quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

152 ANOS ATRÁS - Nascimento do brasileiro que inventou o rádio

No próximo dia 21, acontece o 152º aniversário de nascimento de Roberto Landell de Moura, padre-cientista brasileiro inventor do rádio. Ele foi um dos precursores da televisão e, em 2012, após decreto sancionado pela presidente Dilma Rousseff, transformou-se no mais novo Herói da Pátria, com o nome incluído no Livro de Aço depositado no Panteão Tancredo Neves, em Brasília.

Landell de Moura fez as primeiras transmissões públicas da voz pelo ar, sem fio, no final do século XIX, entre a Avenida Paulista e o alto do bairro de Santana, na capital de São Paulo, em evento documentado pela imprensa e presenciado por autoridades brasileiras e estrangeiras.

Nascido em Porto Alegre em 21 de janeiro de 1861, Landell ordenou-se padre, completando completando seus estudos de teologia, física e química na Itália. Seus experimentos no campo das transmissões de voz, começaram nos tempos de adolescência e evoluíram com os estudos, as pesquisas e as diversas experiências que fez ao longo da vida. Contava com pouco mais de 30 anos de idade quando realizou as experiências na Avenida Paulista. As proezas que conquistou na área da ciência, Landell não alcançou nos campos comercial e empresarial, embora tivesse se esforçado muito para viabilizar seus inventos, patenteados no Brasil e nos Estados Unidos. Enquanto por aqui colhia fracassos em todas as tentativas de viabilizar economicamente os seus inventos, Guglielmo Marconi brilhava como cientista e empresário, a ponto de, inventor do telégrafo sem fio, ser também confundido como inventor do rádio, inclusive no Brasil, onde comprovadamente a experiência de Landell de Moura foi pioneira, como aponta a documentação existente no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.
Fonte: Revista Científica

Nenhum comentário:

Postar um comentário