus.

Quem assim o faz está seguindo doutrinas de homens e não buscam a verdade. A Bíblia não fala isso em nenhum lugar.

A TRANSFORMAÇÃO NO BATISMO
A palavra batismo é de origem grega “baptizo”, que significa “imergir” ou “mergulhar”. Jesus foi batizado nas águas do rio Jordão por João Batista e logo o Espírito Santo desceu sobre ele (Mateus 3.13-16). Em (Mateus 28.19-20) revela a origem de Cristo aos seus seguidores, Ele ordenou: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo.

O batismo é começar uma nova vida sem pecado. Você pode começar tudo de novo. Isso é possível com o batismo, o que veio antes fica no passado. Funciona assim: O Espírito Santo toca o seu coração e leva você a Jesus que justifica, abençoa e intercede junto ao Pai. Em (João 3.3) cita: “Em verdade em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus.” E em (João 3.5) “Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no Reino de Deus.”

Quando ocorre a transformação do pecador ele passa da morte para a vida. Da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade. Eles manifestarão humildade. Terminou a velha vida; começou uma vida nova de reconciliação, fé e, amor. As leis serão cumpridas em nós, e não viveremos pela carne, mas pelo espírito (Romanos 8.4). As coisas do mundo (mundanas) não prevalecerá mais.

As coisas que antes odiavam, agora amam; e as que antes amavam passaram a odiar. Os orgulhosos se tornaram humildes, os vaidosos e arrogantes passaram a ser recatados e acessíveis. Os ébrios se tornaram sóbrios; os devassos, puros. A beleza da aparência não deve estar nos enfeites exteriores, como jóias ou roupas caras. Ao contrário, deve estar no ser interior que não perece.

O novo nascimento é o único meio pelo qual Deus transmite a Sua vida ao nosso espírito. Precisamos do novo nascimento porque todos nós nascemos separados de Deus por causa da desobediência de Adão. “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5.12).


PARTE 4
MORTE E ALMA
Tudo se resume no jardim do Éden quando o Senhor Deus proibiu Adão e Eva de comerem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comessem, certamente morrerás (Gênesis 2.17). Mas Satanás disse: “É certo que não morrereis” (Gênesis 3.4). As perguntas que ficam são: O que acontece quando a pessoa morre! Para onde ela vai? Reencarna! Satanás plantou a ideia de que o homem não morreria. Por isso através de várias religiões e de pessoas sem religião ficou algumas idéias mentirosas como: Depois da morte o bom vai para o céu, o mal para o inferno, o que é mais ou menos vai para o purgatório.

A reencarnação onde a alma assume outro corpo, que pode ser pessoa, animal ou vegetal. A pessoa fica flutuando em outra dimensão. Nada disso é verdade. Na Bíblia não cita nada disso. Em (Eclesiastes 9.5-6) “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento”. Deus disse: “A alma que pecar morrerá”. A alma morre, ela é alma vivente. A pessoa é uma alma, ela não tem alma (entendeu!). Quando a pessoa morre, sai o fôlego da vida, o corpo cai e volta a ser pó e o fôlego da vida volta para Deus.

Deus fez o homem do pó da terra e soprou no seu nariz o fôlego da vida. Em (Gênesis 3.19) cita: “No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que tornes a terra, pois dela foste formado; porque tu és pó e, ao pó tornarás”. A pessoa quando morre (o corpo) vai para a sepultura, ali ela fica aguardando o dia da ressureição, seja ela o cristão salvo ou que morreu perdido. A pessoa que morreu salva, ela ressuscitará no dia da volta de Jesus. Já a pessoa que morreu perdida, ressuscitará para o julgamento somente no período dos mil anos (João 5.28-29 e Apocalipse 20.5).

O enganador, aquele que disse que “certamente não morrerás”, aparece por aí em forma de quem já morreu (Coríntios 11.14). Diz que ele é capaz de se transformar em “anjo de luz”. É por isso que muitas pessoas vêem alguém que já morreu.


OS MANDAMENTOS DA LEI DE DEUS
Ao contrário da Bíblia Sagrada que foi escrita por homens inspirados pelo Espírito Santo, os mandamentos foram escritos pelas próprias mãos de Deus em duas tábuas de pedra (Êxodo 31.18). O criador teve de fazer duas vezes, pois Moisés quebrou a primeira quando desceu do monte Sinai e ficou indignado quando viu o bezerro de ouro que as pessoas fizeram para adorar.

Como sabemos os 10 mandamentos da Lei de Deus se resumem no amor. O amor a Deus e o amor ao próximo. Observe que na primeira tábua de pedra, Deus escreveu os 4 primeiros mandamentos separados que falam do amor de Deus e os outros 6 mandamentos falam do amor ao próximo.

O (Salmo 19.7-9) apresenta algumas características da Lei de Deus: É perfeita, restaura a alma, é um testemunho fiel, da sabedoria, é reta, alegra o coração, é pura, ilumina os olhos, permanece para sempre, é verdade e justiça.

A exemplo da Bíblia a Lei de Deus é imutável. Deus revelou antecipadamente que o enganador usaria homens para jogar a verdade por terra (Daniel 8.12) e mudaria os tempos e a Lei (Daniel 7.25). Isto ocorreu exatamente como foi profetizado por Daniel e os mandamentos foram adulterados e pregado de outra forma. Uns dizem que os tempos são outros, que os mandamentos foram escrito no Velho Testamento, e com o sacrifício de Jesus tudo mudou. É bom lembrar que o dízimo é citado no Velho Testamento e nem por isso foi abolido com o Novo Testamento pelas igrejas atuais. Olha o que Jesus disse a respeito da Lei (Mateus 5.17): “Não penseis que vim revogar a Lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”.

As leis de Deus não são revogáveis como as dos homens na terra, elas são eternas e imutáveis e todos os humanos estão sujeitos a ele. Pela Lei de Deus, o homem viverá por ela e será salvo.

(EXTRA): Quem Satanás levaria primeiro, o cristão ou o ímpio? Muitos responderiam o cristão, porque o ímpio já é dele. Errado! Ele levaria o ímpio, pois o cristão já está salvo, ele não ganharia nada com isso.

Os Mandamentos da Lei de Deus você encontra em (Êxodo 20.3.17) são:

1º- Não terás outros deuses diante de mim
2º- Não farás para ti imagens de escultura
3º- Não tomarás o nome de Deus em vão
4º- Lembra-te do dia de sábado para santificá-lo
5º- Honra teu pai e tua mãe
6º- Não matarás
7º- Não adulterarás
8º- Não furtarás
9º- Não dirás falso testemunho contra teu próximo
10º- Não cobiçarás a mulher, a casa, nem coisa alguma do teu próximo.

Os mandamentos adulterados pela Bíblia romana são:

1º- Amar a Deus sobre todas as coisas
2º- Não tomar seu santo nome em vão
3º- Guardar domingos e festas
4º- Honrar pai e mãe
5º- Não matar
6º- Não pecar contra a castidade
7º- Não furtar
8º- Não levantar falso testemunho
9º- Não desejar a mulher do próximo
10º- Não cobiçar as coisas alheias

Pergunta: A fé pode substituir a Lei? Em (Romanos 3.31) revela: “Anulamos, pois, a lei pela fé? Não, de maneira nenhuma! Antes, confirmamos a lei”.


PARTE 5 FINAL
SINAIS E PROFECIAS CUMPRIDAS
A volta de Jesus está próxima! O dia e a hora ninguém sabe. Os sinais são evidentes: Violência, guerras (hoje se assiste guerras ao vivo pela rede mundial de televisão), doenças, multiplicação da tecnologia (Daniel 12.4), fome, miséria, injustiças, terrorismo, retaliações, terremotos e catástrofes naturais, drogas, prostituição, mornidão (algumas igrejas estão frias), falsos profetas. Estes são os sinais dos tempos.

Em cumprimento dessas profecias, em 1755, ocorreu o maior terremoto da história mundial que já foi registrado. Aconteceu em Lisboa se estendeu para vários lugares da Europa, África e América. Atingiu uma extensão de mais de dez milhões de quilômetros quadrados, deixando um rastro de destruição e mortes. Em (Mateus 24.29) cita o que aconteceu em 1780, o sol escureceu e pleno dia e a lua apareceu em forma vermelha como sangue. O dia 19 de maio de 1780 é lembrado pela história como o “dia escuro” nos Estados Unidos.

A queda das estrelas (Mateus 24.29) aconteceu em 13 de novembro de 1833 nos Estados Unidos e na Europa. A primeira e segunda guerra mundial juntas ceifaram vidas de mais de setenta milhões de pessoas. O século 20 foi o mais sangrento de todos, e o começo do século 21 não está sendo diferente. Vemos as profecias sendo cumpridas. Não é o fim do mundo?

COMO JESUS VOLTARÁ
E O QUE ACONTECERÁ
Jesus virá em corpo visível nas nuvens do céu e todo olho verá. Ele não pisará na terra (Apocalipse 1.7). Motivos: Dar fim ao sofrimento, prender Satanás e estabelecer o seu Reino Eterno. E o que acontecerá? Haverá o arrebatamento dos justos, a ressureição dos que morreram em Cristo, haverá a morte de todos os ímpios e a destruição de tudo o que há na terra.

A terra ficará vazia e escura por 1.000 anos. No final do milênio vai descer do céu a Cidade Santa, a Nova Jerusalém. Os ímpios que ficaram mortos ressuscitarão para receber a condenação do justo juízo. Estes surgem como um grande exército, incontável como areia da praia.

Cada ímpio irá assistir cada momento da sua vida e verá as chances que tiveram inclusive Satanás. Todos irão reconhecer que Deus é justo e perfeito em amor. Nesse instante todo joelho se dobrará diante de Jesus, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. E vai se cumprir (Filipenses 2.10,11).

Após isso todos os ímpios e Satanás serão destruídos para sempre. “Quanto porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idólatras e a todos os mentirosos, a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber, a segunda morte” (Apocalipse 21.8).

(NOTA) – Observe que o ímpio morre duas vezes.


A ÚLTIMA GRANDE GUERRA
O diabo tenta mais uma vez outra rebelião para tentar tomar a Cidade Santa e ser por sua pretensão o dono do mundo. Reunidos sob sua bandeira a vasta multidão de ímpios composta de forças combinadas de todas as épocas antes do dilúvio, reis e generais que jamais perderam uma batalha. Todas essas pessoas na morte não apresentaram nenhuma mudança; ao saírem da sepultura voltaram com os mesmos desejos de antes em vida. Satanás no comando desses homens poderosos e com um exército de incontáveis milhões que seduziu à rebelião, avançam em direção a Cidade de Deus, a Nova Jerusalém.

Então Deus envia fogo do céu. “Ele fará chover brasas ardentes e enxofre incandescentes” (Salmo 11.6). Todos serão queimados e reduzidos a pó. Pecado e pecadores não mais existem, o conflito entre o bem e o mal chegou ao fim. O universo inteiro está purificado, e Deus nós dará um novo céu e uma nova terra. “Deus enxugará dos seus olhos toda a lágrima e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram” (Apocalipse 21.4).

Pergunta: Quando os ímpios forem separados, e você dentro da Cidade Santa, vendo alguém da sua família do lado de fora, ficará feliz? Claro que não, você vai chorar! Jesus com certeza também vai chorar! Diz a Bíblia que Deus não tem prazer na morte do ímpio.

Fim

Autor do Texto: Arnaldo Ferreira Lima
Arnaldolimapvh@ig.com.br


Referências/livros: A Bíblia Sagrada, A grande Esperança, Bom dia Espírito Santo, Alimento da Fé/Devocionais, Revista Paz na Tempestade e Por que Jesus veio ao mundo?
(NOTA) – Penso que quando se junta um conteúdo bíblico com todos esses temas, fica mais fácil de evangelizar. Abrange todos os temas necessários para esclarecer e dirimir as dúvidas da espiritualidade de Deus. Escrita em linguagem simples é a minha contribuição para a evangelização na obra do Senhor. Confesso que comprei uma caixa de Bíblia para distribuir juntamente com este estudo. Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário