Um estudo britânico sugere que o consumo de bebidas alcoólicas antes de dormir pode prejudicar a noite de sono. Segundo a pesquisa, do Centro do Sono de Londres, o álcool prejudica os ciclos do sono e, se consumido com frequência antes de dormir, pode até causar sérios problemas como apneia e insônia crônica.
Se, por um lado, o consumo de álcool encurta o tempo necessário para o primeiro cochilo e leva a um sono profundo, por outro, pode anular a etapa do sono que gera maior descanso, o sono REM (em inglês, rapid eyes movement, ou movimento rápido dos olhos), a fase na qual os sonhos geralmente ocorrem.
"Devemos tomar muito cuidado com a bebida alcoólica (consumida) regularmente. Um ou dois copos à noite podem ser bons no curto prazo, mas se você continua usando uma dose antes de dormir, poderá causar problemas", afirmou Irshaad Ebrahim, diretor-médico do Centro do Sono de Londres e um dos autores da última pesquisa.
"Se você beber é melhor esperar uma hora e meia a duas horas antes de ir dormir, para passar o efeito do álcool", recomenda. A pesquisa foi publicada na revista especializada "Alcoholism: Clinical & Experimental Research".
MENOS REPOUSO MAIS RONCO
A equipe de Ebrahim analisou cerca de cem estudos relativos ao consumo de álcool antes de dormir e então partiu para um exame mais detalhado de 20 pesquisas. A partir destas análises, eles descobriram que a bebida alcoólica altera o sono de três formas. Primeiro, acelera o início do sono. Em seguida, faz com que a pessoa caia em um sono profundo.
Mas, a terceira e última mudança, a fragmentação dos padrões de sono na segunda metade da noite, é a prejudicial. Como consequência, as pessoas tem um sono menos repousante. Além disso, também pode causar o ronco, segundo Ebrahim.
Fonte: Revista Médica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário