quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


SALVE O AGRONEGÓCIO, QUE SALVA NOSSA ECONOMIA!
Temos o que comemorar! A economia brasileira, mesmo com todas as dificuldades e com a grande crise em vários países para onde exportamos, pode se manter num nível de crescimento muito positivo, graças ao agronegócio. A exportação de carne só cresce, mas a ótima notícia é que, mais uma vez, nossa produção agrícola bateu todos os recordes. A produção de grãos brasileira vai colher, em 2013, uma safra de nada menos que 185 milhões de toneladas. Quase quadriplicamos o que produzíamos nos anos 80 e também quase dobramos a safra de 2002, quando pela primeira vez na história superamos as 100 milhões de toneladas. Portanto, o agronegócio é hoje o setor que continua crescendo de forma espantosa. Inclusive sem precisar ocupar novas áreas e nem fazer novas derrubadas em áreas de floresta (em Rondônia, por exemplo, os 17% da aérea ocupada não cresceram e o Estado continua tendo 83% de área verde). Más notícias para as ONGs internacionais que lutam contra nosso desenvolvimento e fazem campanha mundo afora contra nossa produção, porque ela é de qualidade, tem preço e, obviamente, é uma pedra no sapato desses países que as ONGs representam.

Agora, só falta o governo federal e os Estados fazerem seu papel. Para escoar toda essa produção, nossas estradas, quase todas de má qualidade, têm condições de transporte para apenas 100 milhões de toneladas/ano. E os outros 85 milhões de toneladas? Essa é mais uma dificuldade enorme no caminho dos nossos produtores, que fazem sua parte com competência cada vez maior, enquanto são atacados por setores do próprio governo, como se fossem devastadores  das florestas e pelos interesses internacionais. Mesmo com todos os percalços, o agronegócio brasileiro é um show. Estamos dependendo cada vez mais do sucesso dele para não entrarmos numa grande crise.

QUATRO VEZES MAIS
Ainda sobre o mesmo tema: o custo da nossa produção só aumenta e corremos sempre o risco de perder o poder de competição no mercado internacional. Um exemplo é o custo do transporte. Na Argentina, por exemplo, se descobre que o custo por tonelada transportada é na faixa de 24 dólares. Nos Estados Unidos, o custo é de 23 dólares por tonelada. E no Brasil? Aqui, com nossas péssimas rodovias, com ferrovias decadentes e as hidrovias ainda embrionárias, o custo por tonelada é absurdo: 93 dólares. Dá pra competir, com um custo desses?

“PURA VERDADE”!
Marcelo Barbosa Barreto, secretário de assuntos jurídicos do Sindicato dos Trabalhadores nos Correios, envia correspondência à coluna sobre assunto aqui tratado dias atrás. Ele comentou: “, “Li sua reportagem. Apesar de curta é densa. Tudo o que o senhor falou é mais pura verdade”. E explica que um dos motivos para as constantes graves nos Correios, “greves é justamente para fazer com que a empresa continue pública e de qualidade. É para combater a terceirização e privatização”.

FARRA DO BOI
Barreto diz que “o sindicato encaminhou denúncia contra eventuais irregularidades na contratação de empresas terceirizadas. Por conta dessa representação hoje o TCU está investigando todas as Diretoria Regionais da ECT sobre a contratação de terceirizados e o Ministério Público do Trabalho moveu uma ação contra a ECT, cuja audiência será esse mês. O objetivo era que este órgão fiscalizasse a verdadeira farra do boi com a contratação de terceirizados em detrimento dos aprovados no último concurso público”,concluiu.

DUROU POUCO
Pronto! Quebrou o pau entre taxistas, mototaxistas e a Secretaria de Trânsito, a Semtran. Durou muito pouco o namoro entre as categorias e a nova administração de Porto Velho. Esta semana, bate boca, ameaças, brigas, confusões. Os profissionais são muito amiguinhos, mas ai de quem pisar em seus calos, ou seja, nos seus interesses! Quando as duas categorias se unem, é duro agüentar o barulho. Pressionaram e o prefeito Nazif atendeu todos os pedidos deles. Resolvido!

POR DECRETO
O governo Dilma Rousseff decretou que acabamos com a miséria, depois que ela determinou que os últimos brasileiros que viviam com menos de 70 reais ao mês, sejam colocados também no Bolsa Família. Pode até parecer megalomania, claro, mas não se pode ignorar que há mesmo um esforço da Presidente e seu governo para diminuir a miséria neste país. Não vai conseguir por decreto, claro. Nem colocando, à força nas estatísticas, que é da classe média quem ganha entre 270 e 1 mil e poucos reais. Essas bobagens são destruídas, rapidamente, pela vida real...

SEM EXPOVEL
Protestos já pipocam contra o abandono da área do Parque dos Tanques, onde se realizava, até há dois anos, uma das maiores exposições agropecuárias da região norte, a Expovel. Os rodeios e grandes atrações da música sertaneja nacional levavam milhares de pessoas ao evento, todos os anos. Durante mais de uma década em que foi administrada pela Aspro, Associação dos Produtores Rurais de Porto Velho, a Expovel foi um sucesso. Desativada desde o início do atual governo, não se sabe ainda o que acontecerá no local. Só se sabe que em 2013 também não haverá exposição.

PERGUNTINHA
Um mês depois da tragédia de Santa Maria, o que mudou de verdade nas boates e casas noturnas do país, para que tal tragédia não se repita?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário