sábado, 9 de fevereiro de 2013

BELEZA - Peles negras merecem atenção extra

Os especialistas em dermatologia afirmam que as pessoas de pele negra têm algumas vantagens em relação às pessoas de pele mais clara quando se expõem ao sol. É porque a sua pele é mais firme e tem mais atividade dos melacinótipos, que funciona como um protetor solar natural. Isso aumenta a resistência contra o câncer de pele.

No entanto, os mesmos especialistas são unânimes ao afirmarem que os cuidados devem ser os mesmos adotados por uma pessoa de pele clara, ou seja, ficar atento ao horário de pico, usar bonés, óculos protetor solar com fator 20, no mínimo.

E mais, durante o verão tomar cuidado com os procedimentos de estética, tais como peelings e uso de produtos à base de ácidos.

Durante o verão é comum também o aparecimento de espinhas e cravos e o importante, neste caso, é não espremer, pois poderá ocasionar manchas á pele.O ideal é limpar a pele de modo adequado e com profissionais competentes no assunto, mantendo a cútis hidratada com produtos específicos e sempre usar o protetor solar.

É preciso estar atento ao aparecimento de manchas, além de seus aspectos, como a coloração, caso ela seja branca é sinal de desidratação, sendo importante reforçar a hidratação, com aplicação de cremes após o banho, evitar água quente, banhos demorados com sabonetes esfoliantes e sol em excesso sem proteção.

Caso a mancha seja escura, vale usar filtro solar com um fator de proteção maior que 30, diretamente nas manchas, além de cremes clareadores  à noite.

Sem proteção a pele negra mancha facilmente, perde o brilho e torna-se opaca. Os cuidados precisam ser redobrados por conta da exposição ao sol, prevenindo-se também o aumento de cravos e espinhas. A limpeza da pele deve ser feita corretamente pela manhã e à noite, o que evitará a dilatação dos poros. Lavar o rosto com um sabonete de acordo com o tipo de pele, usar uma loção astringente e passar filtro solar próprio antes de sair de casa, ajudam a diminuir a oleosidade do rosto. À noite após a limpeza à recomendado utilizar um creme com vitamina C ou hidroxiácidos. No corpo um hidratante lubrificante, com óleo de avelã, uva ou macadâmia é o suficiente. Antes de optar por este, ou aquele produto, o ideal é que um especialista seja consultado para melhor avaliar o tipo de pele.

A pele negra possui algumas substâncias mais abundantes como é o caso da melanina e do colágeno, o que facilita a hiperpigmentação e a formação de queloides, portanto é preciso cuidado redobrado na hora de fazer tratamentos estéticos. Os peelings e lasers se não forem bem aplicados, podem prejudicar a pele, que passará por um processo inflamatório intenso e perderá água rapidamente. Para esse tipo de pele existem tratamentos mais  suaves e superficiais que agridem menos a pele.

Para exibir uma pele saudável e bem tratada, vale abusar da água, beber pelo menso 2 litros por dia, tomar banhos rápidos e de preferência não muito quentes, optar pelo uso de sabonetes hidratantes e evitar o uso de esponja. Aplicar um creme ou loção indicada para peles negras, também é uma boa pedida. A hidratação desses produtos é mais intensa do que os óleos após o banho, já que a pele úmida os absorve também é recomendável, pois favorece a penetração do creme.
Fonte: GB Edições


Nenhum comentário:

Postar um comentário