sábado, 23 de fevereiro de 2013

SAÚDE - Não deixe sua visão embaçar

Proteger os olhos desde cedo é a melhor maneira de prevenir a catarata, uma das principais causas da cegueira no Brasil

Quando o cristalino, lente ocular que foca as imagens, não recebe os devidos cuidados, você passa a enxergar um mundo cada vez mais opaco, até todo o seu universo escurecer de vez. Estima-se que 70% da população do planeta com mais de 75 anos padeça nesse mal. Mas o alerta é destinado principalmente a quem ainda está longe da terceira idade e tem chance de preservar os olhos antes que a catarata se instale ou atinga um estágio em que a única saída é a cirurgia.

A ala feminina deve ter atenção redobrada. Dados recentes mostram que a prevalência do problema é muito maior nelas: 60% contra 40% nos homens. Os motivos? Hábitos nada saudáveis. As mulheres estão fumando cada vez mais, recorrem a dietas malucas que levam à carência de nutrientes importantes para as estruturas oculares e, para completar, se expõem ao sol sem lentes com filtro para os raios ultravioleta, os principais algozes do cristalino. Abra os olhos enquanto é tempo! Adquira um par de óculos escuros com proteção UV e recorra a eles sempre que se expuser à claridade solar.

Para quem fuma, nem precisa dizer, não é mesmo? É imprescindível apagar o cigarro de uma vez por todas. Aquelas que já passaram dos 40 devem consultar um oftalmologista periodicamente. Outra recomendação é incluir folhas verdes-escuras, frutas cítricas e castanhas na alimentação. Esses itens são ricos em antioxidantes, que combatem compostos nocivos à visão. Com esse tipo de zelo, você garante uma saúde ocular livre de qualquer embaço.

Relaxe! Saiba que o estresse também é um poderoso inimigo da visão. Ele induz a produção de radicais livres que detonam o cristalino.
Fonte:  Revista Saúde

Nenhum comentário:

Postar um comentário