segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Mochila, moto e viagem: Essas coisas combinam?


O feriado de Carnaval está chegando e, com ele, os planos de fazer uma viagem de moto estão próximos de serem colocados em prática. Roteiro feito, hospedagem confirmada, moto revisada, agora só está faltando “fazer as malas”, que em uma viagem de moto, para muitos motociclistas se resume em separar algumas coisas e colocar dentro da mochila, afinal é uma viagem de poucos dias.
Mais difícil que pensar em um bom lugar para passar o feriado é pensar no que é realmente preciso levar, já que o espaço para bagagem é limitado. Finalmente tudo está pronto, tudo tá lá, escova e pasta de dente, bermuda, camisetas, roupa íntima, blusa, meia, chinelos, capa de chuva (vai que chove no meio do caminho) e até um boné você conseguiu “socar” na mochila. Agora a mochila está, de certa forma, compacta! Compacta e de tão pesada você precisou pedir ajuda para colocá-la nas costas.
Enfim, você está na estrada, agora é só curtir os aproximados 500 Km até a cidade localizada no interior,escolha perfeita para fugir do caos urbano que é seu dia-a-dia. Mal passou o primeiro pedágio e você sente que uma alça da mochila está mais solta que a outra (problema fácil de ser resolvido), você encosta em um lugar seguro, ajusta a alça e rapidamente “cai na estrada novamente”.
Passado 150 Km, você começa a sentir um leve desconforto, mas nada qe desanime, você já vai ter que parar mesmo para abastecer. Então, você aproveita e toma um café, dá uma relaxada e vai embora porque ainda faltam 350 Km pela frente. Mais 100 Km se passaram e o incômodo continua e agora está ainda maior, você “estufa o peito” na tentativa de passar o desconforto e roda mais  100 torturantes quilômetros até o próximo ponto de parada para abastecer.
Mais da metade do trajeto já ficou para trás, mas ainda faltam 150 Km e, se tudo o que você precisa não tivesse dentro da mochila, você a deixaria por lá mesmo. Finalmente, você chega ao destino que tanto esperava. Não conseguiu aproveitar as belas paisagens do caminho porque a dor nas costas incomodava muito e, como se não bastasse, essa dor chata continua. Meio desanimado, você prefere ficar no quarto do hotel descansando na expectativa do dia seguinte a dor ter passado.
Toda essa história foi só para alertar o que alguns motociclistas, por experiência própria, já sabem: motociclista de mochila em uma viagem de moto não combina. Durante o dia-a-dia, a mochila é muito bem vinda, principalmente porque o tempo que ficamos com ela em nossas costas em cima de uma moto é muito pequeno comparado ao tempo de uma viagem.
Em uma viagem de moto, o ideal é termos instalados em nossas motos baús e alforges que supram as nossas necessidades e, muitas vezes, as necessidades do garupa que também precisa levar roupas e outros itens para poderem juntos aproveitar uma viagem. Além disso, a chuva é outro problema, a maioria das mochilas não são impermeáveis e, pode deixar o motociclista em apuros a procura de roupas secas.
Então, quando for viajar, caso não tenha baús e nem alforges instalados em sua motocicleta, procure por soluções simples como a utilização de “aranhas” e sacos plásticos ou capa de mochila para assegurar o seu conforto e garantir que seus pertences cheguem secos. Mas, evite acidentes, não se esqueça de se certificar que a sua mochila tenha ficado bem presa à motocicleta e boa viagem!
Fonte: Texto de Leandro Lodo - Moto.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário