sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


SÓ ALGUNS POUCOS CHORAM PELA JOVEM TRUCIDADA
O pai se controla para não chorar. Já são mais de 20 dias que sua filha, sua pequena garota, 18 anos feitos, mas, no coração dele, ainda bebê, foi trucidada. Por assassinos que, até agora, estão rindo das autoridades e da  família. As investigações andam, mas ninguém foi preso. Pode ser uma dupla ou até um trio. Pelas duas dezenas de facadas que a pobre menina levou, depois de ser estuprada, fica claro que pelo menos dois animais (quem fez aquilo não merece mais que a pecha de bestas humanas), são os responsáveis pelo crime. A morte da menina Naiara Carine não foi a única dos últimos dias, nem das últimas semanas. Houve a tragédia de Santa Maria; houve dezenas de crimes que tiraram a vida de gente tão jovem quanto ela. Brasil afora, por dia, sob os olhares complacentes das autoridades e de todos os Poderes, que fazem de conta que não é com eles, pelo menos 650 Naiaras e Joãos são mortos, alguns com a mesma brutalidade. Quem chora por Naiara e pelas outras vítimas, além dos seus familiares e amigos? 

No governo brasileiro, certamente ninguém chora, porque não se vê protesto ou reação à altura da brutalidade com que os criminosos dominam nosso país e matam nossos jovens. No Congresso Nacional não há lágrimas, claro. Pior: ai de quem inventar, lá, de criar projeto que puna assassinos exemplarmente, principalmente os “di menor”. No Ministério Público e no Judiciário não há lágrimas. Se não for filho de índio, homossexual ou membro de alguma minoria, não há lágrimas para as vítimas. Todos podem até chorar em defesa dos direitos humanos dos bandidos, mas não das vítimas. Portanto, as mortes cruéis da pequena Naiara e de todas as Naiaras, entrarão para a história das tragédias, na verdade, apenas para os que eram de seu sangue ou de seu círculo de amigos.

TEM MAIS
O sofrimento dos que sempre amaram e vão amar para sempre a jovem Naiara, está longe de terminar. Pode demorar até que sejam presos os responsáveis pelo crime brutal. Quando passa tanto tempo assim, sem que haja qualquer pista dos criminosos, é cada vez mais difícil esclarecer o caso. Mas a polícia rondoniense é eficiente e a tendência é que, mais dia, menos dia, os sanguinários matadores sejam identificados e presos. É questão de tempo. Mas, e daí?

SÓ 30 MINUTOS
Meia hora depois, várias vozes acorrerão em defesa dos direitos humanos dos assassinos. As mesmas vozes jamais se erguerão para exigir Justiça para Naiara. Não importa quantas crianças ou jovens os facínoras tenham matado. Porque o importante é o discurso pró-criminoso e não pelas vítimas. Na cabeça desses idiotas, a vida que se foi, se foi. Não há o que fazer, a não ser salvar quem está vivo. Os mortos estão mortos. Essa é a ideologia deles...

MENOS DE 40 MESES
Sejamos otimistas para imaginar que os matadores de Naiara serão presos. E que serão condenados. Quem sabe a 20 anos de prisão, o que seria uma pena ainda distante do que mereceriam, mas a que é possível. E daí? Daí que os assassinos cumpririam apenas um sexto. Ou seja, 20 dividido por seis, igual a três anos e alguns meses. Nossas leis que são feitas para ajudar, facilitar, incentivar o crime, tal sua ineficácia, poderiam colocar nas ruas, de novo, em menos de 40 meses, gente/bicho que trucidou um ser humano indefeso.

EXPLICAÇÃO LÓGICA?
O que revolta mais ainda é que quem decide essas coisas sobre leis e respostas da sociedade ao crime, são pessoas eleitas para defender a população, para não permitir a violência, a bandidagem, a tragédia. Desde a posse, muitos deles tratam de si, de seus bolsos e dos que os financiaram e que, é claro, muitas vezes têm que ser protegidos por leis. Mesmo que essas leis que eles criam sejam trágicas para as pessoas comuns e indefesas. Há alguma outra explicação lógica para essa legislação esdrúxula e criminosa, que permite que tantas vidas sejam ceifadas, sem punição à altura?

DEBOCHE
Claro que, se os matadores de Naiara forem presos, ao menos seus familiares e amigos sentirão um pouco menos de dor. São pessoas boas, decentes, trabalhadoras.  A antítese dos facínoras que tiraram a vida de uma jovem (pouco mais que uma criança), com tal brutalidade, que feriram também, pela eternidade, a alma daqueles que a conheceram. Nem pensam em pena de morte para os bandidos. Mas seria um deboche – mais um – caso esses animais sejam pegos e pouco mais de três anos depois estejam nas ruas de novo, certamente prontos para matar de novo.

APELO
Há uma família que jamais será a mesma e que nunca, enquanto viver, esquecerá Naiara. Há todos os que sempre guardarão na memória a menina, morena, bonita, sorridente, que tinha sonhos sem fim e que foi atacada por seres da noite, animais travestidos de gente.  E há os apelos da sociedade. Primeiro à policia, para que prenda logo os cruéis assassinos. Depois à Justiça, para que busque todos os meios legais para mantê-los o maior tempo possível atrás das grades. Bichos que matam assim, não têm cura. Se saírem da cela, farão tudo de novo. E não adianta os discursos dos idiotas, teorizando que esses animais têm cura. Todos sabemos qual é a verdade.  

PERGUNTINHA
Senhor Secretário de Segurança: quando os assassinos de Naiara Carine da Costa serão presos?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário