quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


CONFÚCIO TEM RAZÃO: CUIDADO AO FALAR NO CELULAR!
Muitas lideranças políticas, empresários de setores diversas atividades econômicas, magistrados e até mesmo jornalistas da área política estão com celulares e telefones fixos grampeados, de modo ilegal, em vários pontos do país. Claro que não há provas, mas todas as autoridades sabem disso. Inclusive o governador Confúcio Moura, que avisou que, no poder, “todos estão grampeados”. Dias atrás, em Porto Velho, um conhecido publicitário destruiu seu aparelho celular, porque tinha certeza de que todas as suas conversas estavam sendo monitoradas. Claro que há escutas legais, determinadas pela Justiça, mas as clandestinas são maioria. Para atender interesses de grupos, entidades, partidos e até para servir como base para pressionar ou chantagear adversários e inimigos. Desde que foi criado o sistema “Guardião”, hoje ocupando lugar de honra em qualquer delegacia da Polícia Federal no país (em Rondônia obviamente ocorre o mesmo), há as escutas legalmente feitas, dentro da instituição PF, com aval da Justiça e respeitados todos os aspectos legais. E há, fora da PF, uma imensidade delas produzidas totalmente fora da lei. Como é muito difícil se descobrir uma escuta ilegal sem que haja alguma denúncia, cada vez menos gente do mundo da política e dos negócios fala ao celular, a não ser usando códigos.

A verdade é que não há perspectiva de solução do problema. Aqui e ali usa-se equipamentos que embaralham as conversas, quando grampeadas, mas estão ao alcance de poucos. Por enquanto, o que se sugere é que se siga o conselho do governador rondoniense. Ele fala raramente ao celular. E quando fala é para dizer sim ou não. O desrespeito ao princípio constitucional da privacidade é evidente e está piorando todos os dias. Normal, é claro, no país da mais absurda impunidade geral.
 
SUICIDAS
Não é possível entender o que está acontecendo com um imenso número de motoqueiros, que, parece, vão às ruas para tentar o suicídio. Ou matar alguém. Ignorantes no trânsito pesado, sem orientação, sem freqüentar auto escola, qualquer um pega uma moto e sai por aí, lépido e faceiro. Além de todas as barbeiragens que cometem, há ainda um problema gravíssimo: a maioria anda em alta velocidade, mesmo em ruas secundárias. Querem morrer? Querem matar? Por isso motoqueiros lotam os hospitais e morrem todos os dias, nas ruas...

MAIS CARGOS
O senador Valdir Raupp, de Rondônia, continuará sendo o presidente nacional, de fato, do PMDB. O vice-presidente da República, Michel Temer, será reconduzido ao cargo, mas a tendência é que o passe novamente para Raupp, que tem o respeito da maioria dentro da sigla. Há os que acham que com Raupp no comando, o partido tem menos força para exigir mais, mais e mais cargos no governo, mas Temer não concorda. O PMDB, rei do fisiologismo, sobrevive a qualquer governo. E só apóia se tiver cargos. Vai continuar assim, vida afora...

ACLAMAÇÃO
Não deu outra! O senador Ivo Cassol foi aclamado pelo PP estadual como pré-candidato ao Governo. Nos discursos do deputado federal Carlos Magno; do deputado estadual Maurão de Carvalho; do prefeito César Cassol e todos os demais, a tônica foi de que Cassol será absolvido nos processos a que responde na Justiça Eleitoral. E que voltará ao comando do Estado, porque assim, segundo eles, o povo rondoniense está exigindo. Consolida-se, então, mais uma pré-candidatura. Virão outras quatro ou cinco, contra Confúcio Moura, em 2014.

TÊM QUE INVESTIGAR
Pode ser uma história inventada e mal contada. Mas a denúncia de um porto velhense que diz ter sido torturado e ameaçado dentro da Superintendência da Polícia Federal, tem que ser investigado a fundo. O caso foi denunciado pelo site rondoniaovivo, no final de semana e exige um posicionamento claro do comando da instituição. Ainda mais, segundo registrou o homem que se diz vítima da violência, porque o assunto em pauta era pessoal entre ele e um agente. Não dá para deixar o caso sem uma explicação muito clara à comunidade.

FOI ELE MESMO?
Aproveitando a doentia impunidade que campeia no Brasil, principalmente para criminosos “di menor”, os corintianos envolvidos na morte de uma criança, num estádio da Bolívia, apresentaram um jovem de 17 anos como sendo o autor do disparo do foguete mortal. Obviamente que é uma versão muito suspeita, que, é claro, todas as autoridades brasileiras abraçarão. Os bolivianos que chorem seu morto e que nossos culpados escapem ilesos! O assassinato do menino jamais terá a verdadeira Justiça aplicada.

PREFERIRAM A MORTE
Os fanáticos que tentaram infernizar da ativista cubana Yoani Sánchez, desrespeitam o mais básico direito que tanto defendem na teoria: o de liberdade de opinião. Desrespeitam também o bom senso, ao defender que a ilha, propriedade dos irmãos Castro, é uma democracia. Poderiam responder uma perguntinha simples, que está nas redes sociais: “se Cuba é tão maravilhosa assim, porque mais de 27 mil pessoas preferiram perder a vida, fugindo pelo mar nos tipos mais simplórios de barcos improvisados?” 

PERGUNTINHA
Porque a construção do estádio do Maracanã, em 1950, custou apenas 250 milhões de reais, aos valores corrigidos para hoje e a reforma que iniciou no ano passado vai superar 1 bilhão de reais?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário