quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

OPINIÃO DE PRIMEIRA


FALTOU UMA ALMA CARIDOSA PARA FECHAR OS BURACOS
Explicações todos têm. Denit, Prefeitura, Tribunal de Contas, Ministério Público, a torcida do Flamengo, todos estão cheios de razão. Só o que não se compreende é porque uma obra recém aberta ao tráfego, embaixo de um viaduto meia boca, já está prestes a ser interditada. Porque não havia, ao menos até ontem, uma só alma caridosa que pudesse fechar os enormes buracos que ali se formaram. Durante mais de 40 dias a situação só piorou, tornando a vida dos milhares de motoristas que passam sob o viaduto da Jatuarana, na BR 364, num verdadeiro inferno. Agora, parece que o problema será corrigido, porque a Prefeitura teve, finalmente, a autorização para fazer o reparo. Mas, porque essa absurda demora? Por problemas legais de jurisdição, já que a obra é federal e o convênio com o município estaria encerrado? Ora, mas o bom senso, o óbvio, o lógico não determina que, antes de qualquer coisa, acima de tudo, está o interesse público e o bem estar da população? Então, por micuinhas legais, deixa-se uma obra, que deveria ter sido feita há semanas, chegar ao estágio a que chegou a parte sob o viaduto da Jatuarana?  

Há uma evidente e assustadora inversão de valores também nos serviços entregues ao povo, que paga os impostos mais caros do mundo e tão pouco recebe em troca. Há tanto burocracia, tantos órgãos envolvidos, em todas as esferas de governo, que, ao invés de ajudar, muitas vezes só atrapalham. Porque fiscalizam tanto, cuidam tanto mas, no final, dezenas de obras são superfaturados e interrompidas por falcatruas. Só que ninguém vai preso e tudo continua como antes. O único prejuízo é da população, que sempre fica num terceiro plano, enquanto muitos entre os poderosos priorizam a burocracia, para mostrar quem manda e quem decide. Lamentável.
 
PRESTÍGIO
O prestígio de um político pode ser medido pelo número de gente peso pesada que o procura. Há muito tempo, um dos gabinetes mais freqüentados entre todos dos secretários do primeiro escalão do Governo, sem dúvida, é o do diretor do DER/Deosp, Lúcio Mosquini. É uma romaria de prefeitos, deputados, vereadores, lideranças de todos os tamanhos e de todas as cidades. Mosquini, que além de competente no que faz, ainda tem jogo de cintura, tem se saído bem tanto no trabalho que comanda quanto nas questões políticas. Vai longe...

PASSEATA POR NAIARA
A poucos dias do fatídico primeiro mês do assassinato da jovem Naiara Carine, trucidada por mais de 20 facadas, estuprada e jogada num matagal, a polícia continua sem pistas para elucidar o caso. A família da jovem está programando uma passeata de protesto para este próximo domingo, dia 24. Enquanto isso, o que todos torcem é para que os matadores de Naiara, sejam logo presos, até para evitar que eles voltem a atacar jovens indefesas. E façam com elas, o mesmo que fizeram com a linda garota chacinada.

DUPLA HOMENAGEM
A Assembleia Legislativa presta, nesta próxima quarta dia 27, duas homenagens das mais justas. Uma delas ao padre Zenildo da Silva, proposta pelo presidente da Casa, Hermínio Coelho. A outra, para o decano do nosso jornalismo, Ciro Pinheiro, nome respeitado em todos os setores. Para ele, a homenagem foi proposta pelo deputado Saulo Gomes. Os dois – Ciro e Padre Zenildo – receberão o título de Cidadão Honorário de Rondônia. Em ambos os casos, mais que justa e merecida a comenda.

CARROS ROUBADOS
Até que enfim o governo da Bolívia decidiu que começará a devolver ao menos parte das dezenas de carros roubados em países vizinhos, inclusive no Brasil. Depois de aceitar que fossem registrados como legítimos milhares de veículos roubados, a Bolívia avisou que começa em breve a entregar aos países de origem, pelo menos 1.500 carros afanados e levados para lá, na maioria dos casos para serem trocados por cocaína. Os roubados há mais tempo estão perdidos. A Bolívia oficializou o roubo e os registrou como legítimos.

JÁ MELHOROU
Não pode ser só coincidência. O número de acidentes e mortes no trânsito durante o carnaval deste ano foi o menor da última década. Claro que é, também, resultado direto da nova Lei Seca, que começa, pelo menos começa, a se tornar um fator para salvar vidas. Antes, o bêbado ao volante se negava a fazer o teste do bafômetro e saía lépido e faceiro. Era brincadeira de criança. Agora o torniquete apertou. Ainda não é o ideal, porque o certo mesmo era o bêbado pego em flagrante ir direto para a cadeia. Mas já melhorou. E ficou claro que o endurecimento da lei dura salvou dezenas de vidas.

DOENTES
É impressionante a cara de pau dos pirados fãs da brutal ditadura dos irmãos Castro, em Cuba e que tem ainda a petulância de vir a público dizer que lá existe democracia. Alguns anormais, cegos pela ideologia que, na maior parte do Planeta está praticamente morta e sepultada, protestaram contra a vinda ao Brasil da dissidente cubana Yoani Sánchez. Dá vontade de vomitar! É essa mulher, solitária, que é tratada como inimiga de Estado, por não concordar com os ditadores de plantão, que está sendo criticada. Só pode ser doente, essa gente idiota...

PERGUNTINHA
Alguém no Congresso vai dar bola para os protestos de mais de 1 milhão e 600 mil brasileiros contra a eleição de Renan Calheiros para presidir o Senado?
Fonte: Jornalista Sérgio Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário